Sinner já é o campeão da temporada

Foto: Terra Wortmann Open

A menos que Carlos Alcaraz decida repentinamente alterar de forma drástica seu calendário, esticar uma série de torneios e ganhar praticamente tudo, o italiano Jannik Sinner já pode receber o troféu de número 1 de final de temporada.

Com os resultados desiguais de Xangai, em que o italiano está na semi e o espanhol foi surpreeendido pelo bom Tomás Machac nas quartas, a distância entre os dois no ranking da temporada é de 3.020 pontos. Praticamente inalcançável.

Para tentar uma mágica, Alcaraz teria de jogar um dos ATP 500, de Viena ou da Basileia, onde não está inscrito, levar o título e depois seguir invicto no Masters de Paris. Mas esses 1.500 pontos não bastam. Então ele teria de chegar pelo menos na final de Metz ou Belgrado antes de faturar de forma invicta o Finals. E tudo isso sem que Sinner faça basicamente nada em Bercy ou em Turim. Não parece real.

Embora cada um dos jovens talentos tenha vencido dois Slam em 2024, é inegável que Sinner foi muito mais forte em outros eventos de peso, com os títulos em Miami e Cincinnati, as semis em Monte Carlo e Roland Garros e a conquista dos 500 de Roterdã e Halle. Carlitos por sua vez venceu Indian Wells, mas não fez mais do que quartas no Australian Open, Madri e Miami, tendo faturado o 500 de Pequim dias atrás.

Não deixa de ser irônico, no entanto, o fato de que Sinner esteja disparado na liderança e ainda assim perdido todos os três duelos diante de Alcaraz, o que aconteceu nas semis de Indian Wells e de Roland Garros e na final de Pequim, ainda que todos os jogos tenham ido ao último set e marcado viradas do espanhol. Sinner chegou a ter 2 sets a 1 no apertado duelo no saibro parisiense e os dois fizeram o ‘jogo do ano’ na decisão do 500 chinês.

Com o fato consumado, já que Alcaraz no momento só pensa mesmo em disputar Paris e Turim, Sinner se tornará o primeiro italiano a terminar um calendário completo como número 1 e será a segunda vez que um ‘next gen’ ocupa o posto desde a ascensão de Roger Federer em 2004. Nesses longos 20 anos, apenas Andy Murray também desafiou o domínio do suíço (5 temporadas), de Rafael Nadal (5) e de Novak Djokovic (7).

Sem ameaça à ponta até que defenda o Australian Open, no final de janeiro, Sinner garantirá 31 semanas na liderança, apenas cinco a menos do que Alcaraz já obteve, e isso deixará o fortíssimo dueto à frente de peso pesados como Mats Wilander e Boris Becker e a um passo de chegar em Murray e Guga Kuerten.

A história está sendo precocemente reescrita.

Nos 26 anos de TenisBrasil, você escreve sobre tênis

Para marcar os 26 anos do primeiro site sobre tênis em língua portuguesa, TenisBrasil vai selecionar e publicar artigos de seus leitores. Quem quiser participar, pode escrever livremente qualquer abordagem sobre tênis, seja profissional ou amador, masculino ou feminino, nacional ou internacional, obedecendo apenas o critério de um máximo de 4.000 palavras.

O texto será ilustrado com fotos do arquivo de TenisBrasil e, claro, a crítica é bem-vinda, mas se recomenda cuidado no uso de termos ofensivos para tenistas, técnicos ou torneios. Os melhores artigos serão publicados no Blog do Tênis, que por sua vez acaba de completar 18 anos de existência contínua.

Envie seus artigos para joni@tenisbrasil.com.br.

106 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
jose carlos
jose carlos
1 mês atrás

Sub judice… ainda vai ser necessário avaliar até que ponto o tratamento privilegiado e injusto que o órgão de integridade do tênis (quando comparado com todos os outros tenistas da história) escolheu dar ao italiano contribuiu para esses “feitos”. Terminando Sinner como #1 ou #1.000, a única certeza é que a temporada 2024 da ATP já entrou para a história com um gigantesco asterisco. Atletas foram prejudicados, o público foi ludibriado e os torneios perderam valor e significado.

Última edição 1 mês atrás by jose carlos
Guilherme
Guilherme
1 mês atrás
Responder para  jose carlos

A WADA já falou que não estão pedindo nenhuma anulação dos títulos dele em 2024…apenas a suspensão da decisão pra frente.

João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás
Responder para  Guilherme

A medida que foi suspenso a partir da decisão….os títulos tem que ser retirados e a premiação devolvida….

Guilherme
Guilherme
1 mês atrás
Responder para  João Sawao ando

Que parte do meu comentário dizendo que a WADA não solicitou a retirada dos títulos e premiações você não entendeu? O tribunal está vinculado a decidir conforme o que foi solicitado…e foi solicitado apenas a suspensão temporária e não a retirada dos títulos de 2024.

Marcelo Reis
Marcelo Reis
1 mês atrás
Responder para  jose carlos

O pior pra mim é acharem que alguém que foi contaminado por outro, de forma inadvertida, mereça ser punido.

Imagine que alguém dope você propositalmente e você, claro, não soube. Aí foi pego no doping. Que punição você merece? Nenhuma. Agora imagine que o contaminador também não sabia que estava te dopando…

Última edição 1 mês atrás by Marcelo Reis
João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás
Responder para  Marcelo Reis

De novo ….em esportes de alto rendimentos todos da equipe ou seja do staff sabem o que pode ser usado ou não. Até o próprio atleta entao essa conversa esfarrapada não faz o menor sentido. Tá difícil….vou ter que desenhar Marcelo. Poxa vida

Marcelo Reis
Marcelo Reis
1 mês atrás
Responder para  João Sawao ando

Não é que a equipe não saiba o que é proibido. Eles devem saber, naturalmente, é obrigação deles. Mas eu me refiro ao fato de não terem feito isso de forma proposital. Erros e deslizes ocorrem. E acho que cada erro deve ser avaliado à medida de seu peso. Se ficar comprovado o doping inadvertido, por uma substância em quantidade que não apresentaria ganhos ao atleta, não vejo porque puni-lo, entende?

João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás
Responder para  Marcelo Reis

Não. Não entendo .a partir do momento que a substância é proibida o staff não pode aplicar a pomada. Pois pode entrar no corpo do atleta .foi o que aconteceu com a Maurren Maggi e ela tomou um gancho grande.

Marcelo Reis
Marcelo Reis
1 mês atrás
Responder para  João Sawao ando

A Maggi e tantos outros foram julgados por este método primitivo de aplicar a mesma regra pra todos os casos, quando entendo que cada caso deve ser analisado individualmente, pois cada um possui características únicas.

Imagine que fosse você. Um membro do seu staff aplica pomada nele mesmo e depois faz massagem em você. Aí a substância entra em seu corpo. Você não tem NADA a ver com a ação do seu staff, sua CULPA é ZERO, a meu ver. Ainda assim, você acha que merecia ser punido? Inacreditável.

Última edição 1 mês atrás by Marcelo Reis
João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás
Responder para  Marcelo Reis

Primeiro a pomada não poderia estar onde esta já que é proibida….ou não….se um medicamento proibido está dentro da maleta do médico ou fisioterapeuta e muito estranho …que faça parte do seu staff…se pensarmos assim todos esteróides anabolicos podem estar na maleta dos staff.

Fernando Brack
Fernando Brack
1 mês atrás
Responder para  jose carlos

Que bobagem! Sinner ganhou o que ganhou por méritos próprios, já que a tal substância não produz benefício atlético e a qtde encontrada foi perto de nada. Atletas prejudicados? Público ludibriado? Nada a ver!

João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás
Responder para  Fernando Brack

Fez dois testes antidoping e os dois deram positivos….esta com a mão, a cara ,o peito, o braço, as costas e as pernas enfiadas até o pescoço na lama…..

Mike
Mike
1 mês atrás
Responder para  jose carlos

Quanta inveja…
kkk

Sandra
Sandra
1 mês atrás
Responder para  Mike

Não é inveja , são as regras , fossem que fossem !

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
1 mês atrás
Responder para  Sandra

Boa Sandra!

SANDRO
SANDRO
1 mês atrás
Responder para  jose carlos

Sinner não tem culpa nenhuma ! E mereceu tudo o que conquistou até agora !

Jonas
Jonas
1 mês atrás

Absurda a regularidade do italiano. Alcaraz não tem isso ainda, em que pese um dado interessante: em 2024 o espanhol ainda não perdeu para Sinner e sempre foi o campeão do torneio quando o derrotou, isso aconteceu em Indian Wells, Roland Garros e Pequim.

Ou seja, Alcaraz é um fenômeno com um potencial absurdo, mas ainda não merece ser o número 1 pois falta regularidade. Perdeu cedo no USO, Cincinnati e agora em Xangai. A diferença de pontuação entre os dois é grande.

Agora, caso Sinner seja suspenso o número 1 pode cair no colo de Alcaraz, tal como ocorreu em 2022.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Jonas

Comentário sem pé nem cabeça, mestre jonas. Se Alcaraz não tem a regularidade de JANNIK SINNER, como pode aos 21, ter o mesmo número de Conquistas ( 16 ) do Italiano com 23 anos . Tourinho Assassino já possui 4 SLAM a 2 e 5 MASTERS 1000 a 2 , em relação ao também Jovem Italiano. Com um currículo como este , é obvio que Carlos Alcaraz atingiria também o N 1 antes mesmo de JANNIK. Ao pular as Olimpíadas ( Carlitos jogou inclusive duplas com Nadal ) e LAVER CUP ( jogou tudo ) , levou vantagem também sobre Djokovic no USOPEN ( não precisou voltar ao Saibro depois da Grama ) .Eu cravei o N 1 ao FINAL para o Italiano , mesmo antes de Novak York. Vamos conversar novamente sobre tanta irregularidade do Fenômeno Espanhol, depois dos MASTERS 1000 pós AOPEN 2025. Abs !

Jonas
Jonas
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Alcaraz não tem a regularidade de Sinner, como fica evidenciado no ranking mundial. Veja a diferença de pontos entre eles no racing, está desenhado.

Não estamos falando de nível técnico ou títulos, aqui a conversa é outra e os dois já ganharam muito com pouca idade.

Este ano o pior resultado do Sinner foi quartas de final, enquanto Alcaraz amargou eliminações precoces, é um fato meu caro, abs.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Jonas

Definitivamente não lês nada com atenção. Sem regularidade não teria as mesmas 16 Conquistas sendo dois anos mais novo. Desenho maior é impossível. Abs !

Jonas
Jonas
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

É você que nunca lê nada direito rsrsrs. Meu caro, ranking é uma coisa, título de peso é outra.

Tanto que existem dois recordes bem relevantes no tênis: Slams e semanas como número 1, em que um tal de Djokovic é recordista.

Ninguém aqui criticou a trajetória de Alcaraz em termos de título, pelo contrário eu elogiei e ainda disse que ele tem potencial maior que Sinner, só que hoje o italiano é extremamente regular e pontua mais que o Alcaraz, fatos.

É só eu apontar o óbvio, que você fica todo ofendidinho. Mas faça o seguinte, veja a diferença entre os dois no ATP racing 2024 e pare de brigar com fatos.

Outra coisa, eu me refiro à temporada 2024. Em 2025 ninguém sabe o que vai acontecer, Sinner pode nem estar jogando, tudo é possível, abs.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Jonas

Se perdeu ao botar recordes de Djokovic no meio. 2 SLAM pra cada e 1 MASTERS 1000 a mais para SINNER. Final Olímpica, Vitórias em todos os jogos da Copa Davis e da LAVER CUP ( JANNIK não quis participar dos 3 ) para Alcaraz. 6 x 4 em Conquistas ATP para o Italiano. Daí ser o N 1. Abs !

Jonas
Jonas
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Você tá falando de conquistas, eu tô falando de ranking da ATP. A vantagem de Sinner é enorme.

Jonas
Jonas
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Não, o sérvio é recordista de Majors e também de semanas como número 1, dois recordes diferentes e duas coisas diferentes: títulos e ranking.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
1 mês atrás
Responder para  Jonas

Jonas, não tem jeito.
Relaxe!

Jonas
Jonas
1 mês atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Pode ser, acho que mesmo se Sinner ficar umas 10 temporadas como número 1 o cidadão não vai entender, é osso rs…

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Jonas

Outra . Agora vês pra que serve h2h . 3 x 0 Alcaraz na Temporada e 6 x 4 em conquistas para SINNER. Daí o Italiano ser o atual N 1 . Difícil para os Kombistas entenderem o mais simples. Abs!

Jonas
Jonas
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

H2H sempre foi um desempate.

Foi o que eu desenhei, mas você não sabe interpretar, em que pese Alcaraz ter sido melhor nos confrontos este ano (H2H), Sinner foi mais regular e por isso é o número 1 do mundo com larga folga.

Jonas
Jonas
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Inclusive isso acontecia entre Nadal e Federer.

Entre 2005-2007 o espanhol amassava o suíço em tudo que é piso, mas não conseguia traduzir isso em ameaça real ao ranking, quem lembra?

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Jonas

Isso é uma bobagem sem tamanho. Federer venceu Nadal em WIMBLEDON 2006 e 2007 . Como o Espanhol amassava em tudo que é piso ? . Na boa , não diz coisa com coisa desde sempre rs. Abs !

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Ps : Carlos Alcaraz classificou a Espanha na Copa Davis e a Itália teve que se virar com mais uma ausência de SINNER… Abs!

Frank
Frank
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Com uma pequena diferença… Sinner jogou até a final do USO, enquanto Alcaraz saiu na segunda rodada… A copa Davis começou três dias depois e Sinner não tinha como jogar devido a final do USO. Por outro lado a Espanha precisava do Alcaraz, caso contrário não teria se classificado, enquanto a Italia atualmente tem jogadores validos para passar a fase de classificação sem o principal jogador.

Jonas
Jonas
1 mês atrás
Responder para  Frank

Obrigado por desenhar mais uma vez, Frank.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Frank

Qual o desgaste que JANNIK teve nas Olimpíadas , Copa Davis e LAVER CUP ? . Até o experiente Sérvio estava mortinho no USOPEN . A pressão também é mental , não somente física, meu caro. Daí duas conquistas mais pra SINNER em 2024 está dentro da normalidade, ao menos a meu ver . MASTERS 1000 de Paris e ATP FINALS ainda estarão em disputa. Abs!

Jonas
Jonas
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Djokovic e Alcaraz não saíram cedo no USO porque estavam cansados, o motivo foi outro.

E é uma piada você falar em cansaço se referindo a um garoto de 21 anos rsrsrs. Aceite que Sinner foi de longe o tenista mais regular do ano, os fatos estão na sua cara.

Jonas
Jonas
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Ainda assim foi eliminado precocemente no USO e Cincinnati, algo que não acontece em regra com Sinner, abs.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Jonas

Sempre aconteceu nas Temporadas anteriores. O Italiano vem numa crescente . Tu sempre na descendente.Rsrsrs, Abs!

Jonas
Jonas
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Mas estamos falando da temporada 2024, vc não entendeu ainda? Kkkk.

Paulo F.
Paulo F.
1 mês atrás
Responder para  Jonas

Jonas, parabéns pela resiliência em tentar explicar que laranjas são laranjas, maçãs são maçãs e laranjas não são maçãs.
Haja paciência!

Jonas
Jonas
1 mês atrás
Responder para  Paulo F.

Era só ele olhar o ATP racing, Paulo, ou ler o POST do Dalcim. Mas o cara é extremamente fanático pelo Alcaraz, é dose.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
1 mês atrás
Responder para  Jonas

Uma correção Jonas: ele é fanático por quem lhe contesta, só isso.

Jonas
Jonas
1 mês atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Eu até concordo, mas gosto de responder a essas viagens, rsrs.

José Afonso
José Afonso
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Caro Sérgio Ribeiro, suas análises são sempre turvas, em decorrência de seu fanatismo de torcedor.

Não importam apenas os títulos para aferir a regularidade e a consistência de um atleta, mas também o quão longe ele costuma ir.

Nesta temporada de 2024 Jannik Sinner chegou no mínimo às quartas de final de todos os torneios que disputou e perdeu quase todas para jogadores do top 10, enquanto o Bocudinho de que você é fã sofreu várias eliminações precoces por pangarés de ranking muito inferior.

Gustavo
Gustavo
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Olha quem vem falar de comentário sem pé né cabeça kkk

Paulo A.
Paulo A.
1 mês atrás

Dalcim, a Maria Esther foi aclamada como melhor do mundo quatro vezes? Ela teria sido então, se houvesse ranking à época, a primeira de todas?

Paulo A.
Paulo A.
1 mês atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Obrigado, Dalcim! Pena ela não ter tido suas maiores conquistas na era Aberta. Ela foi genial.

Rogerio Silva
Rogerio Silva
1 mês atrás

Sinner só e o melhor da temporada por que o Nadal se machucou,Federer aposentou e o Djokogod não quis jogar a temporada completa.
Sinner joga nada!
Alcaraz joga nada!
Meu tenista predileto que é bom,se ele quisesse mesmo,seria o melhor do ano outra vez,tenho certeza disso quando olho pra capa do meu caderno ou quando acordo e vejo ele em tamanho real na porta do quarto!
Fico impressionado que não surge um Globo Repórter falando sobre ele ,onde ele está,de onde ele veio,quantos títulos teria se não se machucasse ,se não tivesse a pandemia.
Ah,como somos abençoados de vê-lo!
O melhor de todos os esportes.

SANDRO
SANDRO
1 mês atrás
Responder para  Rogerio Silva

Calma aí, calabreso…

Maurício Luís *
Maurício Luís *
1 mês atrás
Responder para  Rogerio Silva

Nem Sinner nem Alcaraz jogam nada… melhor ler isto do que ser cego.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
1 mês atrás
Responder para  Rogerio Silva

Seria o Bello? Ele sempre foi injustiçado aqui mesmo kkkk…

Bruno Macedo
Bruno Macedo
1 mês atrás

Ao que parece, já temos estabelecida a rivalidade que substituirá Nadal x Federer x Djokovic.

Sinner x Alcaraz já estão garantidos na luta pelo topo!

Sigo torcendo para que apareça um terceiro elemento, como foi quando Djokovic surgiu! Porém espero, sinceramente, que seja alguém de fora da Europa!

Helena
Helena
1 mês atrás
Responder para  Bruno Macedo

Acho o Mensik um candidato bem interessante. Tem físico, versatilidade, mental e, de bônus, carisma. Espero que continue nessa evolução.

Sandra
Sandra
1 mês atrás

Dalcim , como está má simples pomada no caso de Sinner pode acusar o dopping ? Não foi ingerido ? Por favor Dalcim , você poderia informar quando vai abrir a pré venda do Rio Open ? Vou tentar comprar!

SANDRO
SANDRO
1 mês atrás
Responder para  Sandra

Simples: Se a pele não absorvesse substâncias químicas, sequer existiriam pomadas, sprays ou qualquer outro remédio tópico…

Sandra
Sandra
1 mês atrás

Esqueci de fazer mais uma pergunta Dalcim , se o Sinner for considerado culpado nele perde os pontos que conquistou e o dinheiro também ? Aí seria a partir de quando ?

Andre Lima
Andre Lima
1 mês atrás

Italiano turbinado

Eduardo P.
Eduardo P.
1 mês atrás

Até quando podemos submeter artigos para publicação? Tem limite de número de artigos?

SANDRO
SANDRO
1 mês atrás

Merecidíssimo!!! Só espero que devolvam a premiação roubada do Master Mil do Sinner, já que ele é inocente!

Gustavo
Gustavo
1 mês atrás

Naldi, o fisioterapeuta acusado de Sinner ter falhado em dois testes de drogas, afirma que não pode dizer mais nada sobre o caso, o que implica que ele provavelmente foi forçado a assinar um acordo de confidencialidade.

Se você não tem nada a esconder, deveria estar livre para falar. Por que então assinaria um NDA?

Gustavo
Gustavo
1 mês atrás

Novak Djokovic esteve presente na última partida de tênis de Roger Federer na Laver Cup.

Novak Djokovic estava lá para a última partida de tênis de Andy Murray em Wimbledon.

Novak Djokovic estará lá para a última partida de tênis de Rafael Nadal na Copa Davis.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Gustavo

É realmente o maior ” cavalheiro” deste Esporte…rs. Abs !

Gustavo
Gustavo
1 mês atrás

Com 37 anos, Djokovic ainda está se esforçando ao máximo (ele realmente fez uma aula de caligrafia chinesa esta semana e escreveu na câmera pós jogo em chinês/mandarin) para aprender novos idiomas e prestar homenagem a novas culturas

Goat

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Gustavo

Enquanto isso os Chineses consagram Roger Federer como Ícone de seu Torneio local . E prestam homenagens dois anos após sua aposentadoria. Veremos quando ” goat ” fizer a sua …Abs!

Gustavo
Gustavo
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Eu to falando do Djoko e vc vem enaltecer o Federer. Depois os fanáticos são os outros…

Felipe
Felipe
1 mês atrás

O maior número de classificações para finais em Masters 1000 :
Novak Djokovic – 59 finais
Rafael Nadal – 53 finais
Roger Federer – 50 finais
Andre Agassi – 22 finais
Andy Murray – 21 finais
Pete Sampras – 19 final

Guilherme
Guilherme
1 mês atrás

A maior chave para Djokovic neste confronto é mudar a bolinha de direção mais cedo nos ralis. Não pode ficar muito tempo cruzando a quadra, caso contrário Sinner vai encontrar uma bola que ele goste e dominar com força.

Gustavo
Gustavo
1 mês atrás

ATP calada sobre o caso de doping de Sinner, mas promovendo descaradamente seu status de número 1, o que nunca teria acontecido se ele tivesse sido corretamente suspenso.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
1 mês atrás

Sinner hj esta em outro patamar. No momento, só um Alcaraz num momento semelhante seria um adversário de respeito p ele. Djoko, o maior jogador da historia, aguentou um set com equilíbrio, mas não dois. O italiano a cada dia agrega armas ao seu já vasto arsenal: sua devolução a cada dia melhora, assim como o serviço.
Achei muito legal ver Federer e Alcaraz na plateia, se Rafa também estivesse ali veríamos os 5 q dominaram os últimos 25 anos do tênis juntos.
PS: para a eterna nextgen só resta… aplaudir…

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás

Jogo frio, de poucas oportunidades, decidido num tiebreak e num game de saque ruins do GOAT Djoko, que sentiu o cansaço como esperado. Não houve nenhum atropelo e ele ainda pode dar um calor no Sinner e no Alcaraz por enquanto.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
1 mês atrás
Responder para  Paulo Almeida

De fato, só o sérvio em grande forma pode encarar esses dois em circunstâncias normais, a final olímpica demonstrou isso. A eterna nextgen ficará no seu papel usual de coadjuvante…

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  Luiz Fernando

Sim, o sérvio em grande forma e descansado pode conseguir uma vitória, mas vai ser sofrida, no detalhe, como nas Olimpíadas.

Gustavo
Gustavo
1 mês atrás

É normal que Sinner tenha melhorado tanto em menos de um ano?

Ele é muito mais rápido, muito mais poderoso, muito mais resistente…

A explicação de que “tudo simplesmente fez sentido” parece muito implausível para mim

E ele falhou em dois testes de drogas

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Gustavo

Não é normal ele jogar TRÊS vezes contra Carlos Alcaraz na Temporada 2024 e perder TODAS . Ele não perde para o ” goat ” desde que salvou TRÊS Match Points na Copa Davis 2023 , já se acumulam 3 derrotas Consecutivas . Como o Sr faz parte do grupo de fanáticos deste fórum de debates, não percebeu que o Sérvio não levou nenhum Torneio ATP dos 8 bigtitles que selecionou até então, ou seja , 4 SLAM + 4 MASTERS 1000 . Resta saber se ele realmente está de saco cheio do ATP FINALS, como garantiu semanas atrás , em entrevista pós ” repescagem” da Copa Davis atuando pelo seu País de origem. Mora em Mônaco desde os 19 aninhos. Abs!

Jonas
Jonas
1 mês atrás
Responder para  Gustavo

Olha, sendo justo o Sinner tá jogando esse tênis aí desde a gira americana no ano passado…

Mas eu entendo que a questão do doping é complicada porque o trataram de uma forma diferente.

Gustavo
Gustavo
1 mês atrás
Responder para  Jonas

Pois é….

Luiz Fernando
Luiz Fernando
1 mês atrás
Responder para  Gustavo

Engraçado, diziam o mesmo de Rafa e depois do Djoko. Essas pessoas não entendem, ou preferem não entender, o q é bem pior, de que há caras q tem um físico superior a outros, em especial quando a faixa etária é discrepante…

Felipe
Felipe
1 mês atrás

Jannik Sinner deveria ser suspenso agora mesmo em um mundo justo.

Mas ainda assim ele é celebrado pela ATP por conquistar um título contra um jogador limpo como Novak Djokovic, que também é 14 anos mais velho que ele.

O tênis morreu. Não era o esporte que eu amava.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Felipe

Eu há muito percebia seus comentários sem Noção, Sr Felipe , e agora constato a total alienação. A Agência Mundial Antidoping ( WADA ), recorreu da decisão da ITIA e ATP, ao Tribunal Arbitral do Sport ( TAS) , sobre o caso JANNIK SINNER, que pode pegar uma pena de 1 a 4 anos , se constatado que houve lesão ao Esporte. TAS é quem dá a sentença final. Enquanto isso só resta aos fanáticos, aceitar que assim como aconteceu no AOPEN 2024 ( bem antes do Imbróglio) , Novak Djokovic não obteve uma ÚNICA chance de quebra de Serviço na derrota de ontem em Sets diretos , na FINAL do MASTERS 1000 de Shangai 2024 . O Tênis não vai morrer como especula o Sr , pois Sérvio não conseguiu , por enquanto, nenhum Título ATP em 2024 , contra outros oponentes , e não somente contra o jovem Italiano. Abs!

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Só conquistou o ouro olímpico com 37 anos e ainda é o recordista de tudo importante no tênis. Tadinho do sérvio.

Felipe
Felipe
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

São sem noção para ficar no mesmo nível que os teus kkkk

Luiz Fernando
Luiz Fernando
1 mês atrás
Responder para  Felipe

A melhor resposta pra caras como vc é… não responder nada, talvez isso vc entenda kkk…

Felipe
Felipe
1 mês atrás
Responder para  Luiz Fernando

Viu? O inimigo do meu inimigo (SR) se torna meu inimigo tb kkkkk
Previsível

Maurício Luís *
Maurício Luís *
1 mês atrás
Responder para  Felipe

Como você escreveu que ele deve ser suspenso e crucificado, é bem capaz que vão obedecê-lo imediatamente.

Felipe
Felipe
1 mês atrás
Responder para  Maurício Luís *

Não tenho essa pretensão

Gustavo
Gustavo
1 mês atrás
Responder para  Felipe

se ele tivesse cumprido uma suspensão quando seu doping foi descoberto, ele teria sido punido, e ninguém o acusaria agora.

Sua carreira poderia ter voltado aos trilhos sem toda essa controvérsia persistente.

Ou seja, Não é tanto o *doping*, mas o fato de que foi encoberto e Sinner não pagou por isso.

Maurício Luís *
Maurício Luís *
1 mês atrás
Responder para  Gustavo

Concordo.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 mês atrás

Dalcim,

Vocês da redação não podem proibir os fakes de publicarem comentários com nome semelhante ao meu? Basta ver o e-mail cadastrado e solicitar a alteração do nome ou a utilização do mesmo nome com alguma alteração, como Paulo Sérgio II, por exemplo.

Gustavo
Gustavo
1 mês atrás

Djoko contra Sinner hj:

– Sinner era o melhor jogador – Sim

– O melhor jogador venceu – Sim

– O Sinner deveria estar realmente jogando – Não

– Sinner deveria ter sido banido com seu primeiro teste positivo como todos os outros? – Sim

– atp e itia foram cúmplices em permitir que o dopado jogasse e em dar-lhe tratamento preferencial e ter padrões duplos – Sim

– Sabemos quando Sinner foi examinado antes de seus dois testes positivos – Não

– Sinner deveria ser banido como todos os outros antes dele por testar positivo para uma substância proibida? – Sim

– Alguém (exceto a ATP e a maioria dos italianos) acredita na história ridícula de contaminação de Sinner e sua equipe? – Não

João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás
Responder para  Gustavo

Gustavo. Banido acho que não. Suspenso sim .ate o momento quando souberem a história toda. Então gancho de 1 a 2 anos.

Maurício Luís *
Maurício Luís *
1 mês atrás
Responder para  Gustavo

Só não escreveu o + importante: na minha opinião de integrante do tribunal da internet.

Sandra
Sandra
1 mês atrás

Dalcim vendo o programa no star Chanel do Guga , gostaria de tirar uma dúvida , os grand slams sempre foram 5 sets ou na época do Guga era 3 ?

João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás

Boa tarde dalcim. Que ganhou a camiseta. Já fizeram a apuração?grato João ando

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
1 mês atrás

Pessoal da redação,

Nunca apostei nas bets. Se depender de mim, elas vão falir. Confesso que sempre acesso aos sites (Betfair, principalmente) para saber com estão os favoritismos dos atletas ou equipes nas competições.
Até o presente momento a Bia Haddad sempre teve um ranking muito melhor que a Mirra Andreeva.
Não entendo por a russa está melhor cotada para vencer os torneios. Em todos.
Tem alguma explicação para esse aparente paradoxo???

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
1 mês atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Ok, muito obrigado!!!
Acredito que são meio malucos.
Mas, de qualquer forma, eles sempre estão faturando às custas dos apostadores. E não é pouca coisa não.

Gustavo
Gustavo
1 mês atrás

Desde que Sinner falhou em 2 testes de drogas (10 e 18 de março), ele ganhou o seguinte:

Miami
Halle
Cincinnati
Aberto dos EUA
Xangai
Fim do Ano No1

Sinto simpatia por todos os segundos colocados e pelo número 2 do mundo, pois a ITIA não deveria ter permitido que ele continuasse jogando tênis durante esse período.

Então:

Grigor ganhou Miami
Hubi ganhou Halle
Big foe ganhou cincy
Fritz ganhou US open
Novak ganhou shanghai
E Carlos deveria ser o número 1

Ehehe

Maurício Luís *
Maurício Luís *
1 mês atrás
Responder para  Gustavo

Graças a esta sua postagem, a ATP já está recalculando tudo. Congratulações.

Gustavo
Gustavo
1 mês atrás
Responder para  Maurício Luís *

Fake News. Entrei no site da atp e não vi o recálculo. Logo Vc postando desinformação … tsc tsc

Gustavo
Gustavo
1 mês atrás

O recurso de suspensão provisória de Jannik Sinner foi revisto e confirmado EM POUCAS HORAS, por apenas uma pessoa

Mark Hovell ficou “confortavelmente satisfeito com a evidência INCONTESTADA do jogador”

Palavra-chave: incontestado

Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: joni@tenisbrasil.com.br
Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: joni@tenisbrasil.com.br

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.