PLACAR

Tsitsipas supera início ruim e passa por Arnaldi em 4 sets

Foto: FFT

Paris (França) – Em seu desafio mais exigente até aqui neste Roland Garros, o grego Stefanos Tsitsipas superou um bom teste diante do italiano Matteo Arnaldi. Depois de sair atrás no placar e salvar quatro set-points na segunda parcial, o nono favorito enfim se impôs e deslanchou na partida, fechando com as parciais de 3/6, 7/6 (7-4), 6/2 e 6/2 em 3h11 de confronto.

“Foi uma das maiores viradas que consegui fazer. Estava muito frustrado nos dois primeiros sets, ele jogando um tênis muito bom. Acho que a experiência fez diferença e a torcida ajudou muito também. Ele merece todos os créditos, porque me levou ao limite”, destacou o número 9 do mundo na entrevista em quadra.

Vice-campeão em 2021, Tsitsipas já iguala a campanha do ano passado e alcança a fase de quartas de final pela quarta vez em oito participações no torneio. Ele também foi semifinalista em 2020 e tem duas oitavas no currículo, em 2019 e 2022.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Seu próximo adversário sairá do duelo entre Félix Auger-Aliassime e Carlos Alcaraz, a quem o grego nunca derrotou em cinco jogos, um deles justamente nas quartas de Paris no ano passado. Já contra o canadense, o grego tem seis vitórias e três derrotas, levando a melhor no único encontro no saibro, nas quartas de Barcelona em 2021.

Surpreendentemente, Tsitsipas afirmou que não olhou a chave e portanto não sabia que poderá enfrentar Carlos Alcaraz na sequência da competição. “Bom, já o enfrentei e espero que desta vez ele jogue um pouco menos”, brincou se referindo à derrota por 6/2, 6/1 e 7/6 (7-5) na última edição.

Enquanto isso, o eliminado Matteo Arnaldi se despede de Roland Garros com sua melhor campanha, depois de ter caído ainda na segunda fase no ano passado, quando jogou o torneio pela primeira vez. Em Grand Slam, ele repete o resultado do último US Open, caindo para Carlos Alcaraz. Aos 23 anos, o italiano ocupa hoje a 35ª posição do ranking, seu recorde pessoal, mas pode melhorar um pouco essa marca, já que está subindo provisoriamente um posto.

Grego desperdiça chances, sai atrás e quase se complica

Favorito neste domingo, Tsitsipas começou dando indícios de que confirmaria essa condição, chegando a ter três break-points já na abertura do jogo, mas não aproveitou. Depois de dois games vencidos de zero pelos sacadores, o grego sofreu a primeira e definitiva quebra do set inicial. Ele até teve mais duas oportunidades de devolver o break no sétimo game, mas novamente não concretizou e viu Arnaldi abrir o placar pouco depois.

O início da segunda parcial foi bem parecido com o cenário do primeiro set, com Tsitsipas perdendo break-points e Arnaldi aproveitando as suas chances. Foi assim que o italiano voltou a superar o serviço do grego no quinto game, abrindo frente mais uma vez.

Com o jogo controlado, ele chegou aos primeiros set-points no saque do adversário, mas desperdiçou os três. Na sequência, Arnaldi sacou para abrir 2 sets a 0, teve o quarto ponto para concretizá-lo e novamente deixou escapar. Com isso, a definição acabou indo para o tiebreak e aí Tsitsipas fez valer a experiência e empatou a partida.

Tsitsipas deslancha a partir do terceiro set

Mais confiante a partir desse momento, Tsitsipas começou a nova parcial indo para cima de Arnaldi, tendo uma série de break-points nos três primeiros games de saque do italiano e aproveitando dois deles. Assim, abriu confortável vantagem e virou o placar. O quarto set começou do mesmo jeito, e o grego abriu 4/0 logo de cara, apenas precisando administrar os games de serviço até o fim para confirmar a classificação.

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Guilherme E.S. Ribeiro
Guilherme E.S. Ribeiro
20 dias atrás

Boa virada do Tsitsipas. Vai disputar sua 8º quartas de Slam na carreira, a 4º em RG. Pega o Alcaraz, contra quem perdeu os 5 duelos que disputou, 3 deles no saibro, 2 em GS, e 1 no ano passado aí mesmo em RG, também pelas quartas de final. Terá que vencer o espanhol pela primeira vez se quiser avançar. Será um jogaço, mas o Alcaraz é favorito

Helder Cordeiro
Helder Cordeiro
20 dias atrás
Responder para  Guilherme E.S. Ribeiro

Alcaraz é favoritaço. Seria contra qualquer um, menos Djokovic, Sinner e misteriosamente, agora, Dimitrov h2h 6×0 na próxima segunda.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Alcaraz e Murray: treino entre campeões em Queen's

Os melhores lances da campeã Boulter na grama de Nottingham

PUBLICIDADE