Por Walmor Elias
Para TenisBrasil
Franca (SP) – Faleceu nesta madrugada, em Franca, o técnico José Pedro Penha de Carvalho, nascido em 20 de fevereiro de 1950 e portanto com 74 anos. O corpo está sendo velado no Velório Municipal Leporace, desde as 13 horas.
José Pedro, como era bem conhecido, era formado em Química Industrial, pela Unaerp (de 1969-73), de Ribeirão Preto, e teve destacada atuação no tênis brasileiro. Era de uma família de tenistas com origem em Bauru. Passou por diversos clubes, foi da Federação Paulista de Tênis e também da CBT, na gestão de Jorge Lacerda.
José Pedro era um estudioso do tênis, entendia e sempre acreditou no uso da ciência nos esportes e particularmente no tênis. Estudou muito várias teorias de treinamento, em diferentes países, manteve contatos com especialistas do exterior e ainda recentemente fez um Curso de Pós Graduação em Tênis, além de diversos cursos de capacitação.
Atualmente treinava e supervisionava treinamentos de alguns jovens e tinha intensa ligação com o Tabajara Tênis Clube, de Blumenau (SC), inclusive pela sua grande ligação com o ex-tenista e dentista, Rafael Reichow, um dos que ele treinou em sua longa carreira de técnico.
O nome mais destacado com quem José Pedro atuou foi o falecido José Amin Daher, que acompanhou por longas temporadas desde jovem. Mas josé Pedro tinha uma decepção, pois Amin Daher faleceu precocemente.
Vários outros tenistas foram treinados e estiveram sob o comando do José Pedro, sendo que ele relacionava 21 atletas que conseguiu lançar com pontuação inicial no ranking da ATP.
Passou por vários clubes de São Paulo, como o Tênis Clube Sorocaba, mas teve atuação bem destacada em Santa Catarina, quando foi levado para lá pelo ex-presidente Marcílio Medeiros. Junto com Carlos Alves, e depois com a chegada de Larri Passos, o tênis catarinense ganhou projeção muito grande e uma evolução acima da média.
Na CBT, na gestão do presidente Jorge Lacerda, fez um trabalho muito importante. Para evitar o uso político dos “wild cards”, ele organizou pela entidade mais de 200 torneios CNIPs, que eram qualificatórios que davam vagas aos torneios maiores, a partir dos Challengers, mas até para os maiores da ATP. José Pedro também organizou para a CBT pequenos ITF Futures.
Na gestão de Walmor Elias na CBT, ele ajudou muito pela sua proximidade com a família dona da marca da extinta Martiniano Calçados, de Americana, que tinha a M2000. Assim, Walmor e José Pedro conseguiram que a empresa fosse a primeira marca a substituir a antiga lendária Sul América e assim foi criado em 1992 o “Circuito M2000 Brasil Juniors Cup”.
Na época, o que José Pedro e Walmor Elias conseguiram era um contrato muito bom para a CBT e o patrocínio do Circuito Nacional Juniors de 12 a 18 anos era fundamental desde a saída da marcante Sul América.
No contrato, a entidade ganhava o equivalente a U$ 25.000 mensal no primeiro, US$ 35 mil no segundo e U$ 45 mil no terceiro ano. É bom registrar que o dólar não tinha essa paridade atual. Mas a empresa só pode atuar no primeiro ano, pois na época estava começando a fortíssima concorrência dos calçados chineses e vários fabricantes de Americana e Novo Hamburgo (RS) não aguentaram os preços baixíssimos dos calçados vindos da China.
José Pedro era divorciado e deixa três filhos, Felipe, Beatriz e Caio, e quatro netos, que eram sua grande alegria, ultimamente, além de treinar pequeninos que jogavam torneios Kids e vinham tendo bons resultados.
Era uma pessoa formidável. Que Deus abençoe e o guarde no Coração. Meus Sentimentos para a Família.
Esqueceram o Luluco!
Vcs estão de brincadeira kkkkk
Papai era solteiro e tinha três filhos rs!
Felipe
Beatriz e
Caio seu Luluco predileto!
Grato pela correção, Caio. O texto foi todo baseado em material coletado nas mídias sociais do José Pedro e feito com intenção de homenageá-lo por seu grande trabalho junto ao tênis.
Acho que o tom da mensagem foi um pouco inadequado para um dia de luto.
Pessoa maravilhosa,excelente tecnico que Deus conforte seus familuares
Grande sujeito. Muito amor pelo tênis. Muito conhecimento e alegria para ensinar e aprender. Que o Todo Poderoso cuide de sua alma.
Grande treinador com quem tive o prazer de trabalhar.