Tsitsipas supera início ruim e passa por Arnaldi em 4 sets

Foto: FFT

Paris (França) – Em seu desafio mais exigente até aqui neste Roland Garros, o grego Stefanos Tsitsipas superou um bom teste diante do italiano Matteo Arnaldi. Depois de sair atrás no placar e salvar quatro set-points na segunda parcial, o nono favorito enfim se impôs e deslanchou na partida, fechando com as parciais de 3/6, 7/6 (7-4), 6/2 e 6/2 em 3h11 de confronto.

“Foi uma das maiores viradas que consegui fazer. Estava muito frustrado nos dois primeiros sets, ele jogando um tênis muito bom. Acho que a experiência fez diferença e a torcida ajudou muito também. Ele merece todos os créditos, porque me levou ao limite”, destacou o número 9 do mundo na entrevista em quadra.

Vice-campeão em 2021, Tsitsipas já iguala a campanha do ano passado e alcança a fase de quartas de final pela quarta vez em oito participações no torneio. Ele também foi semifinalista em 2020 e tem duas oitavas no currículo, em 2019 e 2022.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Seu próximo adversário sairá do duelo entre Félix Auger-Aliassime e Carlos Alcaraz, a quem o grego nunca derrotou em cinco jogos, um deles justamente nas quartas de Paris no ano passado. Já contra o canadense, o grego tem seis vitórias e três derrotas, levando a melhor no único encontro no saibro, nas quartas de Barcelona em 2021.

Surpreendentemente, Tsitsipas afirmou que não olhou a chave e portanto não sabia que poderá enfrentar Carlos Alcaraz na sequência da competição. “Bom, já o enfrentei e espero que desta vez ele jogue um pouco menos”, brincou se referindo à derrota por 6/2, 6/1 e 7/6 (7-5) na última edição.

Enquanto isso, o eliminado Matteo Arnaldi se despede de Roland Garros com sua melhor campanha, depois de ter caído ainda na segunda fase no ano passado, quando jogou o torneio pela primeira vez. Em Grand Slam, ele repete o resultado do último US Open, caindo para Carlos Alcaraz. Aos 23 anos, o italiano ocupa hoje a 35ª posição do ranking, seu recorde pessoal, mas pode melhorar um pouco essa marca, já que está subindo provisoriamente um posto.

Grego desperdiça chances, sai atrás e quase se complica

Favorito neste domingo, Tsitsipas começou dando indícios de que confirmaria essa condição, chegando a ter três break-points já na abertura do jogo, mas não aproveitou. Depois de dois games vencidos de zero pelos sacadores, o grego sofreu a primeira e definitiva quebra do set inicial. Ele até teve mais duas oportunidades de devolver o break no sétimo game, mas novamente não concretizou e viu Arnaldi abrir o placar pouco depois.

O início da segunda parcial foi bem parecido com o cenário do primeiro set, com Tsitsipas perdendo break-points e Arnaldi aproveitando as suas chances. Foi assim que o italiano voltou a superar o serviço do grego no quinto game, abrindo frente mais uma vez.

Com o jogo controlado, ele chegou aos primeiros set-points no saque do adversário, mas desperdiçou os três. Na sequência, Arnaldi sacou para abrir 2 sets a 0, teve o quarto ponto para concretizá-lo e novamente deixou escapar. Com isso, a definição acabou indo para o tiebreak e aí Tsitsipas fez valer a experiência e empatou a partida.

Tsitsipas deslancha a partir do terceiro set

Mais confiante a partir desse momento, Tsitsipas começou a nova parcial indo para cima de Arnaldi, tendo uma série de break-points nos três primeiros games de saque do italiano e aproveitando dois deles. Assim, abriu confortável vantagem e virou o placar. O quarto set começou do mesmo jeito, e o grego abriu 4/0 logo de cara, apenas precisando administrar os games de serviço até o fim para confirmar a classificação.

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Guilherme E.S. Ribeiro
Guilherme E.S. Ribeiro
5 meses atrás

Boa virada do Tsitsipas. Vai disputar sua 8º quartas de Slam na carreira, a 4º em RG. Pega o Alcaraz, contra quem perdeu os 5 duelos que disputou, 3 deles no saibro, 2 em GS, e 1 no ano passado aí mesmo em RG, também pelas quartas de final. Terá que vencer o espanhol pela primeira vez se quiser avançar. Será um jogaço, mas o Alcaraz é favorito

Helder Cordeiro
Helder Cordeiro
5 meses atrás
Responder para  Guilherme E.S. Ribeiro

Alcaraz é favoritaço. Seria contra qualquer um, menos Djokovic, Sinner e misteriosamente, agora, Dimitrov h2h 6×0 na próxima segunda.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.