Kitzbuhel (Áustria) – Depois de começo firme e sustos no segundo set, Thiago Wild confirmou o amplo favoritismo e avançou à segunda rodada do ATP 250 de Kitzbuhel, sua última preparação para os Jogos Olímpicos de Paris. O paranaense impôs a maior experiência sobre o juvenil local Joel Schwaerzler, canhoto de 18 anos e 392º do ranking, por 6/2 e 7/6 (8-6).
O número 1 nacional aguarda agora quem passar do duelo entre o sérvio e cabeça 8 Laslo Djere e o tcheco Vit Kopriva, que veio do quali e venceu Gustavo Heide na rodada final de domingo. Wild perdeu todos os três duelos que já fez contra Djere e foi batido por Kopriva num challenger de três anos atrás.
No mesmo quadrante do brasileiro e possíveis adversários de quartas de final, duelarão nas oitavas o cabeça 3 Tomas Etcheverry e Yannick Hanfmann, depois que o alemão superou nesta segunda-feira o espanhol Jaume Munar, por 6/3 e 6/4.
“Estou trabalhando muito duro na parte mental e tentar assim manter mais o foco”. contou Wild na entrevista em quadra, elogiando em seguida o bom nível do austríaco. “É preciso manter a frieza nos momentos delicados da partida”.
Melhora no ranking
Wild marcou sua 15ª vitória de nível ATP da temporada, mas ainda continua com saldo negativo, já que soma 18 derrotas. Isso já supera de longe a temporada de 2023, em que fez 10 jogos e venceu quatro, e também a de 2020, em que saiu com 6 triunfos em 9 partidas.
No ranking divulgado nesta segunda-feira, ele permaneceu no 72º lugar. Defende 20 pontos por campanha do ano passado e agora soma 25, o que pode levá-lo para o 67º posto, conforme forem os desempenhos de cinco adversários diretos, incluindo Thiago Monteiro que está no ATP de Umag.
Segundo set apertado
Diante de um adversário com problemas na consistência de base, Wild fez um primeiro set tranquilo na maior parte do tempo, fazendo prevalecer a força de seus golpes de base que colocaram o jovem adversário quase sempre na defensiva. Para melhorar, o brasileiro acertou 75% do primeiro saque e no total cedeu apenas quatro pontos com seu serviço.
Mas tudo mudou no segundo set. O primeiro momento delicado veio logo no primeiro game, em que Wild precisou evitar cinco break-points, muito em função de certa precipitação nas trocas de bola. O austríaco no entanto já estava mais solto e com isso o backhand, que vinha sendo um ponto frágil, passou a ganhar pontos. Com 4/4, o brasileiro voltou a ter o saque ameaçado – o índice de acerto caiu muito e beirou sempre os 55% -, mas evitou a quebra com ace.
A definição foi ao tiebreak e aí novo susto. Wild chegou a abrir 4-2, mas daí perdeu três pontos consecutivos e viu o austríaco sacar duas vezes com 5-4. Schwaerzler se precipitou, cedeu o primeiro match-points e aí salvou-se com forehand espetacular na paralela. Em seguida, mandou duas bolas longas e enfim Wild avançou.
Vitória importante pra dar um pouco de confiança. Segunda rodada será difícil independente de quem vier, mas tênis pra vencer ele tem. Vamos que vamos. #raquete1derespeito
O caldo engrossou!
Tudo pode acontecer, até uma vitória!
Quem já ganhou do Medv, do Fritz, Caixa9, Musetti, Tabilo, etc… tudo nessa temporada, não tem nada a temer desse Djere, kkk…
Embora já tem perdido sérvio aí mesmo nesse torneio… ic…
Hora da vingança! kkkk….
VQV WILDÃO!
Finalmente uma vitória do Wild. Tomara que engrene!
O caldo engrossou!
Tudo pode acontecer, até uma vitória!
Quem já ganhou do Medv, do Fritz, Caixa9, Musetti, Tabilo, etc… tudo nessa temporada e na passada, não tem nada a temer desse Djere!
Embora tenha perdido desse sérvio aí mesmo nesse torneio… ic…
Hora da vingança! kkkk….
VQV WILDÃO!
Boa vitória! Mas o wild anda muito errático. Como disse antes e sua última chance de uma boa campanha no saibro. Se não der certo terá que descer aos Challengers
Segundo set , parecia um jogo de Juvenis mesmo … um querendo bater mais forte na bola … sem variação de golpes ,,, não passando de 5 trocas de bola … o Juvenil Austríaco conseguiu entrar na mente do Wild , porém os erros não forcados do Juvenil da casa , salvaram o wild de um resultado que esse sim poderia ser um dos mais vexatórios da carreira !!!
Bora Wild , trabalhar esse foco e esse mental !!! Tu tem muito tênis !!!
A torcida estava enchendo o saco tbm. Bom saque salvou ele em momentos importantes. Vi uma boa melhora no foco principalmente no segundo set.
Não vi esse jogo hoje, mas tive a mesma imprensão no jogo com o chines na semana passada. Parece que ele ta querendo ganhar só batendo mais forte que o adversario sem variar golpes, efeitos, angulos e etc… Me estranha muito essa postura de so querer bater forte na bola, porque ele conseguiu evoluir no ranking ano passado fazendo justamente o contrario, tentando ser mais paciente e esperando a melhor bola para sua direita.
O Br é um jogador , muito bom tecnicamente, mas na minha humilde opinião, a mentalidade é de Juvenil. Muito fácil tirar o foco do jogo dele. Acho ele resmungão e chato…kkkk… até difícil torcer pra ele.
Tem que melhorar muito Wild
Vai lá ajudar o cara! Sai do sofá!
Vitória pra sair do zero nessa última gira de saibro em torneios nivel ATP.. 1° set excelente do BR, muito próximo de seu melhor nível mas, infelizmente, no segundo set já demonstrou todos os problemas q temos visto recentemente: abandono do plano tático- insistindo em manter a bola no potente forehand do garoto austríaco-, tentativas transloucadas de tentar winners de qlqr canto da quadra- empilhando ENF e o destempero emocional- entrando em discussões infrutíferas com árbitro, adversário e público..
Ponto positivo(além obviamente da vitória) foi como salvou os inúmeros BP contra no segundo set(em quase todos sacando muitíssimo bem ou finalizando os pontos com destreza técnica) mas, n consegui deixar de pensar q um adversário com mais bagagem q o austríaco teria copado aquele segundo set e fatalmente virado o jogo.
Enfim, R2 deve ser mais espinhoso (sobretudo se vier msm o Djere, contra quem o Wild tem um retrospecto terrível), é torcer pro BR ganhar alguma confiança com a vitória e conseguir jogar uma partida inteira no nível do 1° set. Na torcida sempre pelos BRs!
Os mesmos problemas no 2 set, perda de foco, não conseguindo ganhar pontos no 2 saque do adversario, perdendo muitos pontos com 2 saque, no 2 set a porcentagen disso foi baixíssima. E brigando com formiga, passarinho, borboleta. Ele tem um sério desvio de personalidade.
Onde estão passando os jogos? Não achei no Disney. Tenho assinatura premium, passa outros atp’s e outros jogos… onde estão assistindo?
Assisti no bets365
Uma falta de respeito o que essa ESPN faz com o amante do tênis não só nacional como mundial! Tem canal em Portugal que passa todos os torneios ao vivo aqui tem que assinar esse streaming desastroso que mal transmite os eventos
Vc usa a assinatura com o mercado livre? Se sim, mudou. Não tem mais… Só no star ainda, que vai ser desativado em dois dias.
Não irei renovar essa assinatura mais.
ja mudei. Tá ruim mesmo assim.
[…] Realmente combina bem com o meu jogo”, disse Djere, atual 57º do ranking, e que será o adversário de Thiago Wild nas oitavas de […]
Ainda oscilou bastante, mas o austríaco vai crescer muito, tenista da geração 2006, a mesma do João Fonseca, e vinha de boa temporada no saibro, ganhando um Challenger. Thiago conquistou sua 28º vitória em chave principal de ATP, igualando Danilo Marcelino. Terá jogo duro nas oitavas contra o sérvio Laslo Djere, 57 do mundo, jogador com 2 títulos de ATP no saibro, mais de 90 vitórias no saibro em chaves principais de ATP e que já venceu o Wild 3 vezes no saibro, inclusive aí mesmo em Kitzbuhel, ano passado. Mas ele vem de uma temporada sem grandes resultados no saibro. Quem sabe tá aí a chance do Wild. Mas o sérvio é favorito.
[…] tenista local, jovem e ótimo jogador. Com certeza ainda vamos ouvir falar muito dele”, disse Wild, após a vitória por 6/2 e 7/6 (8-6) em 1h55 de […]