Astana (Cazaquistão) – O austríaco Dominic Thiem foi levado ao limite pelo norte-americano Marcos Giron antes de avançar às quartas de final do ATP 250 de Astana, disputado sobre piso sintético coberto. Thiem precisou do tiebreak decisivo e completou a vitória com placar de 6/3, 4/6 e 7/6 (7-2).
Ele ainda pode comemorar duplamente a ausência do dono da casa como seu próximo adversário, já que Alexander Bublik viveu um dia ruim e parou no também austríaco Sebastian Ofner, com placar de 6/4 e 6/2. Thiem venceu Ofner nos três duelos já feitos, porém todos no saibro.
TAKE A BOW DOMINIC THIEM 🤯#AstanaOpen @domithiem pic.twitter.com/zjI0xv9D7W
— Tennis TV (@TennisTV) September 30, 2023
Thiem chega a sua quarta presença em quartas de final na temporada, mas a primeira fora do saibro. Ele não ia tão longe no piso duro desde a semifinal na Antuérpia do ano passado. “Neste piso tão rápido, qualquer jogo tende a ser equilibrado e muitos tiebreaks são esperados”, salientou. “Comecei de forma bem agressiva, mas ele melhorou no segundo set”.
O terceiro set teve momento muito delicado para Thiem, que permitiu 15-40 no 3/4, mas se saiu muito bem. “Nós dois evitamos break-points nesse set final e o tiebreak sem dúvida foi a melhor parte do jogo”. Após empate por 2-2, o campeão do US Open de 2020 ganhou os cinco pontos seguintes.
Na ponta da chave, o cabeça 1 Tallon Griekspoor precisou de grande esforço nos dois primeiros sets diante da surpresa japonesa Sho Shimabukuro, até que o holandês fechou o duelo por 7/6 (7-5), 6/7 (4-7) e 6/1. Ele enfrentará nas quartas o norte-americano Sebastian Korda, depois que o quinto favorito superou o português Nuno Borges, por 6/4 e 7/6 (7-4).
As quartas de final deste domingo terão também Jiri Lehecka contra Hamad Medjedovic e Sebastian Baez frente Adrian Mannarino.