A análise da final: como Alcaraz dominou Sinner em Nova York

De forma muito justa pela diferença demonstrada na partida de hoje, Alcaraz conquista seu segundo US Open e o sexto Grand Slam da tão jovem carreira, reassumindo o posto de número 1 dois anos depois de ter figurado lá pela última vez. Perdeu apenas um set em todo o campeonato, com progresso evidente no saque e na devolução. De quebra, faturou o maior prêmio da história: US$ 5 milhões.

Quarto set
4-6 – Espanhol não sacou tão bem, Sinner entrou nos pontos e arriscou nos dois primeiros match-points. Aí Carlitos decidiu que precisava ir à rede e, na terceira tentativa, cravou outro ace cruzado. Espanhol marcou o dobro de winners (41 a 21) e ainda errou menos (24 a 28).
4-5 –
Sinner diminui o prejuízo e agora tenta salvar a partida, o bi e o número 1
3-5 –
Leve e solto, espanhol saca com enorme qualidade outra vez e não dá a menor chance ao italiano.
3-4 –
Game importante para Sinner se manter grudado no placar e com a necessária pressão sobre o adversário.
2-4 –
Para mostrar sua confiança de momento, Alcaraz respondeu ao 15-30 com três excelentes saques, incluindo dois aces abertos no lado da vantagem.
2-3 –
Sinner vinha firme no game, mas de repente descalibrou tudo. Dupla falta imprópria no 30-30 e um erro bobo de forehand para dar perigosa vantagem ao espanhol.
2-2 –
Alcaraz não faz por menos e abre game com saque-voleio novamente perfeito, além de usar agora bem o primeiro saque, um deles a 211 km/h.
2-1 –
Percentual de acerto de primeiro saque caiu para 40%, mas Sinner continua se virando bem, incluindo mais uma ótima transição à rede.
1-1
– Outro game de jogadas bonitas dos dois lados. Alcaraz segue na ideia de tirar Sinner do conforto, abrindo as bolas ou indo para curtas. E Sinner voltou a insistir nas paralelas.

1-0 – Grande game para abrir o quarto set. Espanhol jogou muito no 30-30, fazendo Sinner cobrir toda a quadra com bolas muito profundas, mas o italiano deu a resposta, salvando o break-point e fazendo um voleio genial. Foram 10 minutos tensos e bem jogados, tal qual o primeiro da partida, e Sinner saiu do aperto muito bem.

Terceiro set
Espanhol voltou a dominar amplamente a partida a partir de uma sucessão de erros não forçados do italiano. A diferença de winners foi elástica: 11 a 1. Os dois estão fazendo pouco contra o primeiro saque adversário, mas nenhum deles está com indice expressivo (52% de Alcaraz e 50% de Sinner).
1-6 – Assim como no set inicial, Alcaraz mostra nervos no lugar na hora de concluir a tarefa. Sinner tentou atacar a devolução, mas não foi bem.
1-5 –
Sinner sai do zero e isso era importante para ele eventualmente sair sacando no quarto set.
0-5 –
Espanhol jogou com o placar nesse game, sem exagerar nos riscos. Será que vai pintar o primeiro ‘pneu’ nos duelos entre eles?
0-4 –
Número 1 cometeu seus três primeiros erros não-forçados do set, todos de forehand, e isso custou vantagem considerável e provavelmente a perda do set.
0-3
– Sinner chegou a ter 0-30, com falhas de escolha e execução do adversário, mas daí em diante Alcaraz acertou o saque e retomou postura ofensiva. Os dois se empenham muito fisicamente, alcançando bolas difíceis.
0-2 – Alcaraz voltou a ficar mais ofensivo na devolução e isso permitiu usar o forehand. No break-point, espanhol jogou a bola para cima diante de ótimo serviço e Sinner errou bola fácil.
0-1
– Importante para o espanhol começar o novo set com autoridade no serviço.

Segundo set
Bastou uma pequena queda de intensidade do espanhol para Sinner entrar no jogo e mostrar evolução significativa. Fez agora mais winners (8 a 5) e menos erros (7 a 10), embora os dois estejam com índice de primeiro saque apenas aceitável (50% do italiano e 53% do espanhol)
6-3 –
Sinner teve resposta para tudo que o espanhol tentou: slice, spin mais alto, curta.
5-3 –
Game rápido do espanhol, graças ao primeiro saque preciso. Vamos ver agora o quanto Sinner realmente está confiante.
4-3 –
Alcaraz esteve duas vezes à frente do placar neste importante game, mas o italiano não se abalou e seguiu firme com os golpes da base. Houve grande inversão em cima dos erros, agora 9 do espanhol contra 6.
4-2 –
Espanhol cometeu novo erro na abertura do game, mas uma transição perfeita à rede levantou seu moral e o game.
4-1 –
Melhor game de serviço de Sinner, o que sinaliza elevação da confiança. Usou muito bem paralelas dos dois lados, o que só se faz com cabeça livre.



3-1 –
Italiano entrou nos pontos, fez ótimo voleio curto e foi muito bem na passada em dois tempos para obter quebra que pode ser muito animadora. Alcaraz perdeu o saque apenas pela 3ª vez no torneio.
2-1
– Sinner jogou bem mais com o primeiro serviço e até variou com o slice aberto, o que pode ser boa opção para aumentar o percentual de acerto e abrir mais a quadra.
1-1 – Espanhol segue firme com o saque, com percentual de acerto de 67%. Ainda pode melhorar.
1-0 –
Sinner começou bem, com 30-0, aí veio dupla falta e Alcaraz usou forehand para ter break-point. Finalmente, o italiano usou o primeiro saque para sair do aperto.

Primeiro set
Alcaraz se mostrou muito superior em todos os aspectos, seja ataque, contragolpe, saque e devolução. Ainda esbanjou no jogo de rede e só cometeu dois erros. Sinner precisará elevar rapidamente seu nível.



2-6 –
Com novo show de forehand e voleio impecável, espanhol fecha com tranquilidade o primeiro set.
2-5 –
Um erro incrível do italiano em bola fácil de meio de quadra abriu caminho para nova quebra, finalizada em falha absurda junto à rede. Italiano sente a pressão e não se soltou ainda.
2-4 –
Até aqui, Alcaraz está impecável nos games de serviço, usando suas variações de ritmo. Só perdeu três pontos, dois com o primeiro serviço.
2-3 –
Outro game apertado, com direito a grande voleio de Alcaraz, mas Sinner fechou as portas com saque preciso e forehand pesadíssimo.
1-3 –
Sinner de novo foi à rede e Alcaraz, como resposta, fez saque-voleio. No 40-15, de novo italiano veio para a rede atrás de bola longa no backhand adversário. Espanhol fecha com primeira curta do dia.
1-2 –
Com trabalho, Sinner sai do zero. Italiano já começa a adotar postura para encurtar as trocas. Forehand do espanhol está muito afiado.
0-2 –
Passagem segurança pelo primeiro game de serviço, com dois contrapés, um deles com slice de forehand.



0-1
– Alcaraz respondeu todos os segundos serviços a um passo da linha, mostrando decisão ofensiva, e já sai com quebra em game em que Sinner teve de jogar 12 pontos e não foi efetivo com o primeiro saque.

Alcaraz venceu o sorteio e preferiu receber, como acontece 90% das vezes no circuito hoje em dia

A final foi atrasada em meia hora por “razões de segurança”, informa o site oficial do torneio

Num jogo que vale o bicampeonato no US Open e o número 1 do mundo, Jannik Sinner garante que a dor abdominal sentida na semi não se tornou problema e Carlos Alcaraz entra ainda sem perder set nesta edição. É o tira-teima entre eles em termos de Grand Slam na temporada, mas nunca é demais recordar que o italiano esteve com match-point na mão e permitiu virada incrível em Roland Garros antes de tirar a chance do tri do espanhol em Wimbledon.

Diante da quadra veloz de Flushing Meadows e ao fato de a partida começar num horário ainda de sol forte, sacar bem será primordial, algo que faltou a Sinner contra Félix Auger-Aliassime. O espanhol vem se saindo melhor nesse ponto e mostra evidente melhoria na devolução. A batalha no entanto deve se travar mesmo nas trocas da base e aí Sinner é mais consistente.

Subscribe
Notificar
guest
5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Tribunal do US Open
Tribunal do US Open
6 horas atrás

Alcaraz amassando Sinner. Se não melhorar no 2° set , Sinner vai perder de 3×0.

Ruy Machado
Ruy Machado
6 horas atrás

Que atropelo o 1°Set… E quase que o Alcaraz quebra o primeiro game do 2°Set

Tribunal do US Open
Tribunal do US Open
5 horas atrás

1 x 1. Começa o terceiro set….agora vamos para a decisão

Tribunal do US Open
Tribunal do US Open
5 horas atrás

3 set Alcaraz massacrando 4 x0, deve dar vitória do espanhol.

JClaudio
JClaudio
4 horas atrás

Apesar da derrota do segundo set, a vitória do Alcatraz foi elástica, confortável…não deixando dúvidas sobre quem é o melhor tenista do mundo.

plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.