* Atualizado com definição do adversário da final
Santos (SP) – O paulista Matheus Pucinelli garantiu vaga na final do challenger de Santos, disputado nas quadras de saibro do Tênis Clube, e terá uma rodada dupla neste domingo. Ele iniciou o dia vencendo por duplo 7/5 o experiente argentino Nicolas Kicker, ex-número 78 do mundo e atualmente o 454º colocado aos 32 anos. Com o resultado, o brasileiro alcança sua terceira final de challenger e busca o segundo título aos 24 anos.
Pucinelli enfrenta na final o equatoriano Alvaro Guillen Meza, principal cabeça de chave e 216º do ranking, que venceu o uruguaio Franco Roncadelli, 367º colocado, por 6/2 e 7/6 (7-4). A partida foi interrompida por chuva no último sábado e retomada neste domingo, em quadra coberta. O campeão será conhecido no fim da tarde. O brasileiro venceu os três duelos contra Guillen Meza, dois deles neste ano.
A boa campanha no litoral paulista rende 25 pontos na ATP para Pucinelli, que começou a semana como 306º do mundo e voltará ao top 300. Ele se aproxima do 270º lugar, enquanto o título vale 50 pontos e pode levá-lo ao grupo dos 250 melhores. Mas o ranking só será atualizado após o Masters 1000 de Roma e dos challengers da semana que vem. A melhor marca da carreira do paulista é o 190º lugar, alcançado em setembro de 2022.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A capacidade de se recuperar no placar foi determinante para a vitória de Pucinelli, que começou atrás no dois sets. O brasileiro sofreu duas quebras no começo do jogo, estava perdendo a primeira parcial por 4/2 e ainda salvou break-point no sétimo game, mas buscou o empate na sequência e voltou a quebrar no fim do set.
Kicker também esteve à frente no placar da segunda parcial e liderou por 5/3, mas Pucinelli salvou três set-points quando o argentino tinha 0-40 e iniciou mais uma reação na partida, vencendo os quatro últimos games para fechar o jogo em sets diretos.
Puxa, deve ter sido uma vitória sensacional – só vi metade do jogo. Bom, só falta mais um degrau. Boa sorte na final, rumo ao top 250. Parabéns pela recuperação.
Parabéns pela campanha. Que não lhe falte pernas nem cabeça fria na final. Avante, guerreiro.
Ótima campanha,valeu Pucinneli.
Boa fase do Puccinelli e vai jogar essa final com chances de título. E tem mais um detalhe: copando esse torneio vai colar no Top 250. E amanhã começa mais um Challenger 50 em Bogotá, onde ele é o cabeça 4 e parece ter uma chave bem acessível pelo menos até a semi. Caso confirme o título hoje e consiga mais uns pontos semana que vem, acredito que vai ter chances de chegar numa faixa de ranking que permita beliscar uma vaga no qualy de Wimbledon, cuja chave deve estar fechando nas próximas semanas. Se não for possível, deve estar num bom caminho pra conseguir o qualy do US Open.
Será? Tomara!
Excelente campanha do Pucinelli. Disputará sua 1º final no ano, a 3º na carreira. Está pulando para 270 do mundo e pode chegar a 250 com o título, que seria o seu 2º Challenger na carreira. E assumirá a raquete 6 do Brasil, passando o Karuê Sell. Final dura contra o equatoriano Meza, que com apenas 21 anos já vai para sua 5º final de Challenger na carreira. Mas o Matheus tem retrospecto muito positivo contra o jovem equatoriano, com 3-0 no confronto direto, duas delas esse ano. Na torcida pelo título. E jogando assim, quem sabe o Matheus consiga ranking para o qualy do US Open.