Hasselt (Bélgica) – Um momento no mínimo inusitado determinou a vitória da Bélgica sobre o Chile, por 3 a 1, no confronto entre os dois países por vaga nas oitavas de final do Grupo Mundial da Copa Davis.
Zizou Bergs quebrou o serviço de Cristian Garin no set final para fazer 6/5, o que lhe daria direito de sacar para a vitória e a classificação, mas no caminho para o banco de reservas deu um pulo para comemorar o momento em direção a seu banco. Só que no meio do caminho estava Garin, que foi abalroado, caiu e atestou um olho roxo.
— El Javi de la Gente (@Javi_DeLaGente) February 2, 2025
O supervisor Carlos Ramos considerou o ‘encontrão’ como não proposital – é possível ver Bergs pedindo desculpas imediatamente -, enquanto o time chileno queria a desclassificação. Como isso não aconteceu, Garin se recusou a disputar o game seguinte, levou advertências até ser eliminado.
Garin havia dado o empate ao Chile no primeiro dia de competição, ao vencer Alexander Blockx por 7/6 e 6/1, pouco depois de Bergs superar Tomas Barrios, por 6/4 e 6/3. No primeiro jogo de domingo, os belgas assumiram a liderança com a vitória de Sander Gille e Joran Vliegen sobre Barrios e Nicolas Jarry, por 6/3, 3/6 e 6/3.
A Bélgica agora irá até a Austrália para as oitavas de final, marcadas para 12 a 14 de setembro.
Espanha enfrentará a Dinamarca
Como se esperava, mesmo o time reserva da Espanha não teve dificuldade para ganhar da Suíça, no piso sintético coberto de Biel. No sábado, Pedro Martinez havia batido Dominic Stricker, por 6/4 e 7/6, e Roberto Carballes superou Jerome Kym, 6/4 e 6/4. E logo na dupla, o time espanhol selou a vitória, com Martinez e Jaume Munar marcando 6/4 e 7/5 sobre Stricker e Marc-Andrea Huesler.
Dessa forma, a Espanha avança para as oitavas de final e enfrentará em casa a Dinamarca de Holger Rune, responsável pela virada heróica sobre a Sérvia fora de casa no sábado.
Hungria bate Canadá fora e encara a Áustria
Sem contar com seus dois principais jogadores, Félix Auger-Aliassime e Denis Shapovalov, o Canadá foi superado em casa pela Hungria de Fabian Marozsan e Martons Fucsovics. Depois de abrirem 2 a 0 no primeiro dia, os visitantes viram os anfitriões empatarem o confronto neste domingo, com triunfos de Liam Draxl e Vasek Pospisil nas duplas e de Gabriel Diallo nas simples, levando a decisão para o quinto e decisivo jogo. No entanto, a reação canadense foi freada por Fucsovics, que bateu Alexis Galarneau em sets diretos, parciais de 7/6 (10-8) e 6/4.
Agora, a Hungria segue para enfrentar a Áustria, que não tomou conhecimento da Finlândia e venceu o duelo em Schwechat por 4 a 0.
Meu Deus! Onde foram arranjar os juizes de cadeira para os jogos na Europa neste final de semana? Neste caso, na minha humilde opiniao, o juiz nao precisava nem chamar o diretor. A cena estupida foi na frente dele, e ele era para ter eliminado o rapaz na mesma hora. Estou com o Garin em nao jogar o ultimo game. Eu nao quero nem saber se foi acidental ou nao. Foi violento, acabou. Aquilo nao existe em tenis.
Concordo contigo EDIL !!! Não colou essa desculpa esfarrapada que foi sem querer… Deu para ver claramente que Zizou Bergs deu uma “ombrada” no olho do Garín, puxou-lhe a camisa e ainda o derrubou no chão com o encontrão… O Garín é enorme perto desse Zizou Bergs e o cara foi de encontrão proposital contra o chileno… Isso é MMA ou tênis ???
Sandro, eu tambem achei que a chamada da materia da a impressao que o Garin e’ o culpado daquilo tudo, quando na realidade ele foi a victima. O Chile era para empatar em 2 x 2 ali. Uma lastima.
mimimimi nada demais, não quer jogar tchau
três palavras definem o seu “comentário”: mi, mi, mi
Sim. Foi claro . Ele se jogou para dar um tranco de ombro mas pegou na cabeça do garin
Perfeito
Exatamente, Edil, concordo plenamente com tudo que vc disse.
Aproveito para lembrar dos dois erros grosseiros, erros clamorosos que prejudicaram o Brasil num game decisivo da partida em que Thiago Wild enfrentava Arthur Fils. O árbitro alemão, Timo Janzen, errou feio duas vezes no mesmo último game da partida em favor da França.
Vamos ver se foi no mesmo esporte: durante um Grand Slam, um tenista bateu a bola para trás e inadvertidamente atingiu uma árbitra de linha e embora tenha se desculpado imediatamente e não tenha ficado nenhuma lesão perceptível, o tenista foi eliminado da competição. Agora vemos um tenista dar um encontrão não proposital, mas que de fato atingiu e machucou o jogador adversário e o juiz considera isso um “ato normal do jogo”? Como dizia um antigo humorista, eu só queria entender…
Bem lembrado Paulo. Eu ja’ vi eliminacao por muito menos, como por exemplo, por ameaca de violencia verbal.
Pelas imagens me pareceu proposital , o Garín é bem mais alto que o Zizou, impossível ele não ter visto um cara enorme na frente dele quando deu uma ombrada no olho do Garin.. veja o vídeo…
O caso do tal tenista que acertou a árbitra de linha foi muito mais grave. Tenha o mínimo de vergonha, Paulinho.
Lógico que era motivo para a desclassificação. No entanto, os europeus e americanos ainda apitam demais.
sul-americanos passaram vergonha no crédito e no débito este final de semana. Vitimismo e hipocrisia não levam ninguém a lugar algum.
No caso do chileno não é vitimismo, veja o vídeo! O belga deu uma ombrada no olho do chileno, tinha que ser desclassificado!
A Argentina é Sul-Americana e se classificou com méritos dentro da Noruega!
Argentina se classificou. E sobre o Chile veja o vídeo deste acontecimento com o Garin.
Vittimismo é uma coisa. Ser disinformado é outra coisa.
Vira-lata detectado. Submissão e subserviência em relação à europeus e norte-americanos não levam ninguém a lugar algum.
Pra começar a conversa nem involuntário foi….
O cara falar que não viu o Garin é uma piada, nem correndo o Chileno estava.
Inacreditável o Garin ter sido punido.
A ITF poderia admitir logo que a América do Sul não é bem vinda…
Que lance absurdo… Tinha que ser eliminação e multa de forma imediata… No mínimo…
Olha os erros absurdos que aconteceram no jogo do Wild…
E a própria Argentina que se classificou, por mais de uma vez ficou contrariada com decisões dos árbitros…
Não importa se é intencional ou não, foi uma agressão e o belga tinha que ser desclassificado imediatamente!
Esse árbitro gosta de show, gosta de aparecer… E mais uma vez a balança pendeu pro lado da Europa!
Com todo respeito a todos os colegas que comentaram o episódio, vou discordar da maioria. Vi e revi várias vezes o vídeo do “encontrão”. O Garín vê que o Bergs vem correndo para comemorar com o time belga, mas não faz nenhuma questão de evitar a colisão. Acho que seria razoável o Garín esperar o belga passar, e o Bergs pode ter pensado o mesmo.
Enfim, fiquei com a impressão que o Garín, venda a vaca indo para brejo ao ser quebrado em 5/6, tentou provocar uma situação que pudesse causar default do adversário.
Que vergonha esse chileno Garin, lance totalmente sem querer, esbarrão de leve, se jogou como se tivesse levado um tiro… Sabia que o jogo estava perdido e quis dar uma de esperto… Incrível alguém achar que o belga deveria ser desclassificado…