Savannah (EUA) – Depois de ter alcançado as quartas de final em Tallahassee, João Lucas Reis disputa mais um torneio em quadras de saibro nos Estados Unidos. O pernambucano de 25 anos furou o quali para o challenger de Savannah, depois de vencer nesta segunda-feira o romeno Gabi Boitan, 352º do ranking, por 6/7 (6-8), 6/1 e 6/3.
Reis recuperou 45 posições no ranking com a campanha da semana passada e agora aparece no 384º lugar da ATP. Sua melhor marca é a 259ª posição, alcançada em maio de 2023. As duas vitórias no quali rendem mais 4 pontos no ranking ao brasileiro.
A estreia de Reis na chave principal será contra o cazaque Dmitry Popko, 155º do mundo e cabeça 5 do torneio, em confronto inédito no circuito. Se vencer, ele pode enfrentar o britânico Oliver Crawford ou o francês Corentin Denolly.
Vitórias em quali na Argentina
Quatro brasileiros venceram na rodada de estreia do quali para o challenger de San Miguel de Tucuman, em quadras de saibro na Argentina. Destaque para o paulista Nicolas Zanellato, que voltou ao circuito e venceu o duelo nacional contra o brasiliense Paulo Saraiva por 3/6, 7/6 (7-4) e 6/3.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Zanellato estava suspenso provisoriamente desde 12 de agosto de 2024, mas conseguiu comprovar que sua amostra positiva para a substância proibida boldenona veio como resultado do consumo de carne contaminada. Este é o primeiro torneio que ele disputa no retorno ao circuito. O próximo rival é o argentino Ezequiel Monferrer.
Ainda nesta segunda-feira, o paulista Igor Gimenez venceu o chileno Nicolas Villalon por 6/3 e 6/1, confirmando duelo com o argentino Thiago Cigarran. Já o catarinense Mateo Reyes venceu outro chileno, Benjamin Torrealba, por 6/1, 2/6 e 6/4. Seu próximo adversário será o convidado local Tadeo Meneo. Já no encerramento da rodada, o carioca carioca Wilson Leite venceu o argentino Gonzalo Zeitune por 6/3 e 6/2. Seu próximo rival será o peruano Conner Huertas.
Reis venceu bem. Mas deu azar no sorteio. Pega logo o Popko na primeira rodada. Legal o Zanellato vencendo no retorno e já somando pontos. Os brasileiros são favoritos para furar o quali
Parabéns Reis, a caminho do top 300. Mas tem uma estreia difícil na chave principal. Bom retorno do Zanellato.