Abu Dhabi (Emirados Árabes) – Os times de Aryna Sabalenka e Iga Swiatek perderam na rodada de estreia da World Tennis League, série de exibições por equipes que acontece nesta semana em Abu Dhabi. As números 1 e 2 do mundo até venceram os sets que disputaram em simples, mas não foi suficiente para a definição dos confrontos. Elas agora podem se enfrentar nesta sexta, em busca da recuperação no torneio.
Os Hawks, de Aryna Sabalenka, perderam para os Falcons por 29 a 26. Já os Eagles, de Iga Swiatek, perderam para os Kites por 25 a 20. Cada confronto é disputado em melhor de quatro sets: Dois de simples, masculino e feminino, e mais dois de duplas. Os games vencidos em cada set são somados para definir o vencedor. E o time que estiver perdendo ao final dos quatro sets pode desafiar os adversários, mas precisa tirar a diferença vencendo games seguidos para forçar o tiebreak.
Sabalenka venceu o set que disputou em simples contra Elena Rybakina por 7/6 (7-3). E pouco depois, a bielorrussa também venceu na dupla, ao lado da jovem russa Mirra Andreeva, contra Rybakina e a francesa Caroline Garcia por 7/6 (7-5). Até mesmo na dupla masculina, os Hawks também haviam vencido: O australiano Jordan Thompson e do indiano Sumit Nagal bateram o russo Andrey Rublev e o canadense Denis Shapovalov por 7/5.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Mas Rublev conseguiu tirar a diferença no último jogo de simples, ao vencer Jordan Thompson por 7/5 e também os dois games do desafio. A definição ficou para o match tiebreak, em que o russo venceu por 10-8 e definiu o confronto a favor de seu time em Abu Dhabi.
Equipe com Ruud e Paolini derrota o time de Iga
Such a fantastic end to Day 1!😍
Despite much efforts, Kites stole the win from Eagles today.👀
Here are some memorable shots from the set🧡 pic.twitter.com/jxSs7BUIbi— World Tennis League (@TennisWorl76726) December 19, 2024
Já no segundo confronto do dia, os Kites venceram os três primeiros sets contra os Eagles: O norueguês Casper Ruud bateu o cazaque Aleksandr Shevchenko por 6/4. Depois, Ruud e a italiana Jasmine Paolini passaram por Shevchenko e a espanhola Paula Badosa por 6/4. Paolini também jogou nas duplas femininas, ao lado de Simona Halep. Elas venceram Swiatek e Badosa por 7/5.
Nesse cenário, Swiatek voltou a quadra para enfrentar Paolini em simples precisando de um ‘pneu’ para igualar o confronto. A polonesa até venceu o set, mas por 7/5, o que foi insuficiente. Na sequência, desafiou a italiana para tentar fazer mais quatro games e forçar o tiebreak, mas Paolini já confirmou o primeiro game de serviço e definiu o confronto.
Na primeira fase, disputada entre quinta e sábado, todos os times jogam entre si. As duas melhores equipes da competição voltam a se enfrentar na final, que acontece no próximo domingo. O canal SporTV3 transmite as partidas para o Brasil a partir das 6h (de Brasília) desta sexta-feira.