Paris (França) – Os sul-africanos Donald Ramphadi e Lucas Sithole fizeram história no tênis em cadeira de rodas paralímpico. Nesta quarta-feira, eles derrotaram os brasileiros Leandro Pena e Ymanitu Silva na disputa pelo bronze na divisão Quad, marcando parciais de 6/2, 4/6 e 10-8.
Ramphadi e Sithole conquistaram assim a primeira medalha paralímpica do continente africano desde 1992, quando o tênis em cadeira de rodas entrou no programa dos Jogos. Do outro lado, Leandro e Ymanitu bateram na trave para levar a primeira medalha do país na modalidade.
“Este é o meu melhor momento. É sempre muito importante, para mim, carregar a bandeira da nação em meus ombros e colocar a África do Sul no mapa do tênis em cadeira de rodas paralímpico. Nunca deixarei de me orgulhar deste momento. Falarei sobre isso até meu último dia”, comemorou Ramphadi.
O tenista de 37 anos nasceu e foi criado em Kwa-Zulu Natal, no leste da África do Sul. Quando tinha 12 anos, ele estava ajudando o tio de um amigo que era maquinista de trem de carga e estava voltando para o trem após trocar de linha com sucesso.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Ao tentar embarcar no trem novamente, Sithole escorregou sob as rodas em movimento, perdendo as duas pernas e o braço direito. Após anos de depressão, Sithole encontrou o tênis em cadeira de rodas, que lhe ofereceu consolo e proporcionou metas muito importantes na vida.
Desde então, ele competiu em cinco Grand Slams, vencendo o título de simples no Quad no US Open em 2013 e o título de duplas no Australian Open em 2016, além de agora ter uma medalha de bronze paralímpica.
Ramphadi desenvolveu osteogênese imperfeita, também conhecida como doença dos ossos frágeis, a partir dos 12 anos e sua mobilidade foi se deteriorando a ponto de ele não conseguir mais andar.
“Este local é algo especial. No ano passado, ganhei meu primeiro Grand Slam aqui (título de duplas no Quad com Andy Lapthorne) no meu aniversário, agora tenho uma medalha de bronze paralímpica. Para mim, estar aqui e ganhar uma medalha é loucura. Vou apenas aproveitar o momento”, comemorou Ramphadi.
Holandeses decidem em simples e conquistam ouro nas duplas
A medalha de ouro nas duplas ficou com os holandeses Sam Schroder e Niels Vink, que venceram os britânicos Andy Lapthorne e Gregory Slade por duplo 6/1. Schroder e Vink também decidem o título de simples.