por Mário Sérgio Cruz, de Brasília
O Brasil teve 100% de aproveitamento no confronto contra a Coreia do Sul pelos playoffs da Billie Jean King Cup, em Brasília. Depois de três vitórias em simples, duas de Beatriz Haddad Maia e uma de Laura Pigossi, a programação de sábado terminou com o jogo de duplas, Luísa Stefani e Ingrid Martins venceram Dayeon Back e Bo-Young Jeong por 6/1 e 6/2 em 1h de partida, e a série termina com 4 a 0 para o time brasileiro.
Paulista de 26 anos, Luísa Stefani tem agora nove vitórias e apenas duas derrotas em partidas de duplas pela Billie Jean King Cup. Ela também venceu uma importante partida de simples na temporada de 2017, quando tinha só 19 anos. Já a carioca Ingrid Martins, de 27 anos, fez sua estreia pela competição.
Nas últimas semanas, as duas brasileiras jogaram juntas em dois torneios na China, chegando à semifinal do WTA 1000 de Pequim e às quartas do 500 de Zhengzhou. Essas campanhas renderam 470 pontos no ranking de duplas para elas. Stefani é hoje a 18ª colocada, enquanto Ingrid está na 47ª posição.
O próximo compromisso do Brasil na Billie Jean King Cup será o Qualificatório Mundial de 2024. Será a terceira aparição do país nessa fase, depois dos confrontos em 2020 e 2023. Desde a mudança de formato da competição, a equipe brasileira busca a inédita participação na fase final.
Durante a rápida partida que encerrou a programação deste sábado, Stefani e Ingrid tiveram amplo domínio das ações. Elas não sofreram quebras, apesar de terem enfrentado três break-points, todos no primeiro set. Já na segunda parcial, a dupla brasileira só perdeu um ponto no saque. Outro ponto alto na partida, já na reta final, foi quando Luísa Stefani disparou quatro aces seguidos, animando ainda mais o público que ficou até o fim da programação, apesar do forte calor na capital federal.