Londres (Inglaterra) – Apesar de estar suspenso das competições por três meses, após chegar a um acordo com a Agência Mundial Antidoping (WADA), Jannik Sinner permanece na liderança do ranking da ATP e chegou nesta segunda-feira à marca de 37 semanas como número 1. Com isso, o italiano já supera o número de semanas no topo do ranking do espanhol Carlos Alcaraz, um de seus principais rivais na atualidade.
O período de Sinner na liderança já é o 16º maior da história da ATP. E ele está muito próximo de alcançar as 40 semanas de Ilie Nastase, as 41 de Andy Murray e as 43 de Gustavo Kuerten como número 1 do mundo. Sua diferença no ranking para o alemão Alexander Zverev, segundo colocado, é de 3.195 pontos. Atuando no saibro sul-americano, Zverev é o principal cabeça de chave do Rio Open.
Já a diferença para Alcaraz, terceiro colocado no ranking da ATP, é de 3.720 pontos. E o espanhol ainda tem a defender os mil pontos do título de Indian Wells. Mas como caiu nas quartas em Miami e Madri, além de não defender pontos em Monte Carlo, ainda pode diminuir a distância. O espanhol joga em Doha nesta semana.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O italiano voltará às competições no Masters 1000 de Roma, que começa em 7 de maio. Até lá, ele só perde 1.600 pontos, do título em Miami, semifinal em Monte Carlo e quartas em Madri. Lembrando que o italiano já havia perdido os pontos feitos no Masters de Indian Wells do ano passado, quando chegou à semi, após o teste positivo para a substância proibida clostebol na semana do torneio em março de 2024.
Vamos torcer muito para a recuperação do João
ainda longe das 237 semanas consecutivas, o recorde mais difícil e importante do tênis
O mais importante pq é o único que restou pro goat da entressafra… kkk
Tb sou fã de federer, porém menos né cara… Menos…. Heheh
Recorde mais importante é de Grande Slam
O cara é tão fora da curva, que mesmo pegando um gancho de 3 meses, ainda assim, voltará como número 1… kkk
kkk.
O único com áurea de imbatível hoje no tênis é ele. Vai ser interessante esta volta.
tá jogando muito
O número 1 legítimo deixou o ex-número 1 fake pra trás
O Alcaraz ganhou pontos suficientes pra se colocar como nº 1 do ranking. Começou em set/2022 e ficou até jan/2023 como primeiro do ranking merecidamente. O Djokovic fez uma escolha, ficou proibido de jogar alguns torneios, e os tenistas que estavam ativos no circuito jogaram e ganharam os pontos que estavam em disputa. Por isso foi justíssima a estada do Alcaraz na primeira posição do ranking. O Djokovic nunca questionou ou reclamou sobre isso. Eu sou fã do Nole e reconheço o Alcaraz como legítimo nº 1 do ranking no período de set/2022 a jan/2023.
Vou refrescar sua memória, caro Carlos Alberto:
– além dos impedimentos por falta de vacina, Djokovic foi campeão de Wimbledon em 2022, mas não recebeu os pontos em razão da questão russa, sendo prejudicado em 2 mil pontos;
– Nadal estava bem ainda em 2022, tanto é que venceu os primeiros Slams do ano, mas se lesionou;
– Zverev estava em seu auge, a uma vitória de se tornar nº 1 do ranking e jogando de igual pra igual com Nadal em RG, quando também se lesionou.
Logo, pra Alcaraz se tornar nº 1, precisou de 4 fatores:
– lesão de Nadal;
– lesão de Zverev;
– escolha vacinal de Djokovic;
– Wimbledon não ter pontuado em 2022.
Se você vê mérito e acha legítimo se tornar nº 1 assim, tudo bem.
Eu não acho, devido a esses 4 fatores, que são asteriscos na ascensão dele ao ranking.
As semanas de liderança durante a suspensão serão contadas ?
Sim, são consideradas.
Sim, aerão.