Técnico e marido de Keys foi top 100 e relembra transição na carreira

Foto: Reprodução/Instagram

Melbourne (Austrália) – Campeã do Australian Open no último sábado, Madison Keys faz de sua equipe um ambiente familiar. A norte-americana de 29 anos é treinada pelo marido Bjorn Fratangelo, dois anos mais velho, que chegou a ser número 99 do mundo na ATP, mas parou de jogar profissionalmente em agosto de 2023 por conta de repetidas lesões. Desde então, investiu na transição de carreira e passou a ter dedicação exclusiva à companheira de longa data.

O casal, que começou a namorar em 2017 e anunciou o noivado em março de 2023, celebrou o casamento em novembro passado em Charleston. Seis semanas depois, Keys venceu o WTA 500 de em Adelaide e logo na sequência brilhou no Australian Open para conquistar seu primeiro Grand Slam.

“Acho que tudo começou quando começamos a ter mais diálogos sobre tênis no nosso relacionamento, por volta da época em que eu estava encerrando minha própria carreira”, disse Fratangelo em uma coletiva de imprensa na última sexta-feira, em Melbourne. Ele alcançou o 99º lugar no ranking mundial da ATP em 2016 e venceu quatro títulos no circuito challenger. Ele também foi campeão juvenil de Roland Garros em 2011.

+ História, chaves, prêmios, recordes: clique aqui e saiba tudo do Australian Open

“Ela começou a compartilhar ideias comigo e foi a primeira vez que eu realmente estava dando opiniões de volta. Depois chegou um ponto em que decidimos que eu estaria com ela em tempo integral. Foi algo como: ‘O que você quer tirar disso tudo? Você está satisfeita em permanecer entre 11º e 25º no ranking? Ou quer tentar algo maior? O que você realmente deseja?'”.

Ajustes sutis no jogo e controle emocional fora da quadra

Segundo Fratangelo, a transição para o papel de treinador exigiu trazer novos elementos para o jogo de Keys, reconhecida por seu estilo agressivo e de muita potência nos golpes. “Às vezes você precisa de novas ferramentas. Acho que é isso que eu tentei trazer. Ela obviamente já havia construído uma carreira incrível e eu apenas pensei: ‘Ok, se fizermos algumas mudanças e ajustes sutis aqui e ali, talvez podemos subir de 15ª no mundo para 10ª, depois para 8ª. E de repente você está no topo novamente”, explicou a respeito de Keys, que voltou a uma final de Slam depois de sete anos e vai igualar o melhor ranking da carreira, na sétima posição.

O ex-tenista profissional também comentou sobre o desafio emocional de estar do lado de fora das quadras. “Eu tento me manter o mais calmo possível no box, mas não vou mentir e dizer que não fico nervoso. É estressante”, admitiu. “Quando você não pode fazer nada e está apenas sentado assistindo, sente-se meio impotente. Obviamente, se eu estivesse jogando naquela situação, estaria ditando o que acontece. Mas quando estou apenas sentado e assistindo, é um nível completamente diferente de estresse”.

Subscribe
Notificar
guest
6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Cris
Cris
1 dia atrás

Como diria Andy Murray: marriage works!!

Fernando S P
Fernando S P
1 dia atrás
Responder para  Cris

Interesses em comum é sempre um bom começo. Respeito e empatia? Daí é jogo ganho!

SANDRO
SANDRO
1 dia atrás

Parabéns ao marido Bjorn Fratangelo que ajudou bastante por fazer os ajustes necessários para que Keys subisse de nivel de boa competidora para Campeã de Grand Slam…

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
1 dia atrás

Alguém comentou que após o casamento ela melhorou. Outros não gostaram de tal afirmação.
Para ficar no meio termo, vamos combinar que a nossa campeã arrumou um técnico muito sintonizado com ela e que, também, por isso as coisas estão dando certo.

Leonel
Leonel
1 dia atrás
Responder para  Samuel, o Samuca

Com certeza que melhora tudo. Quem é o louco de dizer que não melhora quando tem mais amor e comida caseira. Ah vá!!!rsrss

João Sawao ando
João Sawao ando
1 dia atrás
Responder para  Samuel, o Samuca

E isso ai

plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.