Tallahassee (EUA) – A rodada desta segunda-feira no challenger de Tallahassee foi boa para os brasileiros. O pernambucano João Lucas Reis e o paulista Daniel Dutra da Silva venceram seus jogos pela fase final do quali e garantiram vagas na chave principal do torneio em quadras de saibro nos Estados Unidos.
Reis, de 25 anos e 429º do ranking, venceu o argentino Genaro Olivieri, cabeça 3 do quali e 302º do mundo, por 6/1 e 6/2 em apenas 1h12 de partida. Esta foi a 15ª vitória na temporada para o tenista, com sete em chaves principais de challenger e mais oito em qualis, que garantiram vagas em quatro torneios.
O pernambucano chegou a recuperar 82 posições em três semanas, com boas campanhas em Concepcion, Assunção e Santiago, mas perdeu todo esse avanço na semana passada, ao cair nas oitavas em Campinas, numa semana em que defendia os pontos da final do challenger de Florianópolis e terá que fazer uma nova escalada no ranking.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Após o sorteio que define os confrontos da chave principal, Reis enfrenta o argentino Federico Gomez, cabeça 4 do torneio e 136º do ranking. O confronto é inédito no circuito. Se vencer, o pernambucano pode enfrentar o francês Sascha Wayenburg ou o canadense Alexis Galarneau.
Já o experiente Daniel Dutra da Silva, canhoto de 36 anos e 306º do ranking, venceu o norte-americano Tyler Zink, 374º colocado, por 7/6 (7-3) e 6/4. O paulista já venceu 12 jogos na temporada, considerando todos os níveis do circuito profissional, chegando às quartas do challenger de Campinas e vencendo um ITF no Paraguai.
Daniel estreia na chave principal contra o cazaque Dmitry Popko, 161º do ranking e cabeça 5. O brasileiro venceu o único duelo anterior, disputado em 2023. Em caso de nova vitória, o pailista pode enfrentar o jovem boliviano de 20 anos Juan Carlos Prado Angelo ou o luxemburguês Chris Rodesch.
Bom começo de semana! Vão precisar jogar muito bem para avançar…a chave é dura para eles.
Na torcida sempre. Reis se superando no ano. Parabéns aos dois
O Reis deu bastante azar o sorteio e enfrenta um Argentino vindo de semi no CHL da semana anterior. Apesar de estar vindo numa sequência legal de recuperação, deve tomar primeira rodada.
Daniel pode ser que apronte, Popko ganhou um torneio no México recentemente, mas era no piso duro
Bons resultados no qualy, somando uns pontinhos, pena q o sorteio foi ingrato com ambos, vamos ver se conseguem surpreender nesse R1..
Ambos deram azar no sorteio. Mas continuamos na torcida. Reis está jogando melhor esse ano. Caiu por causa dos pontos da final em Florianópolis ano passado, mas acredito que ser continuar jogando assim, pode voltar ao TOP300.