Hong Kong (China) – A australiana Ajla Tomljanovic conquistou neste domingo o título do WTA 125 de Hong Kong. Ela superou na final a dinamarquesa Clara Tauson, de apenas 21 anos e 72ª do ranking, com parciais de 4/6, 6/4 e 6/4 em 2h27 de partida. Este é seu segundo título na série 125, sendo que o primeiro foi no Brasil, no fim do ano passado em Florianópolis.
Bastante experiente no circuito, já chegou às quartas em três Grand Slam e ocupou o 32º lugar do ranking. A australiana de 31 anos já disputou cinco finais de WTA 250 e ainda não foi campeã em torneios desse nível. Atualmente, ocupa o 107º lugar do ranking, depois de ter sofrido uma grave lesão no joelho na temporada passada e tido um novo afastamento no início deste ano para tratamento de saúde.
O título em Hong Kong rende 125 pontos no ranking para Tomljanovic, que voltará ao top 100 da WTA, ocupando a 86ª posição. Já Tauson ganha 81 pontos e sobe dez posições. A jovem jogadora dinamarquesa tem dois títulos de WTA 250 em Lyon e Luxemburgo, ambos em 2021. Na mesma temporada, também foi finalista em Courmayeur e ganhou o 125 de Chicago. Com isso, chegou a ocupar o 33º lugar do ranking.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Tauson disparou 12 aces na partida deste domingo, mas mesmo assim permitiu três quebras. O aproveitamento dos pontos jogados no segundo saque, com apenas 20 em 39 possíveis, foi determinante para a reação de Tomljanovic no jogo. Depois de ter permitido a virada no primeiro set, a australiana conseguiu uma quebra logo cedo no segundo e também aproveitou a única chance que teve no set decisivo. Ela não enfrentou break-points nas duas últimas parciais.