Roma (Itália) – Pelo terceiro ano consecutivo, Qinwen Zheng disputará as quartas de final do WTA 1000 de Roma. A chinesa se classificou depois de vencer a canadense Bianca Andreescu por 7/5 e 6/1 em 1h33 de partida nesta segunda-feira.
Número 8 do mundo e atual campeã olímpica em Paris, Zheng faz sua terceira participação em Roma aos 22 anos e agora tenta melhorar sua campanha em relação às duas últimas temporadas.
A próxima adversária de Zheng pode ser Aryna Sabalenka, número 1 do mundo, ou a ucraniana Marta Kostyuk, 27ª do ranking. A chinesa ainda não venceu a bielorrussa em seis jogos, mas lidera o histórico contra Kostyuk por 2 a 1.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Superada nas oitavas, Andreescu vinha de duas vitórias contra top 20, Donna Vekic na segunda rodada e Elena Rybakina na terceira fase. Campeã do US Open em 2019 e ex-número 4 do mundo, Andreescu ocupa atualmente o 121º lugar do ranking. A tenista de 24 anos passou por cirurgia no apêndice no começo de 2025 e só disputou seus primeiros torneios da temporada em abril.
Just Queenwen things 💪
Zheng Qinwen puts on an excellent showing to defeat Andreescu 7-5, 6-1 and reach the quarterfinals.#IBI25 pic.twitter.com/tgxLjMlsZs
— wta (@WTA) May 12, 2025
O primeiro set do confronto das oitavas teve altos e baixos. Zheng começou muito bem e saiu vencendo por 3/0. A chinesa ainda teve break-points para ampliar a vantagem, mas não os aproveitou. Na sequência, sofreu com o saque, fez seis duplas faltas no set e sofreu duas quebras seguidas. Andreescu chegou a liderar por 5/3 e teve set-point, mas não aproveitou a chance de sacar para fechar e permitiu a reação da chinesa, que venceu os quatro últimos games do set.
Já na segunda parcial, Zheng foi dominante. A chinesa conseguiu se impor, com seu estilo de jogo agressivo e de muita potência nos golpes para conseguir três quebras e fechar o jogo. Zheng liderou a estatística de winners por 29 a 12.