Manchester (Inglaterra) – O formato atual da Copa Davis, com as principais equipes disputando primeiro uma fase de grupos em quatro cidades diferentes, que acontece nesta semana, para depois no final do ano as oito melhores duelarem em um mata-mata para definir o campeão, nunca foi uma unanimidade.
Nesta terça-feira, Stan Wawrinka resolveu alfinetar o espanhol Gerard Piqué, um dos responsáveis pelas mudanças na competição. “Obrigado Gerard Piqué e ITF pela Copa Davis. França contra Suíça em Manchester”, escreveu o suíço no Twitter, com um vídeo das arquibancadas vazias.
A Suíça de Wawrinka abriu as disputas no Grupo B, realizado em Manchester, contra a França para um público pequeno.
Mais tradicional competição entre nações do tênis mundial, a Copa Davis teve seu formato mudado com a parceria entre ITF e o Grupo Kosmos de Piqué. Porém, o contrato assinado em 2019 foi rompido unilateralmente pela empresa, que está sendo processada pela ITF.
Thank you @3gerardpique @ITFTennis 🤬🤦🏻♂️! @DavisCup France vs Switzerland in Manchester lol pic.twitter.com/XqcqSQEURd
— Stanislas Wawrinka (@stanwawrinka) September 12, 2023
Piqué culpou a pandemia de Covid pelo rompimento do contrato e garantiu que as mudanças foram positivas. “Acreditamos que o que fizemos com a Copa Davis é uma história de sucesso retumbante”, defendeu o ex-jogador do Barcelona.
Ele também não deixou passar batida a crítica de Wawrinka e, também através do Twitter, resolveu rebatê-la. “Esse foi o público na fase de grupos ano passado. Você pode compará-lo por si mesmo. Não organizamos mais isso. Pergunte à ITF”, disparou Piqué.
Wawrinka não ficou calado e teve sua réplica, cutucando novamente o ex-jogador de futebol. “Depois de um dia ruim na quadra, isso pelo menos me fez rir! Seria ótimo entender mais: se foi um sucesso tão grande no ano passado, por que o acordo de 25 anos parou depois de 5 anos…”
After a bad day on court this at least made me laugh !
It would be great to understand more if it was such a success last year, why the 25 years deal stopped after 5 years …— Stanislas Wawrinka (@stanwawrinka) September 12, 2023