Charleston (EUA) – Segurando o troféu de cristal do WTA 500 de Charleston no final da tarde de domingo, Jessica Pegula fez os agradecimentos habituais na quadra. E então ela fez uma pausa e mudou para uma reminiscência sincera.
“Eu cresci em Hilton Head, Carolina do Sul, indo para a Smith Stearns Tennis Academy”, disse Pegula, com a voz embargada, lágrimas aparecendo nos cantos dos olhos. “Aprendi a jogar tênis lá no saibro, que costumava ser a antiga Family Circle Cup… Depois passei alguns anos treinando aqui em Daniel Island no começo dos meus 20 anos. Poder vir aqui esta semana depois de duas longas semanas em Miami e levar o título é simplesmente incrível.”
Pegula ganhou o primeiro título de saibro de sua carreira aos 31 anos, derrotando a compatriota Sofia Kenin por 6/3 e 7/5, após três cansativas semanas. Em 21 de março, Pegula venceu sua primeira partida em Miami. Ela chegou até a final, perdendo para a número 1 do mundo, Aryna Sabalenka, mas continuou comprometida em jogar o que ela considera seu torneio local. A vitória sobre Kenin foi sua 10ª em 11 partidas, em um período de apenas 17 dias. Como resultado, Pegula é a americana mais bem classificada no ranking mundial, em 3º lugar, trocando de lugar com Coco Gauff. Além disso, totaliza 25 vitórias na temporada, com vantagem de duas sobre a adversária mais próxima.