PLACAR

Tchecas e EUA decidem BJK Jr, Brasil disputa 7º

Tyra Grant (Foto: Manuel Queimadelos/ITF)

Córdoba (Espanha) – As equipes dos Estados Unidos e República Tcheca vão decidir o título da Billie Jean King Cup Junior, disputada nesta semana nas quadras de saibro de Córdoba, na Espanha. Nas semifinais deste sábado, as norte-americanas venceram a Espanha por 2 a 0, enquanto as tchecas eliminaram as britânicas.

A vitória norte-americana começou com Tyra Grant, que superou Lorena Solar por 7/6 (7-5) e 6/1. Com apenas 15 anos, Grant é a número 21 do ranking mundial juvenil e 761ª colocada entre as profissionais. Na sequência, foi a vez de Iva Jovic derrotar Charo Esquiva Banuls por duplo 6/2. Também de 15 anos, Jovic é 14ª do ranking mundial juvenil e 647ª na WTA.

Na outra semifinal, Laura Samsonova abriu a série vencendo Mingge Xu por duplo 6/4. E depois, Alena Kovackova bateu a grande promessa britânica Hannah Klugman também por duplo 6/4. As duas tchecas têm 15 anos, Samsonova é a número 6 do ranking mundial juvenil, enquanto Kovackova está na 15ª posição.

Os dois países finalistas são os dois últimos campeões da Billie Jean King Cup Junior. As tchecas têm cinco títulos, o mais recente em 2021, enquanto as norte-americanas têm sete títulos, incluindo no ano passado.

Brasil é superado pela Austrália
Já a equipe brasileira segue no playoff que define do quinto ao oitavo lugar, depois de ter parado nas quartas de final. Neste sábado, o Brasil foi superado pela Austrália por 2 a 1. A catarinense Carolina Bohrer derrotou Tahlia Kokkinis por 2/6, 6/1 e 10-8. Na sequência, a número 11 do mundo no ranking juvenil Emerson Jones derrotou a gaúcha Pietra Rivoli por 6/3 e 6/1. Nas duplas, as australianas fecharam a série por 6/3 e 6/4.

O Brasil encerra o torneio neste domingo contra a Suécia, valendo o sétimo lugar. Esta já é a melhor campanha do país desde o quinto lugar em 2013. Um ano antes, em 2012, um trio com Bia Haddad Maia, Carol Meligeni e Ingrid Martins terminou na terceira posição.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Karlovic oficializa aposentadoria e recebe homenagem da ATP

O melhor duelo entre Djokovic e Murray? Reveja Qatar em 2017

PUBLICIDADE