PLACAR

Zverev bate De Minaur de virada e desafia Alcaraz

Foto: BNP Paribas Open

Indian Wells (EUA) – Pela segunda vez na temporada e a sétima em nove confrontos, o alemão Alexander Zverev barrou o australiano Alex de Minaur e repetirá a presença nas quartas de final do Masters 1000 de Indian Wells que obteve há três anos. O número 6 do mundo perdeu o primeiro set, mas conseguiu reagir com seu ótimo saque e paciência no fundo de quadra, completando a vitória com parciais de 5/7, 6/2 e 6/3.

Zverev será assim o adversário do espanhol e cabeça 2 Carlos Alcaraz e carrega consigo outro placar histórico favorável, já que ganhou cinco dos oito confrontos diante do ex-número 1 do mundo, incluindo as recentes quartas de final do Australian Open e a fase classificatória do Finals de novembro. A vitória desta terça-feira também recoloca o alemão no quinto lugar do ranking, ultrapassando o russo Andrey Rublev. Seu recorde pessoal foi o segundo posto em 2022.

Esta foi a vitória de número 50 do alemão diante de oponentes de nível top 10 em sua carreira, com saldo ainda negativo, já que perdeu 63 vezes. Entre os tenistas em atividade, ele só fica atrás de Novak Djokovic (257), Rafael Nadal (186), Andy Murray (105) e Stan Wawrinka (62).

Paciência para reagir
No segundo duelo da temporada envolvendo dois tenistas entre os 10 do ranking antes mesmo das quartas de final de um grande torneio – o outro foi entre De Minaur e Andrey Rublev nas oitavas do recente Australian Open -, De Minaur administrou muito bem as trocas de fundo de quadra ao longo do equilibrado primeiro set, com subidas oportunas à rede. Em janeiro, na United Cup, o australiano levou virada com placar muito parecido e por isso buscou ser mais proativo.

Com essa ousadia, De Minaur quebrou e abriu 4/2 e 5/3, mas falhou na hora de fechar com o saque a favor. Zverev foi ofensivo nas devoluções, mas não segurou novamente o próprio serviço num longo 11º game e aí o australiano não lhe deu chance de reação. Pior ainda, viu o adversário obter nova quebra logo na abertura do segundo set.

Mas o número 10 do mundo não aproveitou suas chances. Não apenas cedeu o empate logo em seguida, como desperdiçou break-point no terceiro game. Ainda que tenha sido econômico com os aces, Zverev enfim passou a trabalhar melhor com o primeiro saque e ficou mais paciente na hora de trocar bolas, esperando a hora certa de definir. De repente, passou a dominar a partida e ganhou cinco games seguidos, já incluindo a abertura do terceiro set.

De Minaur perdeu o ímpeto agressivo, apostou mais na consistência e desperdiçou dois break-points cruciais no quinto game. Perdeu imediamente o serviço e aí Zverev fechou todas as portas, concluindo uma longa partida de 2h45.

Sascha já tem duas semifinais em 2024, mas sem ir além disso. Curiosamente, Indian Wells é o único dos nove Masters 1000 em que o alemão de 26 anos jamais atingiu a penúltima rodada.

 

3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Guilherme ES Ribeiro
Guilherme ES Ribeiro
1 mês atrás

Jogaço nas quartas, Zverev x Alcaraz. O alemão irá disputar sua 26º quartas de Master 1000 na carreira, a 2º em IW. Alcaraz disputará sua 11º quartas de Master 1000, a 3º em IW. Será o 9º confronto entre eles, com 5×3 para Zverev no restropecto, sendo 4×1 para o alemão em quadras rápidas. Zverev venceu também os dois últimos confrontos, no AO e no Finals do ano passado. Em compensação, Alcaraz venceu os dois únicos confrontos em Master 1000, porém ambos foram no saibro de Madrid. Zverev está subindo para o 5º lugar no ranking. TOP5 ficará perfeito, com Djokovic, Alcaraz, Sinner, Medvedev e Zverev. Aposto em Zverev na semifinal, mas pode dar qualquer um.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Guilherme ES Ribeiro

Alcaraz vai demonstrar pela enésima vez pra que serve h2h . Ou seja , vence quem está melhor no momento. Carlitos de levar com um saque melhorado e depois perder pra JANNIK SINNER. Sem dúvidas o melhor Tenista do momento. Abs!

Lee
Lee
1 mês atrás

Jogo de 3 sets o Zverev pode muito bem ganhar do Alcaraz. Vai ser um bom jogo.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Veja como foi a espetacular vitória de Fonseca sobre Sonego

Nadal pode ter feito seu último jogo oficial em Barcelona

PUBLICIDADE