Melbourne (Austrália) – Dois nomes importantes na chave feminina do Australian Open seguiram caminhos opostos nesta segunda-feira nas quadras do Melbourne Park. Enquanto a polonesa Iga Swiatek superou um bom teste contra a tcheca Katerina Siniakova, a bielorrussa Victoria Azarenka foi eliminada logo na estreia pela italiana Lucia Bronzetti.
Atual número 2 do mundo, Iga manteve a escrita de sempre superar a primeira rodada das chaves de Grand Slam e deixou pelo caminho Siniakova com uma firme apresentação, superando a tcheca depois de 1h21 de confronto, com o placar final de 6/3 e 6/4. Sua próxima adversária será a eslovaca Rebecca Sramkova, que bateu a norte-americana Katie Volynets de virada, com 3/6, 6/2 e 6/2.
Cabeça de chave 21, Vika não conseguiu colocar em quadra seu favoritismo e perdeu para Bronzetti por 2 sets a 0, caindo com o placar final de 6/2 e 7/6 (7-2), depois de 2h12 de jogo. Na segunda rodada, a italiana de 26 anos e atual número 76 do mundo terá pela frente ou a romena Jaqueline Cristian ou a experiente lucky-loser croata Petra Martic.
Apesar do bom desempenho com o saque, vencendo 69% dos pontos, a polonesa foi quebrada duas vezes, uma em cada set. Em contrapartida, ela converteu quatro dos cinco break-points que teve a seu favor e com isso levou a melhor. A consistência foi um fator chave, com Swiatek cometendo oito erros não forçados a menos (15 a 23) e anotando dois winners também a menos (17 a 19).
O primeiro set se definiu entre o sexto e o oitavo games, com três quebras seguidas e vantagem para Iga, que sacou no nono para fechar e assim abriu 1 a 0 no placar. Na segunda parcial, ela venceu os dois primeiros games e teve break-point no terceiro, não aproveitou e viu Siniakova virar para 3/2. O jogo parecia ficar complicado para a polonesa, que via a rival utilizando boas variações, entre os golpes mais retos de fundo e intervenções junto à rede, além de ter feito uma série de winners de devolução. Depois de finalmente voltar a confirmar o serviço, apostando em saques abertos e com quique mais alto, Swiatek recuperou o domínio da partida. Ela voltou a quebrar no sétimo game e então apenas administrou a vantagem, com dois games de serviço muito seguros para selar a vitória.