Estocolmo (Suécia) – Depois de conquistar uma grande vitória na estreia no ATP 250 de Estocolmo, batendo o sexto favorito Brandon Nakashima, o suíço Stan Wawrinka manteve o embalo e venceu mais uma. Nesta quinta-feira foi a vez do espanhol Alejandro Davidovich Fokina ficar pelo caminho, perdendo para o veterano de 39 anos em três sets, com o placar final de 6/4, 3/6 e 7/5.
Convidado da organização, Wawrinka voltará ao top 200 com a campanha nesta semana na capital sueca. Ao se garantir nas quartas de final, o atual 217 do mundo está ganhando provisoriamente 23 lugares no ranking, subindo para o 194º posto. Ele pode dar um salto ainda maior e ficar entre os 170 primeiros com apenas mais uma vitória.
O jogo foi bem parelho, com 31 bolas vencedoras para cada lado e seis erros não forçados a mais para Wawrinka, que também levou a pior no aproveitamento de saque (63% contra 65%). O suíço fez a diferença nos pontos importantes, converteu as quatro chances de quebra que teve a seu favor e salvou seis dos nove break-points que enfrentou.
Stan ainda não sabe quem será seu próximo adversário na competição e espera o vencedor do duelo entre o cabeça de chave número 1 Andrey Rublev e o francês Alexandre Muller. O suíço nunca enfrentou o francês no circuito e já cruzou com o russo em quatro oportunidades, venceu duas (Chennai 2016 e Paris 2020) e perdeu outras duas (Cincinnati 2019 e Madri 2023).
Também em três sets, o sérvio Miomir Kecmanovic deixou pelo caminho o chileno Nicolas Jarry, quinto mais bem cotado ao título, triunfando com parciais de 6/4, 4/6 e 7/6 (7-2). Nas quartas, ele terá pela frente o norte-americano Tommy Paul, quarto favorito, contra quem já jogou quatro vezes e levou a melhor em três, entre elas uma neste ano, na terceira rodada do Australian Open.
Vamos stan ganhar esse torneio