Roma (Itália) – Torneio que marcará a volta do italiano Jannik Sinner ao circuito, o Masters 1000 de Roma acaba de contar com uma baixa de peso. Seis vezes campeão do torneio, o sérvio Novak Djokovic desistiu de sua participação no Foro Itálico, nesta terça-feira, e não competirá por lá na atual temporada.
Após a derrota na estreia do Masters 1000 de Madri, ele admitiu que ainda enfrenta dificuldades para reencontrar seu melhor nível no circuito e reconheceu que vive uma nova fase na carreira e que agora encara os torneios de maneira diferente.
Djokovic também não escondeu que sua prioridade são os Grand Slam, embora tenha admitido incertezas para Roland Garros. “Não sei se serei capaz de jogar meu melhor em Paris, mas farei tudo o que puder”, garantiu o ex-número 1 do mundo.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Finalista no Masters 1000 de Miami, o sérvio não manteve o embalo no começo da temporada de saibro e perdeu duas partidas seguidas, caindo na estreia tanto em Monte Carlo como em Madri.
Junto com a desistência de Djokovic veio também a do chileno Alejandro Tabilo, algoz do sérvio na estreia no Masters 1000 de Monte Carlo. Suas vagas serão ocupadas pelo húngaro Fabian Marozsan e pelo australiano Christopher O’Connell.
Rome update:
OUT: Djokovic, Tabilo
IN: Marozsan, O’Connell
Next: Vukic— Entry List Updates (@EntryLists) April 29, 2025
Desde aquele evento na Davis de 2023, ele nunca mais foi o mesmo. Cada dia mais esquálido, sem fôlego, sem força física, que era a base do jogo do Djokovic. Virou um espectro de si mesmo.
Corrigindo: desde que varreu Alcaraz nas Olimpíadas e no Australian Open, não venceu mais nenhum jogador excepcional no circuito (talvez Mensik e Fritz em Xangai), mas fez uma final de 1000 há um mês. Ali foi prejudicado pelo terçol e pela chuva, decisivos para a perda do título.
Faltou ele botar os pneus de pista molhada. Um eterno coitado.
Ele botou, mas escorregou umas 3 ou 4 vezes e perdeu todos esses pontos. A pista continuou imprópria pra uso. Além disso, a espera de 6 horas irritou bastante Goldenvic.
Os chacras do Djokovic são muito sensíveis.
Paulo, não me faça rir que me dói o dente…
Agora não é hora de piadas!
Kkkkk
Mas não é piada, é papo sério. O Sr. é quem faz piada quase sempre, sendo a GOAT delas a compra da medalha de ouro!
Não pode alegar problemas por ter sol ou ter chuva. Isso é contradição. Tem que decidir o que de fato atrapalhou mais.
Kkkkkk…é terço, mas tudo bem
Terçol
Falei do terçol no olho, que obviamente prejudicou sua visão.
Havia humor de ordem fonética na minha mensagem.
Fonética tem a ver com som. Foi mais um trocadilho com ironia. Foi bem feito e não saquei de primeira. E nem sou autista, rs. Parabéns pela criatividade.
Corrigindo sua correção: O circuito são os torneios geridos pela atp e ITF que são os atps, challengers e grand slam. Jogos olímpicos não é o circuito. Então o Ma Long está correto em sua afirmação.
A ITF gere as Olimpíadas e a medalha de ouro é considerada um título ATP, assim como os Slams; faz parte dos 99 títulos de simples que você vê em todas as transmissões. Com tantos anos de sofrência no tênis, não aprendeu isso, caro Alquingel?
Vamos ver se você entende de uma maneira mais fácil. Não é a Itf que gere as Olimpíadas e sim o contrário.
E circuito é o que tem todo ano. Olimpíadas é um evento a cada 4 anos, portanto não está no circuito.
Eu quis dizer que o torneio olímpico de tênis é gerido/responsabilidade da ITF. Agora você entendeu, não é possível.
Ela faz parte do circuito nos anos em que é realizada. A falta de um Golden Slam ao Federer lhe fez muito mal, especialmente por ter apanhado feio do Murray em 2012. Daí tamanho recalque.
Ou seja , um bigtitle que a ATP confere ZERO ponto no Ranking… rs. Abs !
Não importa, é Big Title ATP. Já conferiu pontos no passado.
Além disso, é Big Title.
72 > 59 > 54
Varreu Alcaraz nas Olimpíadas sem conseguir quebrar o Serviço do Espanhol ?. Já fostes mais criativo nas lorotas caríssimo Sr Paulo Almeida…kkkkkkkk. Abs !
Varreu com ótimos voleios no primeiro tiebreak e winners devastadores de direita no segundo, incluindo o match point.
Sem choro, rsrs, abs!
Djokovic, bota o chapeu e vaza que a fila andou, o sonho acabou, adios mestre. so nos resta saudades do BIG3 que e uma pena e vida que segue.
O Nole tá treinando para RG…. vai chegar requete no saibro parisiense !! Se segurem.
Ta certo Nole descansa pra jogar em paris. Eu aprendi a nunca duvidar do Nole, mas o fim está chegando e o último do big 3 está dando thau. Exemplo de perseverança e garra.
Ih, cheiro de última temporada. Acredito que o Djoko queira o 100º título para poder parar. Mas do jeito que vai, cada vez mais difícil de ser em um GS. Veremos.
Vai ter de recorrer a um challenger ou a um future para sair esse centésimo título. Acabou.
Kkkk bela piada , hein escoteiro!
Pode ser a última temporada …
Ele tá doido pra ganhar o 25 slam e ficar isolado na liderança de slams
Ele está empatado com quem? Hahaha
Margaret Court.
Ela é do masculino?
Ela joga outro esporte
Gostei da decisão do maior vencedor do tênis após os 30 anos, com seus 12 majors e 2 atp finals. Agora é se dedicar para RG e WB para tentar uma última dança.
Gostou ? . Jura Paulinho? . Como RG é 25 de Maio , , ” goat ” com esta absurda decisão, vai ficar ZERADO em ATP após os 37 anos kkkkkkkk. Abs !
Olimpíada é ATP e Big Title inclusive. Tenho que explicar todos os dias! Abs!
Esqueceu o ouro olímpico? Esqueceu quem é o maior vencedor de slam?
O sérvio está certo, se não aguenta brincar, não deve descer para o parquinho…
JClaudio, a busca pelo 100o no Graciosa Country Club de Curitiba se torna cada vez mais real. Tem que ver se a organização ainda tem convites para distribuir.
Olá Gilvan…
Estou preparando um segundo “abaixo assinado” (primeiro não deu certo), não é possível o pessoal de Curitiba não ter sensibilidade…
Um ex campeão, com uma pequena torcida (mas qualificada e barulhenta)…
João Carlos Ribeiro (presidente do Graciosa Country Club) vai ter que “engolir”.
(O povo unido jamais será vencido, rumo ao centésimo)
Kkkkkk
Mais um motivo de alívio e comemoração para os anti-Djokovic que ficam naquele exercício de especulação tentando adivinhar o que está acontecendo com ele. No meu entender, como ele sempre foi bastante competitivo e está sentindo que nos últimos tempos está perdendo mais do que o esperado, ele pode estar se afastando por mais tempo pra se preparar melhor para Roland Garros ou para refletir sobre uma aposentadoria. Como fá do sérvio, vou apoiá-lo no que ele decidir. Pra mim não é importante nem o 100º título e nem o 25º grand slam. Se vier mais um título importante será ótimo, mas a realidade é que o Nole está encontrando dificuldade de retomar o seu melhor nível e isso torna improvável a conquista de outros títulos importantes. Vamos ver o que acontece. Força Nole.
Olá Carlos
Perigo Nova Djokovic, nesse retiro para reflexão, encontrar Pepe Imaz.
Pois é. Pode ser. Se encontrá-lo, não vejo problema algum. Estou vendo comentários comemorando a fase ruim do Djokovic, é o que resta a fazer aos anti. Assim como ele demorou um pouco mais pra engrenar na carreira e conseguir ganhar uma sequência de títulos importantes, agora, nos úitimos dois anos, ele diminuiu o seu padrão de conquistas, mostrando que cada um tem uma trajetória individual e nada do que aconteça apaga o que já foi conquistado. Se ele não conseguir melhorar o seu nível atual para ficar competitivo e decidir se aposentar, o apoiarei. O que ele conquistou ninguém tira dele. E olha que a vantagem dele em algumas estatísticas para os seus dois principais rivais é enorme. Afirmar que ele é um ex-jogador como você fez em um dos seus comentários mostra o despeito e rancor que você tem por ele ter superado o seu ídolo. Como um ex-jogador consegue chegar na final do Master 1000 de Miami? Tenho certeza que você não consegue explicar isso sem recorrer à Teoria da Conspiração e desmerecer todos os jogadores que o enfrentaram.
“Se ele não conseguir melhorar o seu nível atual para ficar competitivo e decidir se aposentar, o apoiarei”
Um ex tenista em atividade, vc concorda comigo, são suas letras, eu apenas tenho um “poder” de síntese maior…ele vai precisar do seu apoio, num momento tão delicado, afinal, fã é para isso…apoiar no crepúsculo da carreira.
(Estou organizando uma procissão com destino ao Graciosa Country Club, num momento assim, a fé é tudo)
Sim, o Djoko disse uns dois anos atrás que enquanto estivesse conseguindo fazer frente à nova geração, ele continuaria no circuito. Como nos dois últimos anos ele não manteve o padrão, é possível que esteja pensando em aposentadoria, mas isso é ele quem vai decidir. Você insiste em usar o termo ex-jogador em atividade e não explicou como um ex-jogador em atividade conseguiu chegar na final do Master 1000 de Miami. Depois dos títulos que o Djokovic conquistou na carreira, você acha que ele precisa do 100º título e do 25º grand slam? Eu acho que não. Eu acho importante a qualidade dos títulos conquistados. Geralmente, os títulos mais importantes possuem um grau de dificuldade maior. E você? Acha que o mais importante é a quantidade de títulos? Ok. Se pensa assim, discordo de você. Você accha que a sua ironia com o maior campeão da história do tênis masculino irá diminuí-lo? Tenho certeza de que se ele vier fazer a sua despedida do tênis no Brasil, a CBT irá garantir que ele jogue na melhor quadra possível. Pra finalizar, eu acho que o Djokovic não precisa de torneio de despedida, não precisa do 100º título e nem do 25º grand slam. O que vier daqui pra frente será lucro. Se não vier nenhum título, sem problemas, a história dele já está escrita e nenhum dos seus contemporâneos foi capaz de superá-lo. A suas ironias bobas só piora é a sua imagem. É aquela história do “quem desdenha quer comprar”. Eu nunca vou usar dessas suas ironias pra desmerecer grandes campeões como o Nadal e o Federer. Eu apenas acho que Nadal e Federer foram grandes campeões, mas inferiores ao Novak Djokovic. E o motivo é bem claro e concreto. Número de títulos importantes de cada um dos integrantes do Big 3.
Não sou fã do Djokovic mas gostaria de vê-lo chegar a 25 Slams e depois faturar mais 10 250 e tirar esse recorde do mala do Jimbo
Vai sonhando,não paga nada,pode sonhar
O Djokovic é meu tenista preferido, eu também gostaria de vê-lo conquistar o 25º grand slam, mas pelo que tem apresentado parece meio improvável ele conseguir esse feito. Mas vou continuar na torcida.
Ele não vai jogar Roma porque vai fazer um curso intensivo de treinador de tênis, lá na Rafa Nadal Academy, e depois na Patrick Mouratoglou Academy.
Medvedev e Zverev disseram que gostaria que ele fosse o treinador deles.
Por isso ele não vai ter tempo de jogar em Roma.
kkkkkkk acabou….
jamais conseguirá superar o GOAT
Essa afirmação ficou sem resposta no seu último comentário. Em que o Djokovic falta superar o Federer fake GOAT?
O que faltava era as olímpiadas e isso foi conquistado. Vá descansar, Djoko. Jogue este ano por amor ao circutio e tá tudo certo. Foram momentos bons este ano como despedida… bater no alcaraz em quadra dura sendo un vovô é show de bola.
Será lindo vê-lo perdendo seu ranking artificialmente inflado quando não defender os pontos fakes da final fake de Wimbledon…
Uai. A final de Wimbledon foi fake? Então tava combinado com o Alcaraz para ganhar?
o que explica essa brutal queda de desempenho do sérvio desde aquele episódio do 4nt1d0p1ng na copa Davis ?
É incrível tamanha queda em tempo tão curto. O cara que papava todos os títulos a 1 ano e meio agora mal consegue entrar em quadra. Todo quebrantado, sem energia, sem perna, sem fôlego. Muito estranho.
Essa é fácil de responder. Djokovic sempre teve anos de baixa nos anos seguintes a suas grandes temporadas. 2012 não chegou nem perto de 2011; a partir de WB 2016, logo após a mais formidável das temporadas da história (2015), ele entrou em derrocada até culminar em um 2017 patético, etc… Então, nada mais natural de que o nível dele baixaria após a temporada absurda de 20w3 aos 36 anos. E isso sem contar que após os 35, o processo de envelhecimento do corpo se intensifica de modo mais acelerado a cada ano que passa…
O que explica é que proibiram a “vitamina” dele
Talvez ele ganhe o 100º num Atp 125.
Ele tá bem fisicamente, a questão é a fome! Se vai pra Roma por obrigação, melhor nem ir mesmo! Melhor canalizar o restinho de energia nos Slams
Curta a aposentadoria,Djoko
Vc fez muito pelo tênis,apesar das limitações técnicas.
Excelência técnica = 20 slam e sem ouro olímpico.
Limitação técnica = 24 slam e ouro olímpico aos 37 anos.
237 > 122
103 > 99
8 > 7
2 > 1
E os 40-15 em…kkkkkkkkkk
Excelente decisão. Não dá pra perder tempo no saibro para não prejudicar suas chances onde realmente elas existem, na grama de Wimbledon. Por sempre jogar muitas partidas no saibro, se obrigava a jogar só o Slam londrino, mas agora tenho pra mim que fará uma temporada completa na grama, com participação em três torneios pra chegar afiado.
Atualizando os “números” para a final de Roland Garros…
Período em que ex tenista, Novak Djokovic está sem ganhar um mísero título da ATP…e contando.
50198400 segundos
836640 minutos
13944 horas
581 dias
83 semanas
19 meses, 3 dias
1 ano, 215 dias
(Números incontestáveis, vai ultrapassar as 80 semanas na seca)
Levantamento totalmente duvidoso, suspeito e parcial. Embora o torneio de tênis das Olimpíadas de Paris 2024 não tenha sido organizado pela ATP, a sua conquista tem grande importância, é considerada Big título pela própria ATP e apenas os recalcados e despeitados torcedores do Roger Federer fazem vistas grossas e desconsideram esse título, por motivos óbvios, mas que vale a pena ser lembrado de vez em quando. O tenista suiço Roger Federer disputou o torneio de tênis de simples das Olimpíadas de 2000. 2004, 2008 e 2012 e nunca teve a competência de conquistar a medalha de ouro. Portanto, muito natural que os seus fanáticos fãs desvalorizem o torneio, façam vistas grossas e deixem de reconhecer o valor de quem teve competência para ser campeão dessa competição.
A ATP reconhece até aqueles torneios amistosos da arábia saudita, dando grande destaque em sua página, o que não quer dizer que façam parte do circuito regular profissional.
O torneio olímpico não rende pontos, não rende premiação e o jogador representa seu país, antes do seu próprio nome. É um torneio amador, não profissional.
O sua opinião é bastante previsível e esperada. Os fãs do Roger Federer vão morrer desvalorizando o torneio olímpico de tênis e está tudo bem, nenhuma surpresa quanto a isso. Embora não rendesse pontos no ranking, não rendesse premiação e fosse um torneio amador e não profissional, Roger Federer disputou as Olimpíadas de 2000, 2004, 2008 e 2012 e nunca teve a competência de ganhar uma medalha de ouro em simples. Como você explica um jogador profissional disputar um torneio amador e não conseguir ser campeão? É melhor você parar de dar desculpas, pra não precisar dar explicações pra tentar manter a sua coerência.
Não, ela não reconhece o Mubadala como título de simples ATP, muito menos Big Title.
Fonte do grande destaque em sua página: Gilvan.
“Embora o torneio de tênis das Olimpíadas de Paris 2024 não tenha sido organizado pela ATP”
(Concordou comigo)
“… é considerada (Olimpíadas), Big título pela própria ATP”.
(Discordou de mim)
“…os recalcados e despeitados torcedores do Roger Federer fazem vistas grossas e desconsideram esse título”.
(Vamos investigar as suspeitas)
“.. muito natural que os seus fanáticos fãs desvalorizem o torneio, façam vistas grossas”
(Vou conversar com cada um, cada torcedor do Federer terá que se explicar)
Enquanto isso, no Graciosa Country Club, o presidente da entidade está sensibilizado com meu abaixo assinado.
Você está desperdiçando energia e se esforçando à toa. Você está dando mais importância ao 100º título do que o próprio Djokovic. Antes de continuar a procura por assinaturas para o sérvio jogar no Graciosa Country Club, é melhor perguntar pra ele se ele está interessado. Com 99 títulos conquistados na carreira, sendo 72 big títulos, o 100º não é tão importante quanto você pensa.
Pois é, em 2016 ficou com medo da Chikungunya e não veio ao Rio.
O que está faltando ao Djokovic é motivação, nem o 25 GS o motiva mais, por isso está parecendo um Zumbi em quadra. Se canalizar suas forças para WB, pode ser que ganhe e encerre ali sua carreira.
Murray foi visto, em pé, na fila do seguro desemprego…está com a senha 12322 (o quadril não vai aguentar).
Vosotros son muy graciosos. ¡ Siempre compitiendo! Ja ja.
Certíssimo, guarde todas suas energias para Wimbledon, eu nem iria para RG, seria risco chegar mal em Wimbledon!
Na minha modesta opinião, acho um erro ele não disputar. Ele já perdeu na primeira rodada em Madri. Tá descansado!
Gosto muito do Big 3. Durante essa temporada de saibro está tendo muitas postagens com números e estatísticas incríveis de Rafael Nadal, também os vídeos dos jogos, deu para perceber que Djokovic e outros tenistas têm que agradecer por Nadal ter freado o Federer. A precocidade do Nadal foi algo fora de série, muito mesmo. De 2005 a 2010 o Nadal teve 14 x 8 e 12 x 6 em finais contra o Federer e teve 16 x 7 e 5×0 em finais contra o Djokovic. Se o Nadal evoluísse como qualquer jovem como Djokovic, Sinner e outros grandes tenistas, ele se tornaria um monstro com 23, 24 anos… O Federer era pra ser alguém com no mínimo 30 slams e 120 títulos e isso não aconteceu devido à precocidade do Nadal. Podemos ver como o Alcaraz tem um talento incrível e com 21 anos já tem 4 slams e mesmo assim não consegue ter um grande domínio sobre os outros devido às suas oscilações e essas oscilações não aconteceram com o Nadal, o que deixa isso mais incrível.
O que eu vejo é que na idade de 18 a 22 anos o Nadal foi o melhor tenista da história, na idade de 23 a 29 anos o Federer foi o melhor tenista da história e na idade de 31 a 36 anos o Djokovic foi o melhor tenista da história. O que isso mostra? Que o Djokovic foi o mais consistente, Nadal foi o mais precoce e Federer foi o mais maduro. São 3 gênios que devemos sempre apreciar.
Na verdade, Federer é quem deveria agradecer Djokovic por ter freado o embalado Nadal de 2010 em 2011/2012, ganhando 7 finais seguidas. Não fosse o sérvio ter evoluído, o espanhol teria ultrapassado seu grande freguês suíço em 2013 ou 2014 no máximo. O h2h chegou a ficar 23×10, uma vergonha. Ficou de excelente tamanho ter chegado a 20 Slams, com apenas 4 em cima dos arquirrivais.
Federer em seu suposto auge já era freguês do Nadal, isso bem antes dos 30 anos. Tanto que ele cai no choro após aquela final do AO 2009, por já ser a terceira decisão seguida de Slam em que estava sendo derrotado pelo espanhol.
O suíço com 29 anos foi eliminado pelo Djokovic no USO 2010, AO 2011, IW e Dubai 2011. Vou dar um desconto no USO 2011, porque ele tinha acabado de fazer 30 anos.
Federer simplesmente foi superado por dois jogadores absurdos, mesmo sendo novo, diferente do Djokovic, que está sendo vencido pelo tempo mesmo, mas desse aí ninguém escapa, abs.
Excepcional comentário!!! Isento, imparcial e muito inteligente. Não desmereceu os outros dois gigantes, como os doentes torcedores do servio, sempre fazem questão de fazer, parabéns!!!!
O fato de Djokovic ter sido “melhor tenista da história entre 31 a 36 anos”, como vc diz, não tem nada de relevante, deve-se apenas ao fato de ele ter se beneficiado de uma grande entressafra no fim da carreira (após os declínios de Federer e Nadal)