Viena (Áustria) – Assim como havia acontecido em todos os duelos anteriores, Jannik Sinner marcou sua 12ª vitória contra Alex de Minaur e garantiu vaga na final do ATP 500 de Viena. Principal cabeça de chave do torneio em quadras e cobertas e campeão em 2023, Sinner marcou as parciais de 6/3 e 6/4 em 1h27 de partida.
Sinner disputará sua oitava final na temporada, com títulos do Australian Open, Wimbledon e Pequim, além de ter ficado com os vices de Roma, Roland Garros, Cincinnati e US Open. Vencedor de 21 torneios da ATP, o jogador de 24 anos e número 2 do mundo chega à sua 31ª final da carreira.
Uma boa campanha em Viena também é importante para Sinner na disputa para terminar o ano na liderança do ranking. A distância para Carlos Alcaraz na corrida para o Finals, que considera apenas os pontos de 2025, está em 2.210 pontos, com chance de cair para 2.040 em caso de título. Restam em disputa os 1000 pontos de Paris e 1.500 do ATP Finals.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O adversário de Sinner na final deste domingo pode ser o alemão Alexander Zverev, número 3 do mundo, ou o também italiano Lorenzo Musetti, oitavo colocado. O vice-líder do ranking tem três vitórias e quatro derrotas contra Zverev, mas venceu as duas últimas, e levou a melhor nos três jogos que fez contra Musetti no circuito.
Superado por Sinner na semifinal deste sábado, De Minaur segue na disputa por uma vaga no ATP Finals e está atualmente no sétimo lugar na corrida para Turim. O australiano de 26 anos e vencedor de 10 títulos no circuito tentava chegar à 20ª final da carreira.
Back in the final 🙌@janniksin seals his return to the #ErsteBankOpen final with a win over De Minaur! pic.twitter.com/1kIWikTXl4
— Tennis TV (@TennisTV) October 25, 2025
O início de partida foi arrasador para Sinner, que conseguiu duas quebras e saiu vencendo por 4/0. Naquele momento, o italiano havia vencido 16 dos 20 pontos disputados na partida. De Minaur conseguiu diminuir a diferença para 4/2, tornando-se o primeiro jogador a quebrar o serviço do principal cabeça de chave em todo o torneio, mas não voltaria a ameaçar o saque do italiano até o fim do set.
Bastante confortável em quadras duras e cobertas, condições em que marcou sua 20ª vitória seguida, o italiano também abriu vantagem cedo no segundo set e fez 3/2. Ainda que De Minaur tenha devolvido a quebra, Sinner recuperou a vantagem e se manteve firme até o final do jogo. Sinner fez 18 winners contra 14 e cometeu 21 erros contra 27 do australiano. Embora tenha sofrido suas duas primeiras quebras no torneio, o brasileiro conseguiu quatro quebras.












De Minaur está para o Sinner como Fritz está para Djokovic
Errado : És Tribunal da Basiléia e não sabes que Djokovic 11 x 0 Fritz , no caso aí é Sinner 12 x 0 Minaur. Pior anda é que o Cara da Cidade meteu 17 x 0 em David Ferrer. Muito mais jogador do que os citados …rs. Abs !
Quanta revolta..rs
Joga demais o italiano. Ele é Alcaraz formam o Big2 atual. Fonseca pode formar um Big3 num futuro não muito distante?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, menos prezado
De Minaur será um freguês de Sinner assim como Monfils de Djokovic e Gasquet de Nadal.