Londres (Reino Unido) – Atual 282ª do mundo, a tenista tcheca Nikola Bartunkova, de 18 anos, foi suspensa provisoriamente após cair em um exame antidoping. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pela agência Internacional para a Integridade do Tênis (ITIA).
Segundo a entidade, os testes de Bartunkova apresentaram a presença da substância trimetazidina, que está enquadrada na categoria de moduladores hormonais e metabólicos, e portanto é proibida pelo Programa Antidopagem do Tênis (TADP). A ITIA enviou à jogadora um aviso pré-acusação datado de 16 de abril de 2024, com base nos termos do artigo 2.1 do TADP (presença de substância proibida) e/ou do artigo 2.2 (uso de substância proibida sem uma Isenção de Uso Terapêutico válida).
Bartunkova, que tem como melhor marca da carreira o 226º posto, obtido no último mês de abril, realizou testes enquanto competia em um evento ITF W50 em Trnava, na Eslováquia, em fevereiro, e também no W75 de Maribor, na Eslovênia, em março. Ambas as amostras deram positivo para trimetazidina.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Os resultados coletados implicaram numa suspensão provisória obrigatória, sem data estipulada para terminar. Enquanto o caso não for definitivamente solucionado, a tenista está proibida de jogar, treinar ou participar de qualquer evento de tênis.
Como tenista juvenil, Nikola Bartunkova chegou à oitava colocação do ranking da ITF e conquistou seis títulos, dois deles de nível J200 em 2023. No mesmo ano, ela foi vice-campeã de Wimbledon, onde já havia feito quartas na temporada anterior. Outros resultados de destaque foram a semifinal de Roland Garros, também em 2022, e as oitavas do último US Open.
Dalcim.proibida de treinar …e isso mesmo????
SIm, ela não pode treinar em qualquer lugar onde esteja acontecendo um torneio de tênis. Claro que ela pode alugar uma quadra e treinar.