Madri (Espanha) – Nas quartas de final de WTA 1000 mais jovens desde 2009, a norte-americana Coco Gauff prevaleceu sobre a russa Mirra Andreeva e avançou na disputa no saibro madrilenho. A cabeça de chave número 4 precisou se recuperar no primeiro set para garantir a vitória por 2 a 0, marcando placar final de 7/5 e 6/1 depois de 1h32 de confronto.
Campeã do US Open de 2023, a norte-americana terá pela frente a polonesa Iga Swiatek, atual campeã de Madri. Esta será a sexta semi de WTA 1000 entre as duas, se tornando assim a semifinal mais disputada em torneios deste nível desde a introdução do formato. Gauff leva a pior no retrospecto, com 11 derrotas e apenas 3 vitórias.
Gauff começou a rivalidade perdendo os sete primeiros encontros (0-14 em sets) antes de conquistar sua primeira vitória sobre Swiatek em Cincinnati, em 2023. Aliás, a americana venceu os dois últimos encontros, incluindo este ano na United Cup. No entanto, ela ainda não venceu Swiatek no saibro.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A norte-americana agora está em sua nona semifinal de WTA 1000 e em a terceira no saibro. Suas outras semifinais neste nível de torneio na terra batida foram em Roma, em 2021 e 2024, e ela perdeu para Iga Swiatek em ambas as ocasiões.
FIVE ⭐️ PERFORMANCE@CocoGauff navigates an in-form Mirra Andreeva 7-5, 6-1 for a spot in the semifinals where she will face Swiatek!#MMOPEN pic.twitter.com/fGo7Go0ErL
— wta (@WTA) April 30, 2025
No duelo entre a norte-americana de 21 anos e a russa de recém-completados 18 anos, Gauff conseguiu uma reviravolta no primeiro set rumo a uma vitória nesta quarta-feira. Ela estava perdendo com uma quebra de desvantagem e salvou dois set-points no 5/4 antes de iniciar sua reação, dominando as ações em quadra depois disso.
Os dois set-points que salvou no décimo game, devolvendo a quebra para empatar por 5/5 a parcial foram o ponto de virada do duelo. A partir de então, Gauff venceu oito games seguidos com quatro quebras em sequência para cima de Andreeva. A série foi interrompida apenas no sexto e penúltimo game do jogo, quando a russa voltou a confirmar o saque. Gauff fez 18 winners contra 15 e cometeu 22 erros contra 28 da russa.
Excelente para Gauff que não vem fazendo um grande 2025, não passou de quartas em nenhum torneio, se não estou enganado. Ao contrario de Andreeva que ganhou 2 Masters 1000. Só que ambas são jogadoras tipicamente de quadras rapidas. Madrid apesar de ser mais rapido pela altura, ainda é saibro, dominio da Swiatek. Vamos ver o proximo jogo da Gauff. Acho que Iga ganha, mas Gauff que era freguesa ganhou as ultimas 2, em quadra rápida, ok, mas vem de 2 vitorias contra Iga, então vai ser interessante esse jogo.
Andreeva teve a chance de ganhar o 1 set, mas sentiu o golpe e assim foi arrasada no segundo set agora é uma menina e tem tudo para aprender com o tempo.