Saint-Malo (França) – Depois de conseguir três vitórias seguidas contra tenistas que já lideraram o ranking mundial juvenil, a japonesa Naomi Osaka deixou mais uma pelo caminho no WTA 125 de Saint-Malo e vai disputar sua primeira final no saibro. Neste sábado, a ex-número 1 do mundo bateu a francesa Leolia Jeanjean, 107ª do mundo, em três sets, com o placar final de 6/2, 4/6 e 6/0.
Fazendo apenas sua terceira semifinal na terra batida da carreira, contando todos os níveis, Osaka não possui um grande retrospecto no piso, somando agora 42 vitórias e 34 derrotas, um aproveitamento de 55%, bem mais baixo do que os 66% que tem na quadra dura.
Cabeça 2 do torneio, a japonesa recebeu convite para o torneio em busca de maior ritmo no saibro depois de perder na estreia no WTA 1000 de Madri, seu primeiro evento neste piso desde os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Ela vem aproveitando muito bem a oportunidade para acumular vitórias e pontos no ranking, voltando provisoriamente ao top 50.
A campanha em Saint-Malo está rendendo a Osaka uma subida de cinco lugares na lista da WTA, saindo da 55ª colocação para a 50ª. Ela pode ganhar mais duas se vencer a final e for campeã. Sua adversária na final será a eslovena Kaja Juvan, de 24 anos, que atualmente é apenas a 515ª do mundo, mas que já foi a 58ª do mundo e vem se recuperando após perder quase toda a temporada de 2024.
Na segunda semifinal deste sábado, Juvan levou a melhor sobre a suíça Viktorija Golubic, sétima mais bem cotada ao título, em sets diretos, com duplo 6/4. A eslovena, que no ano passado disputou apenas dois jogos e não competiu mais após o Australian Open, já venceu 12 partidas nesta temporada e com o desempenho desta semana está recuperando 159 lugares no ranking, saltando para a 356ª posição.