Swiatek busca dura virada e revê Rybakina nas quartas de final

Foto: Jimmie48/WTA

Doha (Qatar) – Depois de passar sem sustos por sua estreia no WTA 1000 de Doha, a polonesa Iga Swiatek teve muito mais trabalho nesta quarta-feira nas oitavas de final. A jovem tcheca de 20 anos Linda Noskova teve uma grande atuação e jogou de igual para igual com a número 2 do mundo, mas no final acabou sucumbindo diante da tricampeã seguida do torneio, levando a virada com parciais de 6/7 (1-7), 6/4 e 6/4, em batalha de 2h33.

Esta foi a 14ª vitória seguida de Iga na competição. A polonesa também marca sua quinta vitória em seis jogos contra Noskova, mas pela terceira vez seguida o jogo só foi definido no terceiro set, como já havia acontecido no WTA 1000 de Miami e na Billie Jean King Cup na última temporada. A vitória de Noskova foi no Australian Open do ano passado.

Para ampliar a ótima sequência em Doha e chegar ao 15º triunfo, Iga terá mais um enorme desafio pela frente.  Ela enfenta nas quartas de final será a cazaque Elena Rybakina, que mais cedo obteve uma firme vitória sobre a eslovaca Rebecca Sramkova, com o placar final de 7/6 (7-1) e 6/2, depois de 1h26 de confronto. Será uma reedição da final do ano passado em Doha, vencida pela polonesa em sets diretos. O reencontro será nesta quinta-feira, por volta das 11h (de Brasília).

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Sétima colocada no ranking, Rybakina leva vantagem no retrospecto. Foram sete embates até então e a cazaque venceu quatro, o último deles no saibro de Stuttgart, no ano passado. Ela também triunfou em Roma, Indian Wells e no Australian Open, todos em 2023. A polonesa obteve vitórias em Ostrava em 2021, além da última final de Doha e da semi da United Cup nesta temporada.

“Todo jogo contra a Linda é super difícil. E estou muito orgulhosa por ter me mantido sólida até o final. Não foi fácil enfrentar o saque dela, mas aproveitei as minhas chances”, disse Swiatek, a respeito da rival que disparou 16 aces na partida. A polonesa também projetou o duelo com Rybakina nas quartas. “É uma jogadora experiente e sei que tenho estar 100% para vencer. É claro que a última partida que fizemos é ótima para assisitr e me preparar, mas sei que será uma batalha”.

Jogo duro e definido no detalhe

O primeiro set do duelo entre Swiatek e Noskova foi dominado pelas sacadoras e não teve uma quebra sequer. A polonesa foi quem mais teve chances no decorrer das disputa, desperdiçando cinco break-points contra apenas um da rival. A vice-líder do ranking acabou pagando caro por isso, uma vez que não conseguiu jogar bem no tiebreak, perdeu todos os pontos com o saque e venceu apenas um com a devolução, saindo atrás o marcador.

Iga se recuperou a faturar a segunda parcial, desta vez com um aproveitamento um pouco melhor nos break-points. A polonesa, que já falou publicamente que o saque da tcheca é um dos mais difíceis de devolver, conseguiu efetivamente disputar mais pontos nas devoluções.

Ela converteu duas das quatro chances de quebra que teve a seu favor, enquanto Noskova anotou uma quebra em duas oportunidades. A tcheca ainda teve a chance de empatar quando a polonesa sacava para fechar, mas não aproveitou. Mais agressiva em quadra, Swiatek fez 13 winners contra só 7 da rival no set.

Na largada do terceiro e decisivo set, a número 2 do mundo parecia que iria garantir o triunfo com um pouco menos de trabalho, abrindo 2/0 de cara. Só que Noskova reagiu e buscou a igualdade em 2/2, que permaneceu até a reta final. Swiatek então bateu o saque da tcheca no nono game e então sacou para selar a vitória. A tcheca fez um winner a mais, 38 a 37, mas cometeu 33 erros contra 25 da polonesa. Nos break-points, Iga aproveitou quatro de sete e só perdeu dois games de saque.

Subscribe
Notificar
guest
8 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
8 horas atrás

Essa Linda vai dar muito trabalho no futuro.
Parece ser muito calma.

William
William
7 horas atrás
Responder para  Samuel, o Samuca

Fez 16 aces…Saca demais a Noskova.

trackback

[…] Leia a matéria na integra em: tenisbrasil.uol.com.br […]

Luiz
Luiz
8 horas atrás

Swiatek tem chances reais de voltar ao número 1, mas precisa contratar um especialista em saque urgente para ajudar na carreira! Esse saque apenas com quick já não faz mais tanto efeito, principalmente porque as jogadoras estão se ajustando para receber, dão um passo para trás e já conseguem devolver, principalmente se for alta igual Rybakina e Sabalenka. Fora isso, segundo saque sempre muito fraco, lento. Esse treinador novo que ela contratou ainda não mostrou diferença nenhuma no jogo dela

Rafael Guimaraens
Rafael Guimaraens
7 horas atrás

Noskova joga demais. Se não desse uma vacilada no 5 a 5, eliminava a Iga.

Paulo Justos
Paulo Justos
7 horas atrás

Linda tem um saque que é uma pintura tanto que fez um game de saque com a Iga sem poder fazer nada só olhar, mas como espectador, particularmente, eu acho chato porque não tem jogo.

Iga tirando um gatinho da cartola. O duro vai ser repetir isto amanhã contra a Ribakina.

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
6 horas atrás
Responder para  Paulo Justos

Foi lindo ver a Linda fazer um game real, ou seja, fechar o game com quatro serviços, todos aces.
Game real é como conhecemos essa raridade. Não sei se em outras regiões do Brasil é assim.

Ramires
Ramires
5 horas atrás

Tomara que der rybakina, pq se não vai ficar MT monótono e iga vai ganhar doha dnv

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.