Acapulco (México) – Campeão em Dallas, duas semanas atrás, o canadense Denis Shapovalov estendeu sua sequência de vitórias para oito partidas e já está nas semifinais do ATP 500 de Acapulco. Na noite de quinta-feira, o cabeça de chave 9 no torneio levou um susto e perdeu o primeiro set para o norte-americano Marcos Giron, mas depois se recuperou e venceu de virada com o placar de 4/6, 6/3 e 6/2.
“Eu joguei bem, definitivamente, mas tive que lutar. Não diria que estava superando-o completamente, estava tentando mover a bola um pouco mais, mudar trajetórias e meio que brincando um pouco de gato e rato até finalmente resolver bater com um pouco de força na bola. Foi definitivamente muito mais uma partida de xadrez hoje”, destacou Shapovalov, que venceu o norte-americano pela primeira vez em três duelos
O jogador de 25 anos se juntou ao compatriota Félix Auger-Aliassime como os únicos a chegar a várias semifinais de ATP 500 nesta temporada. A 23ª semifinal de nível de turnê de Shapovalov é sua primeira ao ar livre desde Tóquio em 2022.
Em busca de sua segunda final no ano e a nona da carreira, ele terá pela frente o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, que acabou com a festa do convidado da casa Rodrigo Pacheco Mendez ao bater o mexicano com duplo 6/2. O tenista de 25 anos está em ótima forma no começo de 2025, foi vice-campeão em Delray Beach, no início deste mês e chegou nas oitavas de final no Australian Open.
Machac também confirma favoritismo
Além de Shapovalov, o outro cabeça de chave que chegou às quartas de final também avançou e foi para a semi de Acapulco. O tcheco Tomas Machac fez valer a condição de oitavo mais bem cotado ao título e derrotou o jovem norte-americano Learner Tien em sets diretos, com o placar final de 6/3 e 7/5 para chegar à sua quarta semifinal em nível ATP.
Machac, que também chegou às semifinais em setembro passado em Tóquio, é apenas o primeiro tcheco semifinalista no evento em mais de 25 anos e o segundo no geral, depois de Jiri Novak (1996 e 1998). Sua campanha nesta semana está o levando para o 22º lugar no ranking da ATP, ultrapassando assim o compatriota Jiri Lehecka para recuperar o título de tcheco número 1.
Após derrotar Tien, vice-campeão do Next Gen Finals de 2024, Machac enfrentará o campeão do Next Gen de 2022, o também norte-americano Brandon Nakashima, que eliminou o belga David Goffin também em dois sets, marcando parciais de 7/6 (7-4) e 6-2 para avançar para sua sétima semifinal de ATP, nas quais soma três vitórias e três derrotas até então.