Linz (Áustria) – Com uma campanha improvável, a paulista Luisa Stefani e a húngara Timea Babos se tornaram campeãs de duplas do WTA 500 de Linz. Após entrarem de última hora na competição e superarem as principais favoritas nas semifinal, elas garantiram a conquista neste domingo ao derrotarem de virada as irmãs ucranianas Lyudmyla e Nadiia Kichenok, cabeças 3, com placar final de 3/6, 7/5 e 10-4, após 1h32 de partida.
Com o triunfo, Stefani volta a faturar um título depois de quase um ano. Sua última conquista havia sido em fevereiro do ano passado, quando venceu o WTA 1000 de Doha ao lado da holandesa Demi Schuurs. Desde então, a brasileira não disputou uma final sequer até esta semana em Linz.
No geral, a tenista de 27 anos levanta o décimo troféu de duplas na elite do circuito feminino e o quarto de nível 500. Ela ainda tem três WTA 1000 e outros três WTA 250. Em 2023, Luisa fez história para o tênis brasileiro ao vencer a chave de duplas mistas do Australian Open com o gaúcho Rafael Matos, feito este que não entra para as estatísticas oficiais da WTA e nem da ATP.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Ex-número 9 do mundo e atual 30ª colocada, Stefani subirá três posições, retornando ao 27º lugar. Ela dividirá um prêmio de 47.220 euros com sua parceira húngara. Por sua vez, Timea Babos chega ao 26º título da carreira. A ex-líder do ranking de duplas ocupa hoje apenas o 54º posto, mas saltará para o 37º lugar.
Vale lembrar que Luisa Stefani estava inicialmente inscrita para jogar com a carioca Ingrid Martins, mas elas não tiveram ranking suficiente para entrar no torneio, e então a paulista acabou formando parceria de última hora com Babos. Elas entraram como cabeças de chave 4 e superaram duas parcerias favoritas durante a campanha vencedora no evento austríaco, disputado em quadras duras e cobertas.
Início ruim e virada emocionante
A final deste domingo começou complicada para Luisa Stefani e Timea Babos, que foram dominadas pelas irmãs Kichenock. Com duas quebras de serviço, as ucranianas chegaram a abrir 5/1, ainda tiveram um dos breaks devolvidos, mas em seguida fecharam o set inicial com tranquilidade.
Dispostas a mudar o rumo da partida, a brasileira e a húngara começaram a segunda parcial indo para cima das adversárias, e logo obtiveram uma quebra, abrindo 3/0. Elas mantiveram a vantagem até o sétimo game, quando sofreram o break de volta. No entanto, o empate veio no 12º game, com uma nova quebra de serviço, levando a definição para o match-tiebreak.
Durante toda a série decisiva, Stefani e Babos estiveram na frente, abrindo uma confortável margem de 7 a 1. A partir daí, elas só precisaram administrar a vantagem para sacramentar a conquista.
ALL FIGHT 😤😤😤😤
Babos/Stefani come back to defeat Lyudmyla and Nadiia Kichenok 3-6, 7-5, 10-4 and take home the Linz title. #WTALinz pic.twitter.com/keRgbXW1WR
— wta (@WTA) February 2, 2025
Salvou a Pátria, kk…
Única campeã nesse final de semana!?
Aqui se permite palpite?
Lu mantenha essa dupla, pois deu liga!
VQV brazucas!
Também acho que poderiam continuar juntas, mas em Abu Dhabi vão jogar separas, Luisa vai jogar com a Britanica Heather Watson.
Maravilha!!!!!!
Acho que a Luísa merece muuuuito!!!!
Também acho que aquela poderia continuar…..
A Timea também é ótima dualista.
Mas…a decisão é da Luisa…..
Final emocionante! E como jogaram bem ambas as duplas.
Sensacional, quando são duas campeãs até o improvável de última hora pode dar muito certo!
Seria muito bom para a carreira da Luisa se ela pudesse fazer uma temporada com a húngara multi campeã e ex número 1.
Impressiona como a Timea mantém o porte físico perfeito para o tênis e a categoria como no último ponto no qual a parceira praticamente só assistiu e aplaudiu!
Parabéns dupla!
Parabéns à Luisa Stefani e sua parceira pelo título. Conquista merecida. Vai dividir com sua parceira o prêmio de 47.220 euros pela conquista desse WTA 500. Para aqueles que vivem recomendando para a Bia priorizar e focar nos torneios de duplas, é melhor não procurar no mercado uma colocação de coach financeiro porque será difícil encontrar uma vaga. Talvez façam essa recomendação porque é o dinheiro da Bia que está em jogo e não o dinheiro deles. Há uma certa pretensão em querer fazer recomendações para a Bia de assuntos tão importantes, desconhecendo vários detalhes da vida dela que têm que ser levados em conta para fazer uma mudança tão relevante em sua carreira.
Matéria é sobre a Luisa. O momento é dela.
Tem que manter essa dupla
Parabéns Luisa Stefani, você é uma grande campeã! Um dos momentos mais marcantes no tênis feminino foi a medalha de bronze dela e da Laura Pigossi, épico! Falta o Grand Slam Feminino pra completar a carreira vitoriosa. Estamos na torcida!
potxa vida! que semana! lindíssima! troféu! será que a Babos não aceita ser parceira pra temporada??? alou alou Stefani e seu staff! a hora de convidar é agora.
Parabens Stefani, vc merece, e pode ser a virada de chave desde o seu retorno pos cirurgia. Pena que nao seja uma parceira definitiva, acho eu. Vamos pra mais titulos.
Luisa joga melhor quando tem uma parceira que joga bem no fundo de quadra.
A Bia é kkkkkkkkkkkkkkk
No começo eu achei a Luiza meio desligada, mas depois ela começou a jogar MT bem, aí a Babos deu uma desligada algumas horas, mas a Luiza tava amassando aí ela elas conseguiram levar msm assim o 2 set aí no tie as duas começaram amassando aí fizeram 7×1 depois foi só ganhar
Parabéns! Luisa Stefani e Timea Babos. Como a vida às vezes transforma o improvável em título… Vide Madison Keys no AO 25. Agora fica com uma dúvida boa, convidar Timea Babos ex-n°1 para resto da temporada ou pelo menos testar meia temporada? Porque vou te falar foi título a primeira vista, como se completaram tão rápido, incrível o que deu certo e jogaram. Mais um WTA 500 pra conta.