PLACAR

United Cup muda e circuito australiano é definido

Melbourne (Austrália) – Com a definição de que o Australian Open de 2024 terá um dia a mais de torneio, distribuindo as partidas por 15 datas, em vez das tradicionais 14, o calendário de competições para o mês de janeiro foi anunciado nesta semana pela ATP, WTA e Tennis Australia.

Pelo segundo ano consecutivo, a temporada começará pela United Cup, competição mista por equipes e que terá 18 países participantes. Desta vez, as equipes cada confronto terá apenas três jogos, um masculino, um feminino e um de duplas. Na edição inaugural, eram quatro jogos de simples e um de duplas por confornto. Os times podem ter até seis jogadores, mas a preferência é pela escalação do número 1 de cada país.

Seis países entram com base no ranking da melhor jogadora na WTA (com chance de Bia para o Brasil), seis pelo ranking do melhor tenista do país na ATP e mais seis com base nas somas dos rankings de cada número 1 nacional. Além disso, serão apenas duas sedes, Sydney e Perth. A United Cup começa em 29 de dezembro e vai até 7 de janeiro. Os jogos em Perth terminam no dia 3 de janeiro. A partir das semifinais, todos os jogos serão em Sydney.

Brisbane, Adelaide, Hobart e Auckalnd recebem torneios


A cidade de Brisbane, que nos últimos anos recebeu eventos como a ATP Cup e a United Cup, volta a receber torneios próprios. Será um 500 para as mulheres e um 250 para os homens. Na mesma semana, a capital Camberra recebe um challenger da ATP e um WTA 125. Esses jogos vão de 31 de dezembro a 6 de janeiro.

Entre os dias 8 e 13 de janeiro, a cidade de Adelaide recebe mais um torneio conjunto, um WTA 500 e um ATP 250. Na mesma semana, acontece o WTA 250 de Hobart. Fora do escopo da Tennis Australia, mas também como opção para os tenistas, o ATP e o WTA 250 de Auckland, na Nova Zelândia, estão marcados para as duas primeiras semanas da temporada. As mulheres jogam de 31 de dezembro a 7 de janeiro, os homens na semana seguinte.

Australian Open começa num domingo
Novidade para a temporada de 2024, o Australian Open começa num domingo e será disputado entre os dias 14 e 28 de janeiro. A ideia dos organizadores é diluir a primeira rodada em três dias para evitar que as sessões terminem muito tarde em dias com muitos jogos simultâneos. Além disso, possibilita que mais jogadores atuem nas principais quadras do complexo. Mas antes da chave principal, as partidas do quali serão entre 8 e 11 de janeiro.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Bopanna entra para a história do tênis aos 43 anos

A emoção de Hsieh e Mertens com o novo título de Slam

PUBLICIDADE