Nova York (EUA) – Levantamento da EDO, empresa norte-americana de medição de TV, apontou que os torneios de Wimbledon e do US Open estiveram entre os principais eventos esportivos femininos para os anunciantes dos Estados Unidos no ano passado, ao lado das competições de basquete da WNBA e NCAA, a liga universitária do país. Os dados mostraram que as duas semifinais e a decisão do Grand Slam britânico geraram o maior envolvimento publicitário de toda a temporada 2023.
O relatório inaugural traçou a eficácia de todos os anúncios nacionais em uma série de competições esportivas femininas. As métricas de resultados da EDO rastreiam os sinais de engajamento comportamental que ela afirma serem mais preditivos de vendas futuras. A pesquisa sugeriu que a eficácia dos anúncios em 2023 teve uma melhoria de dois dígitos em relação ao ano anterior.
O tênis feminino ficou no topo da tabela com os jogos de Wimbledon e do Aberto dos Estados Unidos, superando a média dos anúncios transmitidos no horário nobre e dos anúncios a cabo em 53% e 51%, respectivamente.
“Naturalmente, o crescente interesse nos esportes femininos representa uma grande oportunidade para os anunciantes de TV. Afinal, os esportes ao vivo têm sido consistentemente os programas televisivos mais bem-sucedidos em levar os consumidores a se envolverem com as marcas que anunciam, gerando resultados importantes, como pesquisas online que são indicadores comprovados de vendas futuras”, explica Laura Grover, vice-presidente sênior e chefe de soluções para clientes da EDO.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O relatório observou ainda que as campanhas estreladas por atletas mulheres tiveram um desempenho particularmente bom em comparação com a média dos anúncios de cada marca. Adidas (+69%), Puma (+62%), Nike (+16%) e Vuori (+8%) superaram a sua campanha média ao apresentar atletas mulheres no ano passado.
Também foi demonstrado que atletas individuais impulsionam o envolvimento com o anúncio. “Mulheres como Coco Gauff e a estrela do basquete universitário Caitlin Clark são poderosas representantes de marca durante os intervalos comerciais, proporcionando resultados sólidos para empresa como New Balance, State Farm e muito mais. À medida que os esportes femininos continuam a ganhar popularidade, esta oportunidade só se tornará mais atraente para os anunciantes”, afirma Grover.