Bragança Paulista (SP) – Começou nesta segunda-feira (28), na HWT Sports Academy, em Bragança Paulista, no interior de São Paulo, a Copa Cosat 14 anos, único torneio oficial do continente disputado em quadras de grama. A competição reúne 64 tenistas de dez países da América do Sul. Os finalistas das chaves masculina e feminina se classificam para o torneio de 14 anos em Wimbledon.
Dos 10 brasileiros na disputa, oito deles estrearam com vitória na primeira rodada da fase de grupos. Pelo sistema de disputa, os tenistas estão divididos em oito grupos de quatro competidores na fase de classificação (round robin, todos contra todos), nas chaves masculina e feminina. Os melhores de cada grupo jogam as quartas de final, semifinal e final.
A paranaense Eduarda Gomes, de 12 anos e cabeça de chave 2, disputa pela primeira vez um torneio na grama e estreou com vitória na Copa COSAT, ao passar pela paraguaia Jimena Jimenez Ramirez, por 6/2 6/0. “Comecei um pouco nervosa, mas aos poucos fui me soltando e entrando no jogo. Foi uma boa experiência”, disse ela.
Já o paulista Miguel Ferraz, segundo favorito ao título masculino, derrotou o equatoriano Diego Padilla Velasquez, por duplo 6/1, em sua segunda participação na Copa COSAT. “É uma experiência incrível poder jogar novamente esse torneio. Sei que tenho um caminho longo a percorrer, mas estou confiante. Hoje consegui fazer um jogo bem agressivo e agora é seguir fazendo o mesmo nos próximos”, afirmou o jovem de 14 anos.
A programação prossegue nesta terça-feira, às 10h, com os 32 jogos da segunda rodada da fase de grupos.
Confira os resultados dos brasileiros nesta segunda-feira
Clara Coura (BRA) [1] d. Catalina Gonzales Barrientos (BOL) – 6/0 6/0
Eduarda Gomes (BRA) [2] d. Jimena Jimenez Ramirez (PAR) – 6/2 6/0
Flávia Cherobim (BRA) [4] d. Valery Zambrano Choca (ECU_ – 6/0 60
Lara Hass (BRA) [7] d. Emma Carabajal (URU) – 6/0 6/2
Gabriela Bettoni (BRA) [8] d. Alana Balmori (PAR) – 6/2 6/1
Miguel Ferraz (BRA) [2] d. Diego Padilla Velasquez (ECU) – 6/1 6/1
Pedro Nastrini (BRA) [7] d. Mehdy Hammoud Monges (PAR) – 6/3 6/0
Henrique Custódio (BRA) d. Juan Martin Padilla Lermen (URU) – 7/5 2/6 10-7
Matias Rivero Villena (BOL) [5] d. Eduardo Fenelon (BRA) – 6/2 6/3
Facundo Barboza (URU) [3] d. Daniel Passini (BRA) – 7/6 6/2