Porto Alegre (RS) – O goiano Guto Miguel teve excelente atuação nesta sexta-feira e garantiu vaga na semifinal da Brasil Juniors Cup, torneio ITF J300 nas quadras de saibro da Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre. Guto não deu chances para o argentino Ian Vertberger e aplicou um duplo 6/0. O torneio segue até o próximo domingo e a final terá transmissão da NSports, a partir do meio-dia.
Esta é a segunda ‘bicicleta’ que Guto marca no torneio, repetindo o resultado da estreia contra o boliviano Santiago Lora. E nas oitavas, diante do peruano Nicolas Baena, o goiano de 15 anos e 43º do ranking cedeu apenas cinco games.
“Minha preparação para chegar aqui foi muito boa e tenho conseguido aplicar que eu faço nos treinos. Agora a expectativa é seguir nesse ritmo e buscar mais uma vitória”, disse Guto após a rápida partida desta sexta-feira.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Na semifinal deste sábado, não antes de meio-dia, Guto enfrenta o norte-americano Noah Johnston, que venceu o romeno Yannick Alexandrescou por duplo 7/5. O torneio dá 300 pontos ao campeão, 210 para o vice e 140 para os semifinalistas.
O outro finalista da chave masculina virá da partida entre o norte-americano Keaton Hance e o búlgaro Ivan Ivanov. Na disputa feminina, Thea Frodin e Annika Penickova fazem um duelo norte-americano em uma das semifinais. Já a argentina Luna Cinalli enfrenta a lituana Laima Vladson.
Melhor ranking da carreira
O ranking juvenil considera os seis melhores resultados em simples e mais 25% da soma entre os seis melhores resultados nas duplas. Guto tem 60 pontos a defender, por ter alcançado as oitavas no ano passado, e está se aproximando do top 30. E se vencer mais uma pode chegar até o 23º lugar.
Nauhany Silva busca seu maior título nas duplas

A jovem paulista de 14 anos Nauhany Silva disputará a final de duplas, ao lado da argentina Sol Larraya. Elas venceram a jamaicana Alyssa James e a norte-americana Capucine Jauffret por duplo 6/1. As adversárias da final serão as principais cabeças de chave, Thea Frodin e Kaitlyn Rolls, ambas dos Estados Unidos.
Naná é a atual 147ª do ranking mundial juvenil da ITF. O torneio de duplas dá 225 pontos às campeãs, 157 para as vices. Em simples, a brasileira parou nas oitavas e faz 60 pontos, mas defendia 100 pontos das quartas do ano passado. Ela tem três títulos de ITF em simples, o maior deles um J200 na Bolívia no fim do ano passado, e busca o primeiro troféu nas duplas.
Brasil nas quatro finais da Cosat
Em Caxias do Sul, no Recreio da Juventude, o Brasil terá representantes nas quatro finais do circuito da Confederação Sul-Americana (Cosat). Em duelo nacional nos 16 anos, Gustavo Albuquerque venceu a semifinal contra Davi de Sousa por 6/2 e 6/4. Ele enfrenta o argentino Demian Luna. Na chave feminina, Maria Eduarda Carbone venceu a peruana, Luciana Luna por 6/0 e 6/4. Ela enfrenta outra peruana, Nicole Alva, principal cabeça de chave, que venceu Giulia Ferreira por 6/2 e 6/3.
A final feminina de 14 anos terá duas brasileiras: Clara Coura venceu Manuela Banietti por 6/3 e 6/1, enquanto Eduarda Gomes superou Flavia Cherobim por 6/2 e 6/1. Já no masculino, Miguel Ferraz venceu o peruano Stefano Huanca por 1/6, 6/3 e 6/4. Seu adversário na final é o venezuelano Ignacio Mejias.
Finais no Tennis Kids, de 12 anos
Sede das competições 12 e Tennis Kids da BJC, o São Leopoldo Tênis Clube também terá suas finais neste sábado, a partir das 9h. Dois tenistas do Rio Grande do Sul estarão presentes nas decisões. Na categoria 12 anos feminina, Valentina Britto jogará contra a paulista Sofia Sanson; e na categoria 11 anos masculina Rafael Dietrich enfrenta o paranaense Benicio Lucizano.
A tenista Maya Kern, que treina no São Leopoldo Tênis Clube, encerrou sua participação no torneio nesta sexta. Ao lado de Valentina Britto, ela perdeu a semifinal de duplas para Maria Eduarda da Costa e Sofia Sanson, de São Paulo.
Eduardo Trovo cai na semifinal no México
O juvenil paulista de 17 anos Eduardo Trovo caiu na semifinal do ITF J30 de San Luis Potosi, em quadras duras no México. Ele superou se retirou da partida contra anfitrião Sebastian Puente quando perdia por 6/3 e 1/0. Há duas semanas, Trovo jogou uma final de ITF J60 em Queretaro, também no México.
Bicicleta em argentino é para comemorar de verdade.
Guto está voando. Tomara que mantenha o embalo e chegue a final
Parabéns Guto, time e família. Trabalhando duro a muito tempo. Se deus quiser será um grande campeão representando o Brasil e o nosso estado de Goiás.
Parabéns Guto Miguel, com esforço e dedicação será um grande tenista.
Olha só, está dado o próximo Big 3: Sinner, Fonseca e Guto.
Mas…. sem pressão… kkkkk
Tem estilo e tem.jogo o garoto. Tá com jeito que vai vingar (quer dizer, vai ter tênis pra top 100 ou mais) boa sorte ao Guto
Guto macetando lá em POA! Espero vê-lo na final e sendo campeão. O nível dele é claramente superior a esse nível de torneio juvenil…
Não mesmo ! Cabeça 1 é #9 do mundo . Cabeça 2 é o #13 . Nível muito acima dos demais J300 , empurrado pelo J500 na semana seguinte .
Vamos parar de desmerecer nossas boas performances .