Tsitsipas: “O nível não é o mesmo de quando comecei, está mais alto agora”

Foto: Kieran Cleeves/AELTC

Londres (Inglaterra) – A temporada de Stefanos Tsitsipas tem sido bem abaixo das últimas de sua carreira, acumulando eliminações precoces e com isso saindo do top 10. Atual 26º no ranking, o grego amargou mais uma queda prematura em Wimbledon, caindo na estreia após abandonar o jogo por problemas nas costas. Em entrevista ao Tennis365 ele fez uma reflexão sobre o atual circuito, que garante estar mais duro do que quando começou.

“Há mais jogadores capazes de prejudicar um top 10 do que antes. Há muito mais tenistas competindo entre si do que antes. Nesse sentido, é mais difícil estar entre os 30 melhores. Hoje, jogo a terceira ou quarta rodada de um torneio Masters 1000 e o nível não é o mesmo de quando comecei, está mais alto agora. Há mais jogadores nas rodadas iniciais do que antes”, afirmou o tenista de 26 anos.

Tsitsipas acredita que um dos motivos que tornou o tênis ainda mais disputado foi a questão física. “Ela melhorou enormemente, juntamente com o acesso à tecnologia e ferramentas que realmente contribuem para o esporte. Na minha opinião, há muito mais bons treinadores hoje do que naquela época. Existem muitas organizações de tênis boas”, comentou o grego, comparando seu começo no circuito com o atual momento.

“Veja o que a Itália fez nos últimos dois anos. Eles deixaram de ser uma federação que não competia por Grand Slams para ter muitos jogadores entre os 200 melhores agora. Tanto homens quanto mulheres”, acrescentou Tsitsipas, que foi duramente criticado por seu novo técnico, o croata Goran Ivanisevic, com quem começou a trabalhar depois da temporada do saibro europeu e que quebrou um maior empenho do grego.

Site espanhol confirma separação de Paula Badosa e Stefanos Tsitsipas

Subscribe
Notificar
guest
7 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Ricardo
Ricardo
4 horas atrás

Não Tsitsipas, foi você que foi incapaz de não apenas evoluir, mas como também houve regressao. Nos últimos 5 anos regrediu física e mentalmente. Se tivesse evoluído verdadeiramente (como o fez Medvedev, Zverev, Fritz) estaria no top 10. Não falarei de Alcaraz e Sinner porque são fenômenos, mas olhe o caso do Shelton: de um jogador que tinha apenas um grande serviço, transformou-se, nos últimos tempos, em um jogador bem mais completo, que lapidou seu jogo de base e mental.

Você , Tsitsipas, por outro lado, ficou caçando fantasmas mentais com seu pai, brigando a todo instante, incapaz de mudar de equipe técnica. O seu novo treinador acabou de dizer que nunca tinha se deparado, no circuito profissional, com alguém tão mal preparado.

E sim, o bonde passou e você ficou para trás. Não adianta lamentar.

Rafael
Rafael
3 horas atrás
Responder para  Ricardo

Mas isso não muda o fato de que o nível do top 100 no geral subiu e muito… ele não é voz solitária nesse sentido… e pra quem assiste os jogos, é bem claro isso…

JClaudio
JClaudio
3 horas atrás

No tênis, o jogador atual sempre será a melhor versão do mesmo tenista de 5 anos atrás, independente da idade.
O esporte moderno exige uma evolução física, técnica e psicológica, a cada novo torneio, novos métodos para jogo surge, é algo transformador.
Pode parecer contraditório, Isso não quer dizer que o circuito está melhor.
O Djokovic de hoje, mesmo em fim de carreira, venceria qualquer outra versão dele mesmo, em qualquer época.
Jogo vai mudando, sempre para frente.

Ricardo
Ricardo
2 horas atrás
Responder para  JClaudio

Nunca que o Djokovic de hj venceria a versão 2015 ou 2020 dele mesmo. Nunca.

JClaudio
JClaudio
1 hora atrás
Responder para  Ricardo

Olá Ricardo…
O Federer de 2017 era um tenista melhor que o Federer de 2005 a 2009 (o período mais dominante de um tenista na história do tênis).
O Nadal do primeiro semestre de 2022 era um tenista melhor que o Nadal de 2010 (ano que o espanhol ganhou 3 Slam e foi dominante).
Após 2017 e 2022, os dois tenistas tiveram problemas físicos, que praticamente encerram suas carreiras (com um brilhareco aqui, outro ali).
A evolução do tênis (como jogo) é algo indiscutível, caso o tenista não tenha limitaçoes físicas, sempre será melhor com a passagem dos anos.
Alcaraz, hoje, é o melhor tenista (tecnicamente) que o tênis já produziu, daqui a pouco tempo aparecerá outro melhor (ou o jovem espanhol conseguirá evoluir seu jogo, para não ser alcançado).
O novo sempre vem…

Tribunal de Wimbledon
Tribunal de Wimbledon
3 horas atrás

Tsitsipas, melhor ir para Ibiza.

SANDRO
SANDRO
2 horas atrás

O nivel “dele” Tsitsipas que é não é o mesmo de quando ele começou… Ele está arranjando é desculpa esfarrapada para não reconhecer que o nível dele próprio baixou muito após o relacionamento com Badosa, parece que perdeu energia e o foco no tênis… Ao contrário disso, ele quer dizer que o nível dos outros todos aumentaram e não o dele que baixou… No final das contas, quem está realmente certo é Goran Ivanisevic que falou a verdade verdadeira sobre o assunto!!!

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.