Stuttgart (Alemanha) – A estreia de Beatriz Haddad Maia na temporada de saibro acontecerá nesta terça-feira. A número 1 do Brasil e 17ª do mundo disputa o WTA 500 de Stuttgart e atua no encerramento da programação, por volta das 15h (de Brasília) contra a norte-americana Emma Navarro, 11ª do ranking.
Bia lidera o histórico de confrontos contra Navarro por 2 a 1. As duas vitórias foram no ano passado, também no saibro, em Madri e Estrasburgo. Navarro venceu pelo WTA 125 de Charleston em 2021. “É uma partida difícil. Ela teve um ano incrível na temporada passada, veio do tênis universitário e é bom ver as meninas melhorando e elevando o nível”, disse em entrevista ao site da WTA.
A paulistana de 28 anos busca a recuperação na temporada, em que venceu apenas dois jogos em simples, nas fases iniciais do Australian Open em janeiro. Ela perdeu as oito partidas seguidas e caiu na estreia dos últimos cinco torneios. Em Stuttgart, não defende pontos nesta semana, mas fez uma boa campanha em 2023, quando chegou às quartas.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Ciente de que os resultados no início do ano foram abaixo das expectativas, a brasileira busca a retomadana temporada de saibro. “Houve momentos em que não estava jogando meu melhor tênis. Mas para mim, o segredo sempre foi trabalhar duro, manter o foco no presente e ter uma mentalidade positiva, como tenho feito ao longo da minha carreira. Vou tentar trabalhar muito duro para melhorar meu jogo e vamos ver se funciona novamente”.
“Gosto muito de jogar no saibro. A bola quica um pouco mais e também posso usar um pouco mais o jogo de canhota. É um momento muito importante do ano em que posso melhorar meu jogo”, afirmou. “Minha mentalidade é tentar ser forte, ser eu mesma e controlar as coisas que posso controlar. Não sou uma pessoa genial. Sei que preciso trabalhar muito duro para criar oportunidades. Tenho boas sensações e boas lembranças no saibro. Estou muito animada com o que está por vir”.
A vencedora entre Bia e Navarro pode enfrentar a letã Jelena Ostapenko, 24ª do ranking, ou a ucraniana vinda do quali Dayana Yastremska, 46ª colocada. A canhota paulista ainda não enfrentou Yastremska no circuito e perdeu os quatro duelos que fez contra Ostapenko.
Outra brasileira em quadra será Luísa Stefani, que estreia na chave de duplas ao lado da húngara Timea Babos. Elas atuam pela manhã e desafiam a taiwanesa Hao-Ching Chan e a russa Veronika Kudermetova, atuais campeãs do torneio e cabeças 3 na edição deste ano.
Confira a programação completa desta terça em Stuttgart
Quadra Central – 7h30
Jelena Ostapenko (LET) vs. [Q]Dayana Yastremska (UCR)
Donna Vekic (CRO) vs. [Q]Jana Fett (CRO)
Não antes de 12h
[C]Jule Niemeier (ALE) vs. [C]Laura Siegemund (ALE)
Não antes de 13h30
[C]Eva Lys (GER) vs. [5]Jasmine Paolini (ITA)
[7]Emma Navarro (EUA) vs. Beatriz Haddad Maia (BRA)
Quadra 1 – 10h
Ekaterina Alexandrova vs. Liudmila Samsonova
[3]Hao-Ching Chan (TPE)/Veronika Kudermetova vs. Timea Babos (HUN)/Luísa Stefani (BRA)
Não dá nem pra comentar, temos o óbvio pelo histórico da Bia este ano. Sobre Stefani dá pra torcer, mas vai ser difícil.
Boa sorte para as brasileiras. Que elas consigam jogar o seu melhor tênis.
Difícil esperar melhoras com a Bia insistindo nos mesmos métodos.. qlqr coisa diferente de uma derrota em sets diretos será uma boa surpresa..
Pela fase desse ano, vai perder de novo.
Bia joga duplas?
A derrota está garantida, mas se jogar sem depender do namorido pode até vencer.