Rune é finalista em Barcelona e garante a volta ao top 10

Foto: Barcelona Open Banc Sabadell

Barcelona (Espanha) – O dinamarquês Holger Rune é o primeiro classificado para a final do ATP 500 de Barcelona. O jovem jogador de 21 anos e número 13 do mundo eliminou o russo Karen Khachanov, 27º do ranking, com parciais de 6/3 e 6/2 em 1h06 de partida neste sábado.

Rune tem quatro títulos de ATP, o mais recente no saibro de Munique em 2023, e disputará a 11ª final da carreira. Na atual temporada, ele já foi vice em Indian Wells. A campanha em Barcelona já o ajuda a voltar ao top 10, subindo para o nono lugar. Sua melhor marca é a quarta posição.

O adversário de Rune na final deste domingo pode ser o espanhol Carlos Alcaraz, bicampeão do torneio e número 2 do mundo, ou o francês Arthur Fils, 14º do ranking. O dinamarquês tem uma vitória e duas derrotas contra Alcaraz. Já diante de Fils, também perde no histórico por 2 a 1. Já Khachanov, de 28 anos e ex-top 10, segue com sete títulos e três vice-campeonatos no circuito da ATP. O russo pode recuperar duas posições no ranking com a campanha em Barcelona.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

“Eu estava jogando muito bem do fundo da quadra e variando o ritmo muito bem”, disse Rune após a partida. “Ele é um ótimo sacador e tem bons forehand e backhand. Então, tentei dificultar as coisas para ele, usnado mais drop shots, slices e bolas altas. É tudo uma questão de equilíbrio, mas estou feliz com a forma como lidei com a situação hoje”.

A volta ao top 10 também traz confiança ao jovem dinamarquês. “É uma motivação, mas no começo da semana, não era algo em que eu realmente pensava. Eu só dizia a mim mesmo: ‘Vamos usar isso como uma semana de treinamento’. Mas agora virou uma semana muito boa. Estou super feliz por estar na final e de volta ao top 10. É uma sensação boa”.

Durante a rápida semifinal, Rune liderou com folga a estatística de winners por 21 a 5 e cometeu 13 erros não-forçados contra 17 de Khachanov. O dinamarquês não enfrentou break-points e conseguiu quatro quebras, duas em cada set.

Subscribe
Notificar
guest
6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Guilherme ES Ribeiro
Guilherme ES Ribeiro
13 horas atrás

Belo jogo do Rune. 11° final de ATP na carreira. Vai tentar o 5° título, o 3° no saibro. Volta ao TOP 10. Melhor assim. Rune tem mais cara de TOP10 do que o Musetti

Julio Marinho
Julio Marinho
11 horas atrás
Responder para  Guilherme ES Ribeiro

Certamente. Top 10 com Musetti e Shelton é de doer. Rune é certamente mais técnico. Veio como uma grande esperança, mas ele não me parece aquele jogador que vai vencer jogos como o de amanhã. Assim como perdeu para o Draper em IW. Mas certamente é um jogador de muitas armas.

M. Lima
M. Lima
13 horas atrás

Jogou demais, meu loirinho mimadinho. Eu sabia que ele ia vencer — só não imaginei que fosse humilhar com requintes de crueldade.

Flávio
Flávio
12 horas atrás
Responder para  M. Lima

Rune é um grande jogador, mas o problema dele que se esquece que precisa saber dosar energia porque gasta em excesso que acaba fazendo a diferença em jogos longos.

M. Lima
M. Lima
6 horas atrás
Responder para  Flávio

Sim, e em momentos decisivos — especialmente em finais — ele demonstra certa instabilidade mental e costuma sentir o peso da pressão.

Marco
Marco
5 horas atrás

Vitória esperada, caixa 9 não tem bola para o Rune!

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.