Londres (Inglaterra) – O italiano Jannik Sinner segue absoluto na liderança do ranking e nesta segunda-feira se isolou como o 13º maior número 1 do mundo, deixando para trás o catarinense Gustavo Kuerten, que ficou com suas 43 semanas na ponta contra agora as 44 semanas do tenista de 23 anos.
Mesmo ainda cumprindo suspensão, Sinner não tem sido ameaçado pelos seus rivais, mas pode ver a confortável vantagem que tem cair bastante nesta semana. Ele tem no momento 2.685 pontos de frente para Alexander Zverev, mas se o alemão for campeão em Monte Carlo a distância cairá para 1.385, uma diferença de 1.300 pontos.
Isso tudo porque o italiano defende a semifinal no Masters 1000 de Monte Carlo, e irá fatalmente perder 400 pontos. Do outro lado, Zverev defende apenas 100 pontos e pode somar 900 se for campeão. O alemão reduzirá a distância de qualquer forma, já que Sinner segue sem somar, mas precisa ir longe para deixar a diferença realmente menor.
Em contrapartida, Zverev tem que ficar atento em Carlos Alcaraz, que pode lhe tomar a vice-liderança do ranking dependendo dos resultados dos dois no saibro monegasco. O espanhol não defende pontos na competição e tem a chance de superar o germânico se for campeão e o rival não vencer mais do que uma partida.
Tsitsipas e Ruud em perigo
Outros que correm risco no ranking são os finalistas do ano passado, que podem deixar até mesmo o top 10. O campeão Stefanos Tsitsipas deixará a lista caso não conquiste mais um título no Principado e o vice Casper Ruud precisa vencer ao menos uma partida para se manter na luta pelo posto, apertado por Alex de Minaur e Holger Rune. O norueguês já perdeu um posto nesta segunda-feira e cedeu o quinto lugar para o britânico Jack Draper, posição inédita para o canhoto.
Campeões da semana sobem
Como era previsível, o grande saltou coube ao norte-americano Jenson Brooksby. O vencedor de Houston recuperou 335 posições e agora é o 172º colocado. O italiano Luciano Darderi ganhou Marrakech e subiu para 48º, enquanto Flavio Cobolli avançou para 36º com o título em Bucareste.
Destaque para os melhores ranking do Draper, nº6 e do Mensik, nº23