PLACAR

Tenistas da casa recebem convites para jogar em Belém

Eduardo Lima terá chance de jogar chave principal de ITF pela 1ª vez (Foto: Arquivo Pessoal)

Belém (Brasil) – Foram conhecidos nesta quarta-feira os dois primeiros convites para a chave principal do Ano IV – Brasil Tennis Classic – Etapa de Belém, que será disputado na Assembleia Paraense de 14 a 20 de agosto. São dois jogadores naturais da capital que fazem o Brasil chegar, por enquanto, a um total de 12 representantes no quadro. A competição da série M15 distribui US$ 15 mil (R$ 74 mil na cotação atual) em prêmios e pontos para o ranking da ATP. O Santander é o patrocinador oficial.

Para marcar a volta do tênis mundial a Belém após nove anos, dois tenistas da capital paraense foram agraciados com convites para a chave principal: Eduardo Lima e David Martins. Os dois, coincidentemente, iniciaram sua trajetória na modalidade na Assembleia Paraense e terão a oportunidade de anotar os primeiros pontos no ranking da ATP diante da torcida local.

Aos 17 anos, Lima já vem se destacando no circuito nacional de torneios juvenis. Foi campeão do Açaí Bowl, torneio que reúne os melhores jogadores da região Norte, e se sagrou vencedor de simples e duplas das etapas de Maceió e Salvador, no Farol da Barra e Senhor do Bonfim, do circuito Rota do Sol, na categoria 16 anos.

“É uma expectativa muito grande poder jogar a chave principal do meu primeiro ITF. Estou animado por poder jogar em casa, nas quadras do clube onde sempre joguei. Sei que é uma experiência única, então vou dar meu melhor até o último ponto”, declara Lima, que treina hoje no Rio de Janeiro.

Doze anos mais velho, David Martins reúne uma experiência distinta do seu conterrâneo. O belenense deu suas primeiras raquetadas com quatro anos e jogou torneios juvenis até os 17 anos, quando decidiu parar por conta própria. Aos 26, então, retornou à modalidade e hoje é o melhor tenista paraense na Classe A.

“Este será meu primeiro torneio profissional da ITF. Tenho certeza que será uma aventura essa experiência, mas estou treinando bastante aqui na Assembleia, conheço o clube, conheço essas quadras, e só tenho a agradecer ao convite para ter a chance de jogar em casa”, diz Martins.

Convites para o qualificatório

O Instituto Sports também apresenta os primeiros convites para o quali, que tem início no dia 14. São dois atletas da nova geração do Brasil: os paulistas Andrey Barbiero e Raul Rokita, ambos de Mogi das Cruzes. Será mais uma oportunidade de participar de um torneio profissional, já que a dupla esteve presente no São Paulo Tennis Classic, em abril.

Barbiero foi eleito o melhor paulista de 2022 na categoria até 16 anos e hoje já disputa as competições com atletas dois anos mais velho. O paulista de 16 anos se considera mais preparado para jogar em alto nível e, quem sabe, fazer seus primeiros pontos em Belém.

“Tenho ótimas expectativas. Sou novo, quero muito pontuar, fazer grandes jogos, dar tudo que tenho em quadra, mas me divertir também. Tenho treinado muito bem e sinto que consigo buscar o meu tão esperado ponto na ATP. Espero realizar um ótimo torneio e guardar novas experiências”, confia Barbiero.

Seu conterrâneo Raul Rokita também terá nova chance de somar seus primeiros pontos no ranking da entidade. O tenista de 18 anos vem de longo período de treinamentos em Buenos Aires, onde mora há um ano e meio, e quer fazer bonito em casa.

“Minha expectativa é muito alta. Estou treinando bastante nas quadras rápidas, focando bastante nos processos do torneio. Estou me sentindo muito bem fisicamente, sentindo bem a bola, e vou tentar furar o quali. É um passo de cada vez até chegar à chave. E estou muito feliz por esse convite”, analisa Rokita, que treina na academia de Hernán Gumy, ex-técnico de Gustavo Kuerten, Marat Safin e Guillermo Cañas.

Além dos convidados Eduardo Lima e David Martins, o Brasil será representado por: José Pereira, Fernando Yamacita, Gilbert Klier, Igor Gimenez, João Eduardo Schiessl, Mateo Barreiros Reyes, Paulo André Saraiva, Gabriel Sidney, Pedro Rodrigues e Gustavo Ribeiro de Almeida.

A entrada é gratuita ao público ao longo da semana na Assembleia Paraense. As chaves e a programação serão divulgadas no dia 13 e você pode acompanhar as novidades no site oficial do evento.

O Ano IV – Brasil Tennis Classic é apresentado pelo Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e conta com o copatrocínio de EMS Farmacêutica, Santos Brasil, Alupar, Taesa, Azul Linhas Aéreas – Transportadora Oficial, Aberje, Michelob Ultra e INNI Tournament – Bola Oficial. A competição conta também com o apoio da Assembléia Paraense – Sede da competição -, da Federação Paraense de Tênis e integra o calendário mundial ITF World Tennis Tour. A realização é do Instituto Sports.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Bopanna entra para a história do tênis aos 43 anos

A emoção de Hsieh e Mertens com o novo título de Slam

PUBLICIDADE