Roma (Itália) – Algoz do carioca João Fonseca na semana passada no Estoril, o holandês Jesper de Jong não foi páreo para o paranaense Thiago Wild, que nesta terça-feira vingou o compatriota e venceu o atual 93 do mundo pela última rodada do quali do Masters 1000 de Roma, triunfando em sets diretos e com o placar final de 7/6 (7-5) e 6/4.
Wild se junta assim a Fonseca na chave principal no Foro Itálico. Eram três os brasileiros inscritos na fase classificatória no saibro italiano, mas só o paranaense se deu bem. O paulista Felipe Meligeni sequer entrou em quadra, por causa de um problema nas costas, e o cearense Thiago Monteiro foi eliminado na primeira rodada em batalha de três sets.
Será a nona participação de Wild em uma chave principal de Masters 1000, somando nove vitórias e oito derrotas até então. Em Roma, ele jogou apenas uma vez, no ano passado, quando bateu Gregoire Barrere na estreia e depois perdeu para o argentino Tomas Etcheverry. Com a campanha até então, ele vai recuperando sete lugares no ranking, subindo provisoriamente para o 113º posto.
O primeiro set foi dominado pelos sacadores, com os dois vencendo mais de 70% dos pontos nos games de serviço. Apenas um break-point foi disputado em toda a parcial e o holandês se salvou no nono game. A definição não poderia terminar de outra forma que não no tiebreak, em que Wilde precisou de dois set-points para fechar e largar na frente no marcador.
De Jong tentou reagir e abriu vantagem no começo da segunda parcial, conseguindo uma quebra no terceiro game para fazer 3/1 em seguida. Só que o paranaense não demorou para devolver o break, e deixou tudo igual no sexto game. Sacando pressionado em 4/5, o holandês vacilou na hora decisiva, enfrentou dois match-points com o saque e sucumbiu no segundo.
Olha o Wild ressurgindo das cinzas,ele tem um ótimo nível de tênis, melhorando o mental da pra alçar vôos maiores.
Também concordo, Wild sempre foi muito talentoso, precisa sim, acreditar que é possível ganhar de qualquer adversário com o seu tênis de alto nível de sempre.
Bem que poderia dar umas dicas ao JF para como vencer o holandês…rsrs
Para vencer o holandês, e também o francês no Rio, ele teria, na minha modesta opinião de técnico amador, que ter jogado com os pés na linha de base e não lá atrás. Assim ele diminui o tempo dos caras. Foi isso que os dois fizeram contra ele. Passaram a jogar bolas curtas e a subir à rede porque o JF estava lá atrás.
Concordo e essa visão quem tem que ter é o tecnico do JF, que na minha opiniao é fraco. Pra nivel Challenger tudo bem , mas pra circuito ATP precisa de ter bagagem no circuito, ou como tecnico ou como ex-jogador.
Acredito que eles conversam sim, eles não tem problemas entre si, e o João vai encontrar as vitórias, não somente sobre o holandês.
Uma das belezas do tênis é a imprevisibilidade!
Histórico? Ranking? Que nada!
Cada partida é única! E só termina quando acaba! Kk…
VQV por mais Wildão!!!
Ótima vitória, quero ver os comentários dos pseudos brasileiros…kkkk
O que tem a ver torcer ou não, para um tenista profissional, com respeito ao país?
Quando não se espera mais nada do Wild, ele consegue essa façanha. Tomara que embale.
Ele tinha uma motivação a mais nessa, que era vingar o compatriota, agora vai relaxar
Com certeza. É a cara do Wild jogar pelo “compatriota”… afinal, ele é sabidamente um cara de grupo. kkkkk
Ah, claro era o que ele mais queria: vingança!
Péssimo, pegou o holandês num dia horroroso e deu sorte, mas esse não é o nível de torneio pra ele jogar. Devia estar remando no challenger de Santos. Acredito que tenha ido pra Roma mais pra sacar o cheque da R1 mesmo e ver o conclave.
Bla bla bla
Vc escreveu isso mesmo?
Eu não acho que o Wild seja um tenista fenomenal mas olha o que vc escreveu kk
pois é….e não é que ele vai pegar o cheque em Roma e vc vai pagar boleto por aqui mesmo!!
O Wild é sim um idiota, mas o talento dele é inegável. Por esse comentário, ve-se que tu não entende de tênis. Wild já provou que tem jogo para ficar no top 100. Mas, mental atrapalha.
Idiota pq? Sua opinião parece ser mais
Guarde sua opinião para você, você sabe que o mundo do tênis é cheio de altos e baixos, principalmente para brasileiros que pouco apoio tem, principalmente da Confederação Brasileira de Tênis, que dá pouco apoio ou quase nenhum aos nossos jogadores, veja o que a Argentina faz e os espanhóis também, agora os italianos, ingleses etc. Sou apenas um velhinho indo para os 77 anos, e que acompanha o tênis há mais de 60 anos.
Comentario de quem nunca pegou numa raquete.
Este ATP deve ser para o teu nivel de jogo.
Só pode ser ironia!! Ou então uma ganache de humor!! ou delírio de um espectador que acordou para o tênis só agora rsrsrs
Vc é um comédia André. comente sobre tenis, o espaço é para isso. Quando ganha o outro teve dia horrível…quando perde taca pedrada?
Queira ou não, Wild bateu no cara que deu lapada no João…fica a lição para o João.
Sorte no tenis? Fala sério.
Problema de posicionamento em quadra. O que aconteceu com o JF nas derrotas no Estoril e no Rio foi ter jogado muito no fundo, para querer ficar dando pancada de trás com spin. Eles entraram na quadra, correram o risco de errar, mas diminuíram o tempo de bola do João e levaram para casa. Me lembrou o Guga na SF e Roland Garros quando ele perdeu pro russo. Aconteceu a mesma coisa.
Boa André kkkk
Está duro viver hj em dia…
Ninguem entende mais ironias e humor…
Nem vc citando o conclave kkk
E Tá fácil conseguir engajamento. É só falar uma bobagem qualquer e aparece um monte caindo na pilha kkk
kkkkkkkk
Esse nunca jogou tênis na vida o tal André Borges kkkkk fácil criticar sentado no sofá um cara que nunca jogou nem torneio de clube da cidade dele kkkk
Puxa, será que só uma pessoa entendeu que foi ironia….kkk
Duas ou três…kkkkkkkkkkk, Os demais saíram na “defesa” ferrenha do Wild. Pelo menos isso, o cara até merece, já que sofre ataques demais por aqui.
Wild melhor que Fonseca?
Tenis é o eterno encontro entre a possibilidade e a realidade do momento. Quando se encontram, é a tal da “zona”…
Não. Tem menos recursos e a cabeça precisa ser de vencedor.
Wilde foi campeão de ATP 250 com 19 anos e virou 1a. rodada com Medvedev perdendo de 2 a 1. O jogo está lá. Como faz pra sair de dá que é a questão.
Taí um cristalino exemplo da diferença entre jogar livre, leve e solto, sem obrigação de ganhar e jogar com a responsabilidade de furar o quali de um masters 1000. O de Jong amassou o Fonseca com tiros fortíssimos sem preocupação com eventuais erros. Aí fica fácil. Hoje a barra pesou, o braço deu uma encolhida e o Wild, que não tem nada a ver com isso, não perdoou. Parabéns ao brasileiro e sorte no sorteio do lugar na chave.
Boa vitória do wild. Espero que o sorteio colabore pra continuar a ascensão! E nosso raquete 2 indiscutivelmente.
Grande partida do Wild! Soube aproveitar as oportunidades que surgiram e foi corajoso nos momentos decisivos!
Falei que ele tinha jogado bem semana passada. Me parece que voltou aquele Wild do ano passado. Vamos ver, grande vitória. Parabéns.
Obrigado Wild, por nos dar uma alegria logo no início da terça-feira. Valeu! VQV
Mais que a vitória, que foi super importante, foi a performance. Oscilou pouquissimo, teve vários momentos decisivos, não se abalou com os que perdeu, e mostrou uma firmeza de quem sabia o que tinha que fazer. O adversário também não facilitou, o que valoriza demais este passo. Pensando em evolução, a semana já pode ser considerada como satisfatória.
Confesso estar bem preocupado com o Fonseca pois até o Wild ganhou desse holandês
O JF quase ganhou do Draper em Indian Wells, do Tim Paul e do de Minaur. O que faltou? Mais tranquilidade, menos pressa para fechar os pontos decisivos, mais confiança depois de ter perdido algum ponto importante, mais físico para suportar caras mais rodados e mais tempo no circuito. Ele joga melhor do que esses caras enquanto o negocio é dar pancada. Ele precisa manter o nível sabendo dosar risco e tática.
Pela sua conclusão, então faltou bastante pro João já que são diversos fatores. Então fica bem longe de quase ter ganhado.
Quase ganhei na megasena tbem, faltou apenas acertar os 6 numeros.
Marcelo, eu admiro o João pelo talento, mas esse ritmo só de pancadaria, com pouca variação no saibro, dificulta e muito.
Os caras já pegaram rápido esse “estilo” do João e tem o antídoto, não é o que parece?
JF nao tem plano B. É so pancadaria. Tenis é mental e estrategia. Cade a mao do tecnico ?
Eu acho que ta faltando é de uma comissao tecnica mais experiente no circuito.
Po, quase ganhou do Draper é sacanagem: equilibrou o jogo no 1° set e foi sumariamente surrado no 2°, n passou nem remotamente perto de vencer aquele jogo..
Cara, é praticamente a primeira temporada do João Fonseca nos profissionais, tá se acostumando e está indo muito bem. Óbvio que não será fácil se estabelecer, mas ele já deus mostras que tem talento para ir longe. Só o tempo dirá o que vai ser, mas eu acredito muito.
Calma cara ele tem 18 anos é mais do que normal oscilar
Excelente Wild
Tem tênis para brigar até pela raquete 1 tupiniquim
Sim, o melhor cenário seria Wild e João disputando raquete1 dentro de um top 50, concorda?
Só nos seus sonhos ideológicos. Fonseca >>>>>>>>>>> Wild.
Concordo. O João cresceu bastante e alcançou um certo limite. Agora precisa aprimorar várias de suas deficiências para subir mais.
Nesse meio tempo, o Wild se estiver 100% recuperado tem condições de retomar como raquete 1.
O João tendo atingido certo limite é infinitamente superior ao prime do Wild.
Perfeito
A forçada de barra dos adoradores do Wild é tão grande que conseguem escrever que o João, com 18 anos, alcançou o seu limite. E que ele precisa trabalhar suas deficiências, mas o Wild não?? Feliz pela vitória do Wild e torcendo pra ele recuperar seus melhores momentos. E aprender com os erros, trabalhar duro e evoluir. Assim como o João. Mas não dá pra negar que o potencial do João é maior. A diferença é que há brasileiros que torcem para todo tenista brasileiro ganhar, evoluir e conquistar vitórias no tênis, enquanto outros torcem só para “alguns”, por motivos tão fúteis que me recuso a comentar.
Leia novamente. Eu disse que alcançou um certo limite. Não o seu limite total…
Precisa principalmente aprimorar o fisico, assim como a regularidade, aprimorar o backhand e saber jogar diferente em alguns momentos, pois ele nao é mais nenhuma surpresa.
Cara, não precisa tentar consertar. Você e alguns outros aqui, pra quem acompanha o site há algum tempo, sabemos bem qual a intenção. É claro e óbvio que o João tem espaço para avançar e pontos a melhorar. Todos os tenistas de ponta nos últimos 25 anos não atingiram seu auge aos 18 anos. Mas o seu comentário, de forma clara, disse que o Wild 100% recuperado pode ser o raquete 1. Poder até pode, mas é pouco provável, haja vista que o Wild, no seu melhor momento em 7 anos como profissional, atingiu o ranking máximo de 58 do mundo, tem 1 título de ATP, e foi vencer um TOP10, e única vitória, depois de 5 anos como profissional. João, com tantas deficiências como você disse, no seu 1º ano sem idade de juvenil, já foi 59 do mundo, tem 1 título de ATP, e venceu 1 TOP10 no único confronto que teve contra um. Meio improvável.
É o realista mais irreal de que já se teve notícia, veja que ficou irredutível quanto ao Wild não precisar trabalhar suas deficiências… kkkkkkkk E o mestre dele…. viajando nos seus sonhos ideológicos!! Kkkkkkk amei essa.
João com 18 anos, limitado e precisando melhorar suas deficiências já tem uma carreira mais relevante que o Wild. E nem tô falando de potencial, falo de fatos tenísticos acontecidos até hj Fonseca já é maior.
Dia triste para os fãs do Monteiro e haters do Wild haha. Dá pra ver que entendem legal de tênis. Aos poucos vão tomando choque de realidade.
Aprendeu Fonsequinha!!??
Ótimo, ótimo
O Wild e o Fonseca são as únicas esperanças no tenis nacional de simples.
Wild esperança é forçar a barra, hein,,. Há quantos anos ele é uma esperança? Tem 25 anos e ainda é uma esperança?
Vejam o Musetti que ele venceu na final juvenil do US Open de 2018: 2 anos mais novo e chegou no top 10. Wild nunca sonhou perto disso, está hoje no top 120.
Vive de lampejos, vitória sobre Medvedev etc, e depois cai para tenistas de ranking inferior, não tem regularidade. Ruim de ser esperança.
O Fonseca é uma esperanças, mas vamos torcer para a badalação excessiva sobre ele não o “queimar” e ele venha a “morrer na praia” como o Wld…
Eis a prova de que De Jong, teve um lampejo ali contra o Fonseca, que convenhamos, entrou em quadra sem ânimo e sem gana pra vencer aquela partida…
Tanto é verdade que na sequência o De Jong, caiu fácil para o Zapata Mirales, que também caiu logo depois…
Wild voltou!! Subiu o nível e demonstrou estar confiante e com fome de vitória…
De Jong…deu trabalho, mas Wild foi mais sólido…Bela Vitória do Wild.
O De Jong gastou o tênis do ano inteiro naquele jogo. Mas ensinou uma lição para o João = não jogue atrás demais nem entre em quadra despreparado. O cara estudou o jogo do João e sabia como vencer taticamente e mentalmente. Deu no que deu.
Hj sim! Vitória contra um adversário em bom momento, atualmente no top 100 e q, a despeito de n ter sacado bem hj, fez uma partida com sua consistência habitual nas trocas de bola.
Wild jogou de forma bem consistente, o saque funcionando como há muiiiito tempo não funcionava(mais de 2/3 dos 1°s saques em quadra e mais de 3/4 dos pontos ganhos com esse 1° serviço), mantendo uma boa relação winners/ENF, animador realmente..
Torcer por um bom sorteio, tem várias posições pros Qualys na chave com adversários acessíveis pra ele(seja pelo momento dos jogadores ou pela pouca afinidade desses com o saibro), seria importante voltar a vencer numa chave principal de M1000 as portas do Qualy de RG, na torcida!
E devolveu magnificamente tbm…percentual bem alto no serviço do adversário.
Ele mudou radicalmente a posição de devolução. Está indo para trás na devolução, ao invés de atacar – que realmente não estava dando certo.
Até o Monteiro tem batido Paul e Jong. A verdade é que o jogo do João já foi sacado. Mta forca física e baixa intensidade com o tempo. Logo resistir e manter a trocacao de fundo com Top Spin ou atacando primeiro. Em 2h esse já tá morto. Ou melhora o condicionamento ou terá dificuldade com Top100
Resultado dentro do esperado
Não… está errado! Parem com isso! Ele apenas ganhou o jogo dele. Não vingou ninguém!
De Jong vence Fonseca, e perde pro Wild, jogando com a mesma consistência. Dalcim, será que isso significa que o “alemão” tem jogo pra disputar “raquete a raquete” com o João, pelo top1 no Brasil? Creio que esse Master 1000 de Roma poderá ser um bom “divisor de águas”, pra dirimirmos essa dúvida. Mais um fracasso de Fonseca, poderá abalar ele psicologicamente, pois seria o 3º seguido, na hora que mais se espera a sua afirmação, perante a repercussão mundial do “fonsequismo”!
Recuperando o ritmo, o que só é possível jogando. As paradas, dele e do Fonseca, atrapalharam seus desempenhos. No caso do Wild o intervalo foi por contusão…
Nada como um dia após o outro. Muita gente já estava decretando o fim da carreira do Wild. Fases ruins também passam. Que consiga ir mais longe pois qualidade de jogo ele tem.
Isso aí Renato…se for João, Wild, Monteiro, ou outro brazuca (difícil outro nesse momento)…entendo que devemos torcer para que tenham ótimos resultados.
Essa ideia de que “cicrano vingou fulano” simplesmente não se aplica ao tênis. Esse tipo de narrativa agrada mais a galera da polêmica (boa parte do público brasileiro). A derrota do João é algo natural: estado emocional, ritmo de jogo, pressão por te-lo tornado prematuramente um gênio do esporte, dentre outros. Quem mais atrapalha o próprio Wild é ele mesmo, com postura conflituosa em quadra, como vimos no último Rio Open, busca constante por confusão…qualquer jogador profissional tem jogo para furar qualis, mas tem uns que assistir é um porre…Wild é um desses.
Excelente vitória. Mais um Master 1000 na carreira. Que seja o início da sua recuperação.
O Wild pega o Nuno Borges e, se vencer, o Auger Alliassime
Que sorte deu o português