Borg compara Alcaraz a Nadal: “Ele pode conseguir o mesmo ou mais”

Foto: Barcelona Open Banc Sabadell

Barcelona (Espanha) – Presença ilustre nesta edição do ATP 500 de Barcelona, onde será homenageado na comemoração dos 50 anos de seu primeiro título no torneio, o sueco Bjorn Borg aproveitou o tempo para acompanhar o filho Leo no quali e também para dar entrevistas.

Conversando com a RTVE, a lenda sueca falou um pouco sobre o tenista da casa Carlos Alcaraz e não poupou elogios para o novo número 2 do mundo, que ultrapassou o alemão Alexander Zverev no ranking após a conquista no Masters 1000 de Monte Carlo no último domingo.

Para Borg, o jovem espanhol tem capacidade de repetir os feitos do compatriota Rafael Nadal, outro nome de peso na história do tênis. “Acho que Alcaraz alcançará o mesmo ou mais que Nadal. Ele tem a mentalidade certa e pode jogar em todas as superfícies. Com um pouco de sorte, ele será o rei do tênis”.

Subscribe
Notificar
guest
24 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Jonas
Jonas
1 dia atrás

No saibro a tarefa é praticamente impossível, o Nadal tem 14 Roland Garros (nunca perdeu final), fora a quantidade de título em Monte Carlo, Barcelona, Madrid e Roma… é uma coisa de ET, realmente.

Pelo que entendi, o Borg se refere a números gerais e aí sim é possível, porque é mais “fácil” superar a marca de 22 Slams do Nadal ou aquelas 209 semanas como número 1.

Sergio
Sergio
1 dia atrás
Responder para  Jonas

Com todo o respeito Jonas, não acho possível que o Alcaraz quebre os recordes de Nadal. Nem de Federer e nem de Djokovic. Penso que esses 3 jogadores são “ainda” inalcançáveis. Pode ser que ainda ,algum dia,apareça algum ou alguns jogadores com esse perfil. Mas, sin com esse perfil. Mas, sinceramente, não vejo nenhum no momento. Sim, Alcaraz e Sinner são espetaculares. Nosso Fonseca é excepcional jogador também. Mas, na minha opinião, nenhum deles irá superar o big 3. Apenas a minha opinião baseado no que venho assistindo ultimamente.

Jonas
Jonas
1 dia atrás
Responder para  Sergio

Acho difícil ele superar os números do Djokovic, mas um ou outro recorde pontual ele pode bater sim. O que eu acho praticamente impossível é ele superar o Nadal no saibro.

Ronildo
Ronildo
1 dia atrás

Sim, sim, em poucas palavras Borg expressou o que é consenso entre a maioria dos analistas de tênis: Alcaraz pode quebrar todos os recordes da modalidade. Já está no caminho para tal feito.

Rocky Balboa
Rocky Balboa
1 dia atrás

Não passa o número de títulos do Nadal, tanto no geral quanto em Grand Slams.

Sergio
Sergio
1 dia atrás
Responder para  Rocky Balboa

Também acho.

Juiceinner
Juiceinner
1 dia atrás

Precisa melhorar muito o mental, está uns 10 degraus abaixo do Nadal nesse quesito

Sergio
Sergio
1 dia atrás
Responder para  Juiceinner

Exatamente. O mental do Nadal foi o mais poderoso do circuito que já vi. Um guerreiro infatigável.

artur
artur
1 dia atrás

rapaz… eu já apostaria que ele nao iguala os slams do sampras.

JClaudio
JClaudio
1 dia atrás

Alcaraz, tem todas as possibilidades de quebrar os recordes do tênis, não por ele ser superior ao Big 3, mas por ter uma concorrência menor.
Os títulos nos últimos 20 anos foram divididos por três tenistas.
O jovem espanhol consegue ser competitivo nos três pisos do tênis (sintético, saibro e grama).
Borg pode ter sido gentil, mas é algo que pode acontecer, até com certa facilidade, caso nada de extraordinário aconteça, em 10 anos, Alcaraz poderá ter todos os números do tênis ou próximo deles.
(Imagine os últimos 20 anos, ao invés de três fenômenos, tivéssemos apenas um, sem a concorrência dos outros dois)

Jonas
Jonas
1 dia atrás
Responder para  JClaudio

Concordo em partes com você, acho que a concorrência do espanhol realmente é menor, ele não vai ter um Big 3 no auge para encarar e estamos falando de um fenômeno que joga bem em todo tipo de piso. Claro, tem suas dificuldades em quadra coberta mas está só com 21 anos, há muita margem para evolução.

Eu discordo sobre a facilidade, neste nível nunca é fácil. Estamos falando de obter os principais números do tênis, ou seja, 428 semanas semanas no topo, 8 temporadas como número 1, 24 Slams, 7 Finals e por aí vai… tarefa duríssima. Acredito que o espanhol pode bater alguns números secundários, como os 8 troféus em Wb do Federer. Nos recordes principais, como ele é bem versátil, se eu fosse cravar diria que vai tentar de tudo pra passar os 24 Slams do Djokovic… nos demais acho bem complicado.

O espanhol não é o único fenômeno jovem do circuito, ele é de longe o mais talentoso, junto com o Fonseca, mas o Sinner também é espetacular e tem só 23 anos. O italiano é um grande problema para o espanhol quando falamos em ranking. Lembro do próprio Nadal, um fenômeno, que alcançou “apenas” 209 semanas graças a Djokovic e Federer.

JClaudio
JClaudio
1 dia atrás
Responder para  Jonas

Olá caro Jonas…
Alcaraz é muito talentoso, concordamos, fazendo um exercício de imaginação e boa vontade, nos próximos quinze anos jogará 60 Slam (4 por ano), caso mantenha a média de 2 Slam por ano, com 36 anos terá 34 slam (hoje o espanhol já tem 4).
Vale para qualquer número atual do tenis.
Pode não ganhar mais nenhum slam, virar um tenista médio, ser menos do que poderia, sim, pode acontecer, mas prefiro pensar que não irá acontecer, o potencial será consolidado com conquistas.
Hoje, o talento do jovem espanhol é imenso, caso acerte o balanço da maturidade, vai ficar difícil para os adversários.
Sinner pode alcançar os mesmos números (concomitantemente).
Caso, um unico tenista domine o circuito, por 15 anos (Alcaraz? Sinner?), terá 60 Slam para jogar (sem precisar dividir com ninguém, a “facilidade” vem daí).
Eu leio muitas opiniões, de profissionais do tênis, alguns (técnico, tenistas, ex tenistas, admiradores do esporte), sempre apontam o Fonseca como um fenômeno, colocam o nome do brasileiro na mesma frase de um Alcaraz, de um Sinner, acho que não chegará exatamente por isso, ele não cabe na mesma frase (ainda).

(apenas um exercício de imaginação e boa vontade )

Jonas
Jonas
1 dia atrás
Responder para  JClaudio

Caro JClaudio, lembro que fiz essas mesmas conjecturas com o Djokovic… eu achava que ele venceria 2 Slams por ano, mas quebrei a cara entre 2012-2014, três temporadas em que ele venceu ‘apenas’ um Slam, então é difícil. O sérvio contou ainda com temporadas absurdas, em que venceu 3 Slams cada, como 2015-2016 e aquele 2023 marcante.

Ainda não vi o Alcaraz fazer isso, mas sem dúvidas ele pode… esse garoto é um craque e tecnicamente ele está na mesma prateleira do Big 3. Acho que quebrar os principais recordes é algo muito distante para o garoto, embora ele seja versátil e muito completo… só o serviço ainda deixa a desejar na parte técnica, mas se eu tivesse que apostar em algum recorde relevante sendo quebrado, iria logo nos 24 Slams do Djokovic.

O sérvio perdeu algumas finais que não poderia perder, enquanto Carlitos nunca perdeu uma final e já tem 4 Slams… isso pode fazer diferença a longo prazo.

Sobre o Fonseca eu concordo, ainda não cabe na mesma frase desses dois, que já se provaram em Slams e no topo do ranking. O João tem tudo tecnicamente, a questão é se ele irá de fato brigar lá em cima, traduzir todo esse potencial em resultados de peso, saber lidar com a pressão de brasileiros imediatistas… mas espero que ele forme um novo Big 3 e estou curioso pra ver um jogo entre ele e Alcaraz ou Djokovic, ainda dá tempo rs…

JClaudio
JClaudio
1 dia atrás
Responder para  Jonas

Olá caro Jonas…
Alcaraz é um jogador em construção, mesmo no meio da “obra”, consegue vencer, como diria Jordan…
“…é onde separa homens de meninos”.

Duda
Duda
21 horas atrás
Responder para  JClaudio

¡Guay!

José Afonso
José Afonso
1 dia atrás

Borg está se revelando mais um fã sonhador, rs.

O menino até tem uma habilidade e uma capacidade física extraordinárias, mas o mental é um décimo de Nadal. Nadal é o único com mental possivelmente superior ao GOAT.

Sem mental forte, Carlos Tevez Jr. jamais chegará a 20 Grand Slams, talvez nem a 15.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 dia atrás
Responder para  José Afonso

Na boa , José Afonso. Ridicularizar Carlos Alcaraz, não vai modificar nada . É igual ao sujeito mais acima, falar que 8 Títulos no Templo do Esporte, é secundário. Alcaraz se não tivesse mental forte , não teria 4 SLAM em TODOS os Pisos aos 21 anos . Rafa Nadal venceu RG em 2005, 2006 , 2007 e somente foi levar o primeiro fora do Saibro em 2008. Leia novamente o comentário do JClaudio, e veja aonde o fanatismo está te levando. Abs !

Jonas
Jonas
1 dia atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Secundário em relação a total de Slams, semanas no topo do ranking, temporadas como número 1, etc.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 dia atrás
Responder para  Jonas

Onde foram parar as 237 Semanas CONSECUTIVAS no TOPO do Ranking ? . Secundário ? . Não. Imbatível tanto quanto os 14 RG . E nenhum dos dois Recordes pertencem a Djokovic. Os do Sérvio ? , todos estão em aberto. Abs !

Jonas
Jonas
23 horas atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

As 237 semanas consecutivas são consideradas um recorde principal, assim como os 14 Roland Garros do Nadal.

Os 10 Australian Open de Djokovic e os 8 Wimbledon de Federer têm seu peso, evidente, mas não tem a mesma importância obviamente de outros recordes.

Hoje, os recordes principais do tênis, em sua maioria, pertencem ao Djokovic. O Federer tem “apenas” as semanas consecutivas e o Nadal os 14 Roland Garros.

José Afonso
José Afonso
9 horas atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Vá achando que as 237 semanas são imbatíveis

José Afonso
José Afonso
1 dia atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Não são parâmetro, ele só precisou ter força mental numa delas.

Nas outras, ou enfrentou um jogador muito mais fraco mental e tecnicamente ou enfrentou um oponente recém-operado.

JCláudio é um dos melhores exemplos de fã sonhador, ele acredita que Alcaraz pode ganhar até mais de 30 Slams. Não é totalmente impossível, mas por enquanto é uma piada achar que ele vencerá dois Slams por ano, quando ele só fez isso uma vez até agora.

JClaudio
JClaudio
1 dia atrás
Responder para  José Afonso

“JCláudio é um dos melhores exemplos de fã sonhador, ele acredita que Alcaraz pode ganhar até mais de 30 Slams. NÃO É TOTALMENTE IMPOSSIVEL, mas por enquanto é uma piada achar que ele vencerá DOIS Slam por ano, quando ele só fez isso uma vez por ano”

(exemplo de uma opinião com pouca coragem, seja um pouco mais “firme”, diga que não ganhará e ponto, ou vc diz que é um piada ou que é totalmene possível, os dois fica estranho na mesma frase).

José Afonso
José Afonso
9 horas atrás
Responder para  JClaudio

É simplesmente algo extremamente improvável, meu caro.

Se ele repetir isso por 5 anos seguidos, terá 12 Slams e um histórico nessa direção. Por enquanto, é piada.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.