Alcaraz derrota Hurkacz em três sets e busca conquista inédita na carreira

Foto: ABN AMRO Open

Roterdã (Holanda) – Principal candidato ao título no ATP 500 de Roterdã, onde faz sua estreia nesta temporada, o espanhol Carlos Alcaraz fez valer sua condição e está garantido na final do torneio. Neste sábado, ele teve pela frente um inspirado polones Hubert Hurkacz, que deu trabalho e levou a partida até o terceiro set, mas no final sucumbiu e perdeu com o placar final de 6/4, 6/7 (5-7) e 6/3.

Alcaraz vai em busca de seu 17º título no circuito, o primeiro desde o ATP 500 de Pequim no ano passado. Será a 21ª final da carreira do espanhol e a primeira em quadras cobertas. Seu adversário na decisão deste domingo, às 11h30 no horário de Brasília, será o australiano Alex de Minaur, que mais cedo acabou com a festa de Mattia Bellucci e dominou o italiano do começo ao fim.

O começo da partida foi todo de Hurkacz, que estava afiado e bastante agressivo, conseguindo encurralar o espanhol sem lhe dar chance. O polonês venceu os três primeiros games, com uma quebra de zero no segundo e por pouco não fez ainda mais, deixando escapar um break-point no quarto e mais três no sexto, quando Alcaraz teve que mostrar forças para sair de 0-40 para confirmar.

Depois de passar enorme aperto para evitar que o rival anotasse outra quebra e abrisse 5/1, o principal favorito ao título cresceu em quadra, conseguiu impor maior aceleração nos golpes e fez dois grandes pontos no game seguinte para devolver o break e buscar o empate. A partir de então, Alcaraz teve maior controle das ações, bateu novamente o saque de Hurkacz e venceu cinco games seguidos para levar o set.

Aproveitando o embalo, Alcaraz por pouco não começou quebrando na segunda parcial, mas deixou escapar três break-points logo no primeiro game. Na sequência os sacadores prevaleceram, nenhum dos dois lados teve qualquer outra chance de quebra e a definição foi para o tiebreak.

No sexto desempate que os dois disputam em quatro duelos, todos vencidos por Alcaraz, pela primeira vez o espanhol levou a pior. Ele chegou a abrir 5-4, mas perdeu os dois pontos seguintes com o saque, cometendo uma dupla falta no processo, e viu Hurkacz dar a volta por cima e fechar no primeiro set-point que teve a seu favor, forçando a disputa do terceiro set.

Sem se abater com o resultado do tiebreak, Alcaraz largou com tudo na parcial final, venceu os nove primeiros pontos, anotou uma quebra no segundo game e abriu 3/0 de cara. Com o placar favorável, ele não deu brechas para a recuperação de Hurkacz, confirmou todos os games de serviço que precisava, sem enfrentar break-points, e garantiu a vaga na final.

Subscribe
Notificar
guest
11 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Fernando Venezian
Fernando Venezian
13 dias atrás

O polonês teve sua grande chance de quebrar o tabu! Quadra fechada é um convite ao prazer para os sacadores! O grandalhão aínda tem um bloqueio contra os jogadores da primeira prateleira! Sofre muitas quebras de saque! Aí não dá

Flávio
Flávio
13 dias atrás
Responder para  Fernando Venezian

Fernando foi um jogão, então como eu dizia que seria jogo duro para Alcaraz e foi.

Victório Benatti
Victório Benatti
13 dias atrás

O Alcaraz conseguiu sacar bem, jogar um excelente tênis, e assim segurou o Hurkacz.
O Hurkacz tem um pouco de problemas de mobilidade. É grandalhão!
E também comete alguns erros bobos que acabam lhe custando caro.
Se o Alcaraz continuar jogando do jeito que está, amanhã o De Minaur não terá chance.
Só um milagre salva o De Minaur.

Flávio
Flávio
13 dias atrás
Responder para  Victório Benatti

Cara, Hurcskz jogou bem amigo, aliás, os 2 jogaram bem só que o Alcaraz teve mais sorte e isso faz diferença no jogo equilibrado.

M. Lima
M. Lima
13 dias atrás
Responder para  Flávio

Amg, n teve nd de sorte ali kkkkkk O Hurkacz jogou mt, começou sacando melhor e o Alcaraz começou um nível abaixo, tanto q o polonês quebrou o serviço dele já no primeiro game. Dps q o Carlitos subiu a marcha a história do jogo mudou totalmente! Ele começou a sacar mt melhor, e tbm foi mt superior na rede, sem contar q ele é bem mais rápido q o polonês. Nesse torneio o Alcaraz finalmente voltou a jogar no alto nível dele, e quando ele está nesse nível ngm tem chance.

Flávio
Flávio
13 dias atrás
Responder para  M. Lima

Claro que teve sorte amigo, pois o Hurcakz estava próximo de vencer o primeiro set e aí a história podia ser outra, mas sorte faz parte porque todos convivem com ela e o famoso BIG 3 já ganhou n títulos não só pela competência,mas também teve o fator sorte que faz parte, então hoje como foi uma ótima semifinal equilibrada em alguns detalhes a sorte fez a diferença para alguém que é absolutamente normal. Agora o Alcaraz é mais rápido que o polonês isso não tem como questionar, mas só isso creio eu não foi determinante no jogo e sim o detalhe do fator sorte ajudou, pois determinadas partidas que são equilibradas o que pode definir é a sorte aliada a parte mental porque nesse dia o próprio tenista faz tudo certo e uma bolinha sai por pouco ali não é erro, mas sim fator sorte que pode definir o jogo, claro que o Alcaraz teve um pouco mais de competência que o Hurcakz, mas o mesmo disse que o jogo foi imensamente disputado definido no detalhe. Então você citou que quando ele esta nesse nível ninguém tem chance, bom pode ser que sim ou não isso depende porque ele pode jogar o que jogou hoje, mas também o adversário também pode e aí sabemos que não há empate nesse esporte e o que vai definir é a sorte, que vou te lembrar uma que foi a final do master Cincinatti de 2023 cujo Alcaraz e Djokovic jogaram demais e o sérvio com problemas físicos conseguiu vencer no tiebreak decisivo e disputado, ou seja, ali a sorte definiu para o sérvio.

M. Lima
M. Lima
13 dias atrás
Responder para  Flávio

A única pessoa q teve sorte na partida de ontem foi o Hurkacz no tiebreak quando o Alcaraz tinha um mini break e acabou cometendo a dupla falta e entregando o segundo set de bobeira pro polonês, de resto venceu qm foi mais competente, ponto.

Flávio
Flávio
13 dias atrás
Responder para  M. Lima

Sim o Hurcakz teve um pouco de sorte no segundo, assim como Alcaraz teve sorte no primeiro set que faz parte do jogo amigo.

M. Lima
M. Lima
13 dias atrás
Responder para  Flávio

Vencer um set em q ele estava perdendo de 1-4 e 0-40 no serviço é sorte em q universo paralelo? Isso se chama habilidade! Sorte n teve absolutamente nd a ver com isso, ele melhorou mt no saque, devolução e passou a ser mais preciso nos ataques. Consequentemente ele diminuiu os erros n forçados. Td isso junto acabou deixando o polonês tremendo na base. N é à toa q o h2h entre os dois é 4-0!

Guilherme E.S. Ribeiro
Guilherme E.S. Ribeiro
13 dias atrás

21 finais com apenas 21 anos. E já pode conquistar o 17º título de ATP. É um fora de série

Rafael Lucena
Rafael Lucena
13 dias atrás

No geral foi um jogaço mesmo, mas o Hurkacz, pelamor… Apagão total no 1º set, com 4×1 e 0x40 no saque do Alcaraz e conseguiu perder. Jogo de rede horroroso, entregou vários pontos porque sempre fazia o aproach completamente errado, precisa melhorar muito. Nada disso tira o mérito do Alcaraz, que soube sair das águas profundas e vencer o jogo salvando pontos inacreditáveis. Essa é uma das características dos jogadores monstros como ele. Acho que vai passar pelo De Minaur de maneira mais tranquila e levantar o caneco.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.