Miami (EUA) – Finalista da edição passada do Masters 1000 de Miami, Grigor Dimitrov está a uma vitória de repetir a campanha da última temporada. Mas para chegar à semifinal, o búlgaro teve que vencer uma batalha contra o argentino Francisco Cerúndolo, 24º do ranking, salvando um match-point na vitória por 6/7 (6-8), 6/4 e 7/6 (7-3) em 2h48 de partida.
Esta foi a vitória de número 150 que Dimitrov consegue em Masters 1000. Ele chega à sua 12ª semifinal em torneios deste porte, a primeira desde Miami no ano passado e busca a quarta final de Masters, com um título de Cincinnati em 2017. No circuito da ATP, ele tem nove conquistas e 12 vices.
O próximo adversário de Dimitrov pode ser Novak Djokovic ou Sebastian Korda. O búlgaro tem apenas uma vitória em 13 jogos contra o sérvio. Já contra o norte-americano, venceu uma vez e perdeu duas.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Já Cerúndolo tentava chegar à sua segunda semifinal em Miami, repetindo o resultado de 2022. O argentino de 26 anos alcançou às quartas no torneio pela terceira vez na carreira.
A memorable milestone 💎@GrigorDimitrov saves a match point to defeat Cerundolo and win his 150th Masters 1000 match! #MiamiOpen pic.twitter.com/sCQe7IyXvR
— Tennis TV (@TennisTV) March 27, 2025
Duelo com estatísticas equilibradas
A partida começou com uma quebra para cada lado e Dimitrov não pode reclamar das chances que teve no primeiro set. Quando liderava por 5/4, o búlgaro chegou a ter cinco set-points, mas Cerúndolo sobreviveu e confirmou o difícil game de serviço. Já no tiebreak, foram mais duas chances para Dimitrov. Em uma delas, errou um voleio fácil. As oportunidades perdidas custaram caro e Cerúndolo aproveitou a primeira chance que teve de fechar o set. O argentino fez 13 a 8 nos winners e cometeu 22 erros contra 24.
Apesar da frustração pela perda do primeiro set, Dimitrov começou o segundo da melhor maneira possível. Ele conseguiu uma quebra e depois confirmou rápido o saque para abrir 2/0. O búlgaro não enfrentou break-points e cedeu apenas três pontos em seus games de serviço na parcial. Mais agressivo em quadra, Dimtirov liderou a contagem de winners por 10 a 6, mas também cometeu mais erros, 9 a 6.
Giving EVERYTHING 😱@GrigorDimitrov running on fumes but still RUNNING! #MiamiOpen pic.twitter.com/FH6JMcbhbN
— Tennis TV (@TennisTV) March 27, 2025
Já no terceiro set, Cerúndolo começou melhor e chegou a liderar por 3/0. Mesmo com evidentes sinais de desgaste, o búlgaro conseguiu devolver a quebra e foi confirmando seus games de serviço. Ele ainda salvou um match-point no saque, quando perdia por 6/5, antes de forçar o tiebreak.
A reação na partida deu confiança ao búlgaro, que abriu o game-desempate com uma ótima passada e depois susentou um longo rali para fazer 5-1. Cerúndolo diminuiu a diferença após uma dupla falta do adversário, mas Dimitrov fez um winner de devolução que o deixou bem perto da vitória, confirmada logo na sequência. O jogo terminou com números equilibrados, 31 a 30 nos winners para Cerúndolo, que cometeu 43 erros contra 46.
Dimitrov vai precisar de uma câmara hiperbárica.
Saiu num bagaço no final do jogo, a noite vai ser longa…
“Ele chega à sua 12ª final em torneios deste porte”
Ele ainda nao chegou na final
Tênis é ingrato: Cerundolo faz mais winners e cometeu menos erros e, ainda assim, perdeu o jogo.
Acho que o Dimitrov será presa fácil na semifinal pois não se recuperará plenamente a tempo. Ele saiu exaurido da partida, e se pegar o Djoko então…
Paulo, eu acho que Dimjtrov terá uma enorme vantagem de mais de 24 horas do que seu para se recuperar para a semifinal… Enquanto Dimitrov já está classificado para a semifinal, o seu futuro adversário ainda terá que jogar quarta-de-final hoje à noite ainda e terá bem menos tempo de recuperação para enfrentar o Dimitrov…
E vai ser contra o Djokovic mesmo. Coitado do Dimitrov, ao final da partida com o Cerundolo estava exausto, parecia até se sentir mal, acho que mesmo com um maior tempo para descanso será uma presa fácil para o sérvio que está inteiro.
Ele não só chegou a uma final, como já foi campeão de um Master 1000 em 2017.
Dimitrov saiu “quebrado” da quadra.
Tomara que se recupere e faça uma ótima semifinal seja contra quem for.
Dimitrov terá vantagem de um dia a mais de descanso que seu adversário da semifinal que jogará hoje à noite ainda… Isso sim é uma ótima vantagem!!!
Na prática não será assim, pelo estado que Dimitrov saiu da quadra, me deu até pena. Djokovic, que está inteiro, é amplo favorito contra o búlgaro.
O pobre saiu carregado da quadra e já no túnel foi preciso usar uma cadeira de rodas …tomara que se recupere bem !