Barcelona (Espanha) – Fechando a quinta-feira no ATP 500 de Barcelona, o australiano Alex de Minaur fez valer a condição de quinto mais bem cotado ao título no saibro catalão e derrotou o lucky-loser britânico Jacob Fearnley com autoridade, precisando de apenas 63 minutos para fechar a partida com o placar de 6/1 e 6/2.
Último classificado para as quartas de final, De Minaur terá agora a árdua missão de desafiar o espanhol Carlos Alcaraz, cabeça de chave 1, que não perde no torneio há 12 partidas. Eles se enfrentarão na próxima sexta-feira no terceiro jogo da quadra Rafa Nadal, não antes das 11h (horário de Brasília). O australiano tentará bater o tenista da casa pela primeira vez em quatro duelos.
De Minaur teve uma atuação dominante contra , anotou quase três vezes mais bolas vencedoras (13 a 5) e cometeu sete erros não forçados a menos (21 a 27). Com 73% de aproveitamento de serviço, ele não perdeu um game sequer com o saque, salvou os dois break-points que enfrentou e converteu quatro das sete chances de quebra que teve a seu favor.
Empate nos confrontos Espanha x Rússia
Além das vitórias de De Minaur e Alcaraz, a jornada desta quinta em Barcelona teve mais duas partidas, ambas envolvendo um atleta da casa contra um rival russo. No final das contas, cada lado venceu um e colocou um representante nas quartas de final.
No primeiro jogo do dia, o russo Karen Khachanov foi um visitante indigesto e venceu o espanhol Jaume Munar em sets diretos, com parciais de 7/5 e 6/4. Na sequência, o troco veio exatamente com o mesmo placar, na vitória do local Alejandro Davidovich Fokina sobre o quarto favorito Andrey Rublev.
Khachanov e Davidovich Fokina farão mais um duelo envolvendo russos e espanhóis, valendo agora um lugar nas semifinais. O tenista da casa leva vantagem no retrospecto, com duas vitórias e uma derrota, mas levou a pior no duelo mais recente e o único realizado no saibro, perdendo para o próximo rival dois anos atrás em Monte Carlo.
Veja a programação de sexta-feira em Barcelona:
Pista Rafa Nadal – 6h
Karen Khachanov vs. Alejandro Davidovich Fokina (ESP)
[6]Holger Rune (DIN) vs. [2]Casper Ruud (NOR)
Não antes das 11h
[1]Carlos Alcaraz (ESP) vs. [5]Alex de Minaur (AUS)
[3]Stefanos Tsitsipas (GRE) vs. [7]Arthur Fils (FRA)
Podem gostar ou não (eu particularmente gosto dele), mas o australiano é um autêntico top10. Dificilmente perde cedo, aguenta o tranco físico, hoje se vira bem até no saibro, normalmente só perde para jogador mais bem ranqueado, sempre entrega dedicação, joga com suas armas, mesmo que em desvantagem física e ainda que falhe no propósito. Hoje o top 10 está sofrível (Fritz, Rudd, Med, Rublev, Draper), todos em nível de menor regularidade que o australiano.
Julio, concordo com cada palavra que disse.
E tem mais, tenho a impressão de que o Alcaraz não vai aguentar o tranco contra o De Minaur.