Tomas Barrios vence a 15ª edição do challenger de Campinas

Tomas Barrios Vera (Foto: João Pires/Fotojump)

Campinas (SP) – O chileno Tomas Barrios Vera conquistou neste domingo o título do 15º Campeonato Internacional de Tênis de Campinas. Na decisão, o número 147 do mundo e principal cabeça de chave do torneio fez valer o favoritismo e venceu o equatoriano Alvaro Guillen Meza, 243º colocado na ATP, pelo placar de 6/4 6/3, em 1h34 minutos de jogo.

Com o triunfo, Barrios Vera se torna o segundo chileno a vencer o torneio, repetindo o feito de Cristian Garin em 2018. Aos 27 anos, ele levanta seu quinto troféu em nível Challenger e o segundo no Brasil, já que em 2023 havia triunfado em Florianópolis.

Ex-número 93 do mundo, o chileno somará 75 pontos no ranking e dará um salto de 19 posições, assumindo a 128ª colocação nesta segunda-feira. Além disso, levará para casa uma premiação de US$ 14.200. Por sua vez, o vice-campeão Guillen Meza recebe um prêmio de US$ 8.330 e 44 pontos, suficientes para subir do 243º para o 210º lugar na ATP.

“Foi uma semana muito dura e de muito trabalho. Estou muito contente e grato por conseguir jogar bem, principalmente nos dois primeiros jogos e continuar crescendo durante o torneio. A verdade é que me sinto muito bem no Brasil e jogar aqui (em Campinas) é muito agradável, todos fazem com que o clima fique muito bom”, comentou Barrios Vera.

O campeão já está a caminho dos Estados Unidos onde jogará o challenger de Sarasota, enquanto Meza confirmou presença no challenger de Porto Alegre, entre o final de abril e início de maio. Antes disso, deverá jogar em Tucuman, na Argentina.

“Fico feliz com a semana que tive e sigo mais confiante no trabalho que estamos fazendo. Hoje foi uma partida dura. Ele é um jogador muito bom e teve muita qualidade. Creio que foi um bom jogo, as condições um pouco difíceis, havia muito vento. Tenho que dar crédito para ele porque fez uma grande partida taticamente em todos os sentidos”, disse o equatoriano.

Público comparece em peso e apoia equatoriano

A chuva que se fez presente nos últimos dias em Campinas deu uma trégua e a decisão do torneio aconteceu com céu aberto e arquibancadas lotadas, além de todos os elementos de um grande jogo. Mesmo com a torcida a favor do carismático Guillen Meza, de 22 anos, Barrios Vera conseguiu segurar o ímpeto do jovem equatoriano e perdeu apenas um game de seu serviço durante toda partida, ainda no terceiro game do primeiro set.

Depois disso, ele tomou as rédeas do jogo, devolveu a quebra logo em seguida e conseguiu superar o serviço adversário mais uma vez no décimo game para fazer 1 a 0 no placar. Na segunda parcial, uma quebra solitária no sexto game foi suficiente para que o chileno abrisse a vantagem necessária para confirmar o título.

Subscribe
Notificar
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Vitor Boico
Vitor Boico
15 horas atrás

Olha a mudança de data n fez bem p torneio.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.