Londres (Inglaterra) – A quinta-feira começou com uma bomba no tênis nacional. O paulista Nicolas Zanellato, de 22 anos, teve anunciada uma suspensão provisória pelo Programa Antidoping do Tênis (TADP) depois de testar positivo em um exame realizado em 25 de junho para uma substância proibida sem uma isenção de uso terapêutico.
Zanellato, que alcançou a 458ª posição no ranking mundial de simples em abril de 2024, a maior da carreira até então, forneceu uma amostra durante o challenger de Ibagué, na Colômbia, testando positivo para boldenona, uma substância anabólica.
“As conclusões sobre substâncias não especificadas acarretam uma suspensão provisória obrigatória — no caso de Zanellato, isso está em vigor desde 12 de agosto de 2024”, afirmou o comunicado emitido pela Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA).
De acordo com a ITIA, Zanellato exerceu seu direito de apelar da suspensão provisória perante um presidente de tribunal independente. Em 22 de agosto de 2024, o presidente ouviu o argumento oral do jogador e da ITIA, antes de rejeitar o recurso com base no fato de que as evidências fornecidas ficaram “muito aquém” do limite exigido.
“Enquanto estiver provisoriamente suspenso, Zanellato está proibido de jogar, treinar ou participar de qualquer evento de tênis autorizado ou sancionado pelos membros da ITIA (ATP, ITF, WTA, Tennis Australia, Fédération Française de Tennis, Wimbledon e USTA) ou qualquer associação nacional”, finalizou o comunicado.
Pois é…mais um suspenso igual a simona e o italiano…..nada. dois pesos e duas medidas.
Leia bem: o Zanellato teve direito à defesa prévia e já foi julgado por um tribunal independente, ou seja, igual ao que aconteceu ao Sinner.
Ok dalcim .
Dalcin, a questão não pode ser subjetiva, como está posto pelas recentes decisões. Aliás, seria independente esse tribunal sendo o presidente da atp Italiano e o atleta italiano o número 1. Quem deveria julgar esses casos, via de regra, é o Tribunal Arbitral do Esporte e a máxima de que o atleta é responsável por tudo que entra no seu corpo deveria valer pra todos. Estão maculando o esporte!
A “desculpa” (justificativa) do Sinner é factível, apesar do pouco provável ou crível. Existe o creme (Nebacetin, por exemplo) dermatológico de acetato de clostebol + sulfato de neomicina que é indicado no tratamento de erosões, lesões ulcerativas (feridas superficiais) da pele.
No caso do Zanellato, a boldenona é um derivado sintético da testosterona. Ela funciona por meio do estímulo à síntese proteica, promovendo o crescimento e a reparação dos tecidos musculares. Não consegui identificar algum medicamento que tenha a boldenona na sua composição. Não sei qual foi a “desculpa” (justificativa) do Zanellato. Deve ter sido contaminação cruzada, que é o padrão de justificativa em todos os casos.
Justamente, quem tem o mínimo de conhecimento na área sabe q n existe uso do Clostebol para fins de ganho de desempenho, oq n é o caso da Boldenona, largamente usada por fisiculturistas..
Excelente explicação.
A boldenona é largamente utilizada na agropecuaria Colômbiana deve ter sido por isso
Vc adora julgar sem fatos. Quem disse pra vc que os casos são iguais?
Exato
Mais um caso no tênis brasileiro. Essas ocorrências incomodam bastante, pelo menos a mim. Acho a reincidência relativamente alta. Não tenho estatístiscas, é apenas a minha impressão.
Acho que foi mencionado na página um tempo atrás que o Brasil estava em segundo lugar em número de casos, mas não tenho certeza.
Esse caso parece não ter como escapar devido à quantidade encontrada no exame.
Na minha opinião, todos os atletas de elite se dopam. Armstrong nunca foi pego. Será que os ciclistas que competiam com ele estavam limpos? Certamente não.
Não há esporte de alto rendimento limpo… o fato de brasileiros serem frequentemente pegos me diz duas coisas: ou os brasileiros são mais incompetentes pra mascarar ou os brasileiros têm pouco transito político nas agencias reguladoras e federações.
O coitado só queria ficar grandinho, Pucinelli tava precisando tomar um desses aí nas férias também
Qual a seria previsão de tempo dessa suspensão ??? Acham que ele volta?…
Sinner tomou seus venenos, não deu nada!
Agassi tomou seus venenos, nunca deu nada!
Ou seja, se vc for importante pra ATP ganhar dinheiro, não vai dar nada….
São substâncias completamente diferentes desses três. Explicaram bem num comentário acima sobre o uso de cada uma
Mais um para enriquecer a vasta lista de dopings do tênis tupiniquim
realmente (tirando os maravilhosos Guga e Maria Esther) para um país quase nanico no esporte, ****poucos praticantes se comparado a Argentina por exemplo*** são muitos casos. reflexo da sociedade, do desgoverno, da falta de educação vinda de casa…
Desgoverno!!!!???? O cara se dopa e a culpa é do governo, da educação, da sociedade, do calor… Cada um que aparece aqui………….
O q ela quis dizer que é a cultura do brasileiro, q acaba sendo assim pq não tem respaldo do governo
Não responda por “ela” (tenho sérias dúvidas do gênero). Culpar o “Desgoverno” segue a cartilha da esquerda, justamente a que ela quis condenar: a culpa é da sociedade malvada, nunca do indivíduo.
Com respaldo ou sem, o que isso tem a ver com governo X ou Y? Faça me o favor.
Faz sentido
Ué suspensão provisória e pro Sinner nada. Eles estão sem moral depois desse doping do Sinner com uma explicação ridícula. Tem que rever o caso e ser suspenso como todos. Ninguém percebeu depois desta notícia que o Sinner em cima da hora não foi para as Olimpíadas. Por que será??? Claro que estava com medo de ser pego e aí o caso anterior viria a público.
Sim. Ainda mais pq o controle antidoping nas olimpíadas é muito mais rígido
Clostebol que é um anabolizante (hormônio esteroide que age aumentando a produção de proteínas, essenciais para formação de novas células) e um antibiótico (neomicina, medicamento que controla a infecção por bactérias) para uso local.
O atleta está lutando para recorrer. Foi por contaminação de carne na Colombia. Mesmo caso do Sebastian Cabal, se buscarem encontrarão a resposta para as dúvidas de vocês. Dalcin poderia ter entrado em contato com o atleta para escutar a sua versão.
A redação tentou e aguarda retorno.
A matéria poderia ter escrito qual foi a justificativa/argumento que o tenista deu.
O informativo da ITF não esclarece e o Zanellato ainda não se pronunciou.
Então poderia ter mencionado isso.
Tudo a seu tempo.
Esse moço Dalcim tem muita paciência…