São Paulo (SP) – O time do Brasil já está a caminho da Itália para a disputa da fase de grupos das finais da Copa Davis. Nesta quinta-feira, a delegação embarcou rumo a Bolonha, onde enfrenta a anfitriã e atual campeã, além de Bélgica e Holanda. Os jogos acontecem de 10 a 15 de setembro e são válidos pelo Grupo A.
Esta é a primeira vez do Brasil nesta fase da competição – desde o novo formato, em 2019. Se terminar em primeiro ou segundo lugar, a equipe ainda avança à fase final, marcada para 19 a 24 de novembro, em Málaga, na Espanha.
Nesta fase da competição, o Brasil estará representado por Thiago Monteiro, número 75 do ranking ATP, Felipe Meligeni (#139), João Fonseca (#160), além dos duplistas Rafael Matos (34° no ranking de duplas da ATP) e Marcelo Melo (#38).
Ao falar dos confrontos, o capitão Jaime Oncins ressaltou o alto nível dos adversários, mas destacou a confiança dos brasileiros. “Sabemos que é um grupo difícil, com alguns dos principais tenistas do mundo, mas estamos otimistas. Vamos chegar com um bom tempo de antecedência para iniciar os treinos e nos prepararmos da melhor maneira possível”, pontuou.
A equipe deve chegar nesta sexta-feira à cidade italiana para iniciar a preparação. Presente nas quartas de final do ATP Challenger de Gênova, no mesmo país, Monteiro deve encontrar os colegas após o torneio.
A competição começa no dia 10, terça-feira, mas a estreia do Brasil acontece só na quarta-feira, contra a Itália, do número 1 do mundo Jannick Sinner. Também fazem parte da equipe Lorenzo Musetti (#18), Luciano Darderi (#37), Andrea Vavassori (número 9 o ranking de duplas da ATP) e Simone Bolelli (#10).
Já na quinta-feira, dia 12, será a vez dos brasileiros enfrentarem a Holanda. Fazem parte da delegação Tallon Griekspoor (#40), Botic van de Zandschulp (#74), Jesper de Jong (#128), além dos duplistas Wesley Koolhof (#14) e Robin Haase (#58).
Encerrando a fase de grupos, o Brasil joga contra a Bélgica, representada por Zizou Bergs (#80), Joris De Loore (#211) Sander Gille (35º do ranking de duplas da ATP) e Joran Vliegen (#35).
Caminho até a inédita participação
Esta é a primeira vez que o Brasil disputa a atual fase da Copa do Mundo de Tênis. O caminho até o feito inédito iniciou em fevereiro de 2023, quando a equipe venceu a China, por 4 a 0, pelos playoffs do Grupo Mundial l. Depois foi a vez de bater a Dinamarca, por 3 a 1, com vitória de Thiago Monteiro sobre o então número 4 do mundo, Holger Rune.
Já neste ano, os brasileiros selaram a vaga para as finais contra a Suécia, por 3 a 1, com duas vitórias de Monteiro, além de uma nas duplas, com Rafael Matos e Felipe Meligeni.
Horário e transmissão
Os jogos estão previstos para iniciarem às 10h (horário de Brasília) e terão transmissão ao vivo no canal DSports, disponível no Sky+.
Prá ter chance de passar, é fazendo uma mágica contra a Holanda.
Vai ser muito difícil. Mas vamos Brasil com tudo. Rumo a Vitória
Certamente n somos favoritos mas, dá sim pra sonhar em ganhar os confrontos contra Holanda e Bélgica.. imagino q vá de Monteiro e Fonseca nas simples e Matos + Meligeni nas duplas inicialmente
Penso da mesma forma. Espero que utilize o Fonseca. Contra a Itália é impossível, mas se encaixar da pra ganhar dos Países Baixos. Monteiro pode ganhar de qualquer um dos 2 simplistas da Holanda, apesar deles serem favoritos. E o Fonseca tem muito mais potencial que o Meligeni, num dia que oscile pouco e esteja inspirado também pode surpreender. Uma surpresa por parte do Meligeni já é mais dificil. Meu ponto de vista. Vamos ver e torcer.
Só tem alguma chance contra a Belgica. Itália e Holanda vai ser surra.
A classificação esperada é o terceiro lugar do grupo, vencendo apenas a Bélgica. A única chance de classificação pra próxima fase é surpreender a Holanda. Estou torcendo muito, mas a lógica é ficar nessa fase mesmo