Roma (Itália) – No encontro entre duas jogadoras com nítido contraste de estilos, Bianca Andreescu prevaleceu diante de Elena Rybakina e garantiu vaga nas oitavas do WTA 1000 de Roma. A canadense usou de suas variações para não dar ritmo à cazaque, número 12 do mundo e campeã em 2023, e vencer por 6/2 e 6/4 em 1h27 de partida.
Esta foi a primeira vitória de Andreescu em quatro jogos contra Rybakina. Elas já haviam se enfrentado há pouco mais de duas semanas em Madri, também no saibro. A cazaque ainda havia vencido confrontos na grama de Wimbledon em 2022 e no piso duro de Dubai no ano seguinte.
Campeã do US Open em 2019 e ex-número 4 do mundo, Andreescu ocupa atualmente o 121º lugar do ranking. A tenista de 24 anos passou por cirurgia no apêndice no começo de 2025 e só disputou seus primeiros torneios da temporada em abril. Nesta semana em Roma, já havia vencido a top 20 Donna Vekic.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Andreescu faz apenas sua terceira participação na chave principal em Roma e sua melhor campanha foi em 2022, quando chegou às quartas. A próxima adversária pode ser a chinesa Qinwen Zheng ou a polonesa Magdalena Frech.
Bibi’s big win 👊@Bandreescu_ knocks out Rybakina 6-2, 6-4 with a poised performance to reach the Round of 16!#IBI25 pic.twitter.com/8OhPZW312d
— wta (@WTA) May 11, 2025
Desde o começo da partida, Andreescu tentou variar alturas e velocidade de bola diante de uma rival reconhecidamente muito agressiva. Rybakina se perdeu com a dificuldade de ditar os pontos, fez apenas seis winners no primeiro set e cometeu 15 erros não-forçados. Por sua vez, a canadense marcou nove bolas vencedoras e fez só quatro erros. Além disso, Andreescu sacou muito bem, colocou 91% de primeiros serviços em quadra e só perdeu cinco pontos no saque.
Mais equilibrado, o segundo set teve apenas uma quebra, conquistada por Andreescu logo no game de abertura. E o aproveitamento nos break-points também foi determinante. Rybakina teve quatro chances de buscar o empate e não conseguiu concretizar, terminando o jogo sem quebras e com cinco break-points perdidos. A canadense manteve a vantagem e definiu a disputa em sets diretos. Rybakina fez mais winners, 20 a 16, mas cometeu 36 erros contra 15.
Cara que vitória surpreendente. Não que a canadense não tenha jogo para vencer a Rybaquina. Mas sim pelo momento de cada tenista. A canadense “surgiu” do nada em 2019 e ganhou simplesmente o US Open em cima de Serena Williams. Daí para diante seu jogo “sumiu”. Parecido com a tcheca Vondrusouva. Mas está jogando muito novamente. Parabéns à canadense.
Sumiu pq teve uma serie de lesões!
Rybakina e Iga já podem dar as mãos. Se antes Rybakina se garantia no saque, hoje em dia quase não faz aces, que era garantia de pontos pra ela. Mental tbm parece que foi com Deus depois de toda a polêmica com o ex técnico. Uma pena…
Exatamente senhorita, agora a Ribakina daqui apouco vai esquecer que é atleta se continuar se sujeitando a seu problema
Bibi é uma das minhas preferidas do circuito, jogadora muito talentosa, inteligente e Raçuda! Tomara que se mantenha saudável!
Acho lindo a Andreeescu querendo voltar ao que foi antes..
Já nem comento mais da Rybakina, sem força de reação, vamos ver até onde essa pedra vai rolar!