Kitzbuhel (Áustria) – Grande estrela da casa e vivendo sua temporada de despedida do tênis, o austríaco Dominic Thiem amargou uma nova derrota no circuito, desta vez sendo eliminado na estreia do ATP 250 de Kitzbuhel. Campeão do torneio em 2019, o ex-número 3 do mundo foi superado em sets diretos pelo argentino Thiago Tirante, parciais de 6/2 e 6/4 em 1h13 de partida.
Com um problema crônico no punho, Thiem vem lutando nos últimos ano para recuperar o nível de tênis que o levou ao título do US Open de 2020 e ao top 3 masculino, figurando quase sempre nas fases decisivas dos principais torneios do circuito. No entanto, uma série de problemas físicos e de saúde minaram seu desempenho, fazendo com que despencasse no ranking.
Apesar disso, ele pode se orgulhar de ser um dos únicos dois austríacos que já levantaram o troféu em Kitzbuhel, dividindo essa proeza com Tomas Muster, que triunfou em casa no ano de 1993 e foi finalista duas temporadas depois. Thiem também tem outras duas finais no torneio, ficando com o vice em 2014 e no ano passado. Jurgen Melzer (2008) e Filip Misolic (2022) foram outros anfitriões a chegarem na decisão do evento.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Já Thiago Tirante avança para enfrentar o compatriota e principal cabeça de chave Sebastian Baez, que folgou na primeira rodada e inicia campanha já nas oitavas de final. Embora tenham a mesma idade, os dois jogadores de 23 anos nunca se enfrentaram na elite do tênis mundial, mas duelaram três vezes no circuito da ITF, com três vitórias de Baez em 2019, duas em Buenoes Aires e outra em Santiago.
Emphatic 👊
Thiago Agustin Tirante upsets the home crowd by ending Thiem’s Kitzbuhel hopes#GeneraliOpen pic.twitter.com/3ghsGJ41hF
— Tennis TV (@TennisTV) July 23, 2024
Berrettini chega à sexta vitória
Vindo de título em Gstaad na última semana, o italiano Matteo Berrettini confirmou o bom momento no saibro europeu e anotou sua sexta vitória consecutiva. Desta vez, ele passou por um duelo duríssimo contra o russo Pavel Kotov, triunfando em dois tiebreaks, placar final de 7/6 (8-6) e 7/6 (7-5) em 2h16 de confronto.
De fora dos Jogos Olímpicos depois de ficar bastante tempo fora de combate por lesão e cair no ranking, o ex-top 6 terá pela frente um desafio duro contra o chileno Alejandro Tabilo, atual 21 do mundo e cabeça de chave 2 do torneio. No único duelo anterior, Berrettini levou a melhor em dois sets no piso duro de Indian Wells em 2021.
There it issss 💪🔥💥
The close win goes to @MattBerrettini 7-6(6) 7-6(5) over Kotov#GeneraliOpen pic.twitter.com/I7YtbyfCAu
— ATP Tour (@atptour) July 23, 2024
Outros resultados do dia
Completando a rodada de terça-feira na terra batida austríaca, o convidado Lukas Neumayer surpreendeu e venceu o confronto da casa diante do compatriota Sebastian Ofner, quinto pré-classificado, por 6/4, 4/6 e 7/6 (7-3). Ele medirá forças com o norte-americano Nicolas Moreno De Alboran.
Em outro confronto de dois tenistas do mesmo país, Facundo Diaz Acosta bateu o também argentino Federico Coria com uma virada por 2/6, 6/3 e 6/0, se classificando para enfrentar o colombiano Daniel Galan, que veio do quali e bateu o lucky-loser sérvio Hamad Medjedovic por 6/4, 5/7 e 6/3.
Por fim, o francês Ugo Gaston superou o alemão Daniel Altmaier pelo placar de 6/4, 6/7 (5-7) e 6/4, e agora enfrenta o espanhol Roberto Carballes, que saiu atrás do húngaro Marton Fucsovics, mas buscou a virada por 4/6, 6/2 e 6/3.
Clutch anticipation 😲#GeneraliOpen pic.twitter.com/CZSLtNlOav
— Tennis TV (@TennisTV) July 23, 2024
A mais melancólica das despedidas: Thiem não consegue ganhar de nenhum top200 hoje em dia. Que tristeza.